1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Saiu o ranking dos FPSO mais verdes do Brasil em 2024: Cidade de Itaguaí lidera com uso de gás acima de 99%
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Saiu o ranking dos FPSO mais verdes do Brasil em 2024: Cidade de Itaguaí lidera com uso de gás acima de 99%

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 15/04/2025 às 10:53
Ranking dos FPSO mais verdes do Brasil em 2024 aponta Cidade de Itaguaí com IUGA de 99,56%. Veja os dados e como novas tecnologias reduzem a queima de gás
Ranking dos FPSO mais verdes do Brasil em 2024 aponta Cidade de Itaguaí com IUGA de 99,56%. Veja os dados e como novas tecnologias reduzem a queima de gás
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Plataforma operada pela Modec no campo de Tupi alcança IUGA de 99,56% e se destaca por reduzir drasticamente a queima de gás na produção de petróleo

A busca por operações mais limpas no setor de petróleo e gás já não é mais uma tendência, mas uma exigência. E o Vitor Padua, que trabalha na pré-operação e comissionamento da FPSO P-79, acaba de divulgar o ranking oficial com os FPSO mais verdes do Brasil em 2024, avaliando as 20 plataformas com maior produção de óleo no país. No topo da lista está o FPSO Cidade de Itaguaí (MV-26), com um impressionante IUGA (Índice de Utilização de Gás Associado) de 99,56%, consolidando-se como referência em eficiência e sustentabilidade no setor offshore.

A unidade, operada pela Modec em parceria com Petrobras (65%), Shell (25%) e Petrogal (10%), atua no campo de Tupi (antigo Lula) e teve média de queima de apenas 29,6 mil m³ de gás natural por diaum marco técnico relevante para uma planta desse porte.

O que é IUGA e por que ele é tão importante?

O IUGA é a principal métrica adotada hoje pela Petrobras para avaliar o desempenho ambiental das plataformas de produção. Ele representa a eficiência no aproveitamento do gás natural produzido junto com o petróleo. Quanto maior o índice, menor é a queima de gás no flare, resultando em menores emissões de gases do efeito estufa e menos desperdício de um recurso energético valioso.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Plataformas modernas incorporam tecnologias como:

  • FGRU (Unidade de Recuperação de Gás de Flare)
  • HC Blanketing (controle de emissão de vapores dos tanques)
  • CCUS (captura e reinjeção de CO₂)
  • Geração elétrica eficiente com turbinas e ciclo combinado

Quem são os destaques entre os FPSO mais verdes do Brasil

Ranking dos FPSO mais verdes do Brasil em 2024 aponta Cidade de Itaguaí com IUGA de 99,56%. Veja os dados e como novas tecnologias reduzem a queima de gás

Logo atrás do FPSO Cidade de Itaguaí (MV-26), aparece o FPSO P-70, da Petrobras, com IUGA de 99,12% e queima média de 47,9 mil m³/dia, operando no campo de Atapu. A unidade é 89,25% Petrobras e conta com participação de Shell, TotalEnergies, Petrogal e PPSA.

Na terceira posição está o FPSO P-71, também da Petrobras, com IUGA de 99,01% e uma queima ainda menor: 19,5 mil m³/dia. Um diferencial relevante é que essa unidade opera sem parceiros, sendo 100% Petrobras no campo de Itapu — um raro caso no pré-sal brasileiro.

O caminho da descarbonização offshore já começou

A Petrobras e suas parceiras vêm adotando desde 2021 o IGEE (Intensidade de Emissão de Gases de Efeito Estufa) como uma das métricas-chave da companhia. O desempenho ambiental agora influencia diretamente a remuneração variável dos colaboradores e orienta o investimento em novas tecnologias.

A tendência para os próximos anos é clara: FPSOs mais eficientes, com menor pegada de carbono e mais inovação embarcada. A indústria offshore brasileira está, cada vez mais, alinhada com metas globais de sustentabilidade e redução de emissões.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x