Todo empreendedor já deve ter ouvido falar sobre a importância de fazer uma avaliação profissional de sua empresa. O chamado valuation de empresas normalmente é o assunto mais abordado quando há intenção de comprar ou vender uma sociedade. Mas esse é um processo muito importante também para o acompanhamento sobre o negócio.
Cálculo simplificado do valuation
Para entender a importância dessa metodologia de avaliação do ambiente corporativo, é preciso saber o que é o valuation de uma empresa e quais são os métodos normalmente utilizados para esse tipo de cálculo.
O valuation nada mais é do que o cálculo sobre o valor de uma companhia. A partir dessa metodologia, é possível encontrar o valor justo de uma empresa. Mas é importante lembrar que esse cálculo não visa chegar a um preço único e fechado.
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Diferentes valuations sobre uma mesma companhia podem chegar a resultados distintos. Isso porque a metodologia de avaliação das empresas acaba se utilizando de variáveis subjetivas.
Ainda assim, a avaliação de uma empresa se torna extremamente importante para o empreendedor ter em suas mãos informações sobre lucratividade, crescimento, situação de ativos e passivos, força da marca e longevidade de seu negócio.
São esses os pontos que fortalecem uma companhia e que vão apontar se ela está ou não com perspectivas de prosperar no longo prazo e, inclusive, se é um bom momento para colocá-la à venda.
Metodologias de valuation
Há alguns métodos diferentes para se calcular o valuation de uma companhia. São elas: fluxo de caixa descontado; múltiplos; e valor patrimonial. Abaixo explicamos um pouco sobre como funciona cada uma delas:
Fluxo de caixa descontado
O cálculo do valor de uma empresas pelo fluxo de caixa ou pela renda calcula o valor presente dos fluxos de caixa de uma companhia, subtraindo posteriormente o valor da dívida, o que demonstrará uma perspectiva de lucro da empresa no futuro.
Como mencionamos, essa não é uma conta que chega a um valor fechado, então dois valuations diferentes sobre a mesma empresa podem alcançar valores distintos. Nessa metodologia, é preciso definir algumas premissas de cálculo, como os principais fatores de impacto para o futuro da empresa, avaliando também as perspectivas de melhorias que ela pode ter.
Múltiplos de mercado
O valuation por múltiplos de mercado ocorre quando o valor da empresa é calculado de forma comparativa a demais companhias concorrentes ou semelhantes no mercado, utilizados dados como EBITDA, lucro líquido, ou do fluxo de caixa operacional das empresas.
Se a empresa tiver capital aberto, normalmente esse cálculo já é feito a partir do valor de mercado que ela possui ou obtendo as informações financeiras por meio dos balanços. Já para companhias de capital fechado, o processo ocorre por meio da análise de empresas semelhantes.
Valor patrimonial
Uma metodologia menos usual é o valuation com base no valor patrimonial da companhia. Esse método consiste na soma de todos os ativos de uma empresa apenas. Ou seja, entram nessa conta imóveis, equipamentos, dinheiro, produtos em estoque, entre outros fatores, descontado as dívidas.
A desvantagem, contudo, é que o valuation pelo valor patrimonial não considera a força da marca e seu potencial de crescimento, o que pode tornar o resultado um pouco menor frente às outras metodologias mencionadas.
Vantagens do valuation
Fazer uma avaliação de empresa fornece informações importantes ao empreendedor, que pode utilizá-la tanto para saber se seu negócio precisa de uma reorganização para ter maiores perspectivas de crescimento no futuro, quanto para entender qual é o valor atual e mais justo de sua companhia no momento de uma negociação para venda.
Investidores também utilizam o valuation como forma de avaliar se determinada empresa é interessante ou não para se investir frente a outras concorrentes no mercado.
O valuation também pode ser utilizado no momento de uma venda parcial de empresas entre sócios. Dessa forma, o sócio que está saindo do negócio poderá saber qual é o valor justo a ser recebido por sua fatia de participação na composição societária da companhia.
Por ser um processo complexo e que exige atenção a variáveis e premissas importantes, o valuation deve ser sempre realizado com o auxílio de uma assessoria profissional, que ajuda inclusive nos momentos de negociação de compra e venda de uma companhia pelo melhor valor e menor risco.
Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.