1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Sanção temporária da Saipem resulta em restrições em contratos no Brasil
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Sanção temporária da Saipem resulta em restrições em contratos no Brasil

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 15/01/2024 às 14:14
fornecedora italiana de serviços de engenharia, perfuração e construção, empresa, brasileira
Saipem enfrenta restrições em contratos no Brasil – FOTO: ©2024 OFF Shore Energy

Saipem enfrenta restrições para novos contratos no Brasil devido à proibição de contratar com a administração pública, decisão final.

A Saipem, empresa italiana de serviços de engenharia, perfuração e construção, está enfrentando problemas para fechar novos contratos no Brasil devido à restrição de fazer novas negociações com a administração pública do país nos próximos anos.

A empresa brasileira, Saipem do Brasil, está sendo investigada pela Controladoria-Geral da União (CGU) por supostas irregularidades na adjudicação de um contrato para a instalação de um gasoduto, datado de dezembro de 2011, pelo consórcio BM-S-11. A decisão final da CGU foi emitida em 12 de janeiro de 2024, limitando as opções da Saipem no mercado brasileiro.

Saipem: empresa italiana de serviços de engenharia, perfuração e construção

Segundo o jogador italiano, a CGU alterou sua decisão provisória anterior, que consistia na proibição de contratar com a administração pública brasileira emitida em 29 de dezembro de 2022, e substituiu-a por uma ‘temporária’ suspensão limitada a um período de dois anos.

‘A reclassificação da sanção foi obtida também graças ao reconhecimento pela mesma CGU da efetividade do modelo de compliance das duas empresas. A sanção não tem impacto nos projetos em andamento no Brasil, uma vez que se aplica apenas a potenciais novos contratos e diz respeito exclusivamente a negociações com a administração pública’, explicou a fornecedora italiana de serviços de engenharia, perfuração e construção.

No entanto, a Saipem e a Saipem do Brasil estão determinadas a recorrer da decisão, que consideram ‘inconsistente’ com o que as empresas demonstraram durante o processo.

Novos contratos offshore e vendas recentes

A Saipem garantiu vários novos negócios em 2023. No final de novembro de 2023, a gigante italiana conseguiu dois novos contratos offshore no valor de aproximadamente US$ 1,9 bilhão para trabalhar com a ExxonMobil na Guiana e a Equinor no Brasil .

Antes disso, a empresa ganhou uma carta de prêmio (LOA) multibilionária com a ADNOC dos Emirados Árabes Unidos, em consórcio com a National Petroleum Construction Company (NPCC). A gigante italiana também vendeu recentemente um navio FPSO, que está operando na Bacia do Espírito Santo, no litoral do Brasil.

Fonte: © OFF Shore Energy

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x