1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Sabia? No Brasil já rodaram caminhões com motor 2 tempos da Ford e Chevrolet, era revolução diesel nos anos 70
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 2 comentários

Sabia? No Brasil já rodaram caminhões com motor 2 tempos da Ford e Chevrolet, era revolução diesel nos anos 70

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 08/04/2024 às 19:09
Sabia? No Brasil já rodaram caminhões com motor 2 tempos da Ford e Chevrolet, era revolução diesel nos anos 70
Foto: Divulgação/MJ

Na década de 70, a introdução do motor 2 tempos pela Detroit Diesel nos caminhões da Ford e Chevrolet marcou uma era de inovação no Brasil, enfrentando desafios técnicos e de mercado, e culminando em uma breve, porém significativa, transformação na indústria automobilística nacional.

Na segunda metade da década de 1970, o mercado brasileiro de caminhões experimentou uma significativa revolução tecnológica com a introdução dos motores 2 tempos diesel pela Detroit Diesel, uma subsidiária da General Motors. Este movimento foi liderado por duas gigantes da indústria automobilística, Ford e Chevrolet, que adotaram esta nova tecnologia em um esforço para modernizar suas frotas e aumentar a eficiência energética.

A transição dos motores a gasolina para os mais econômicos e potentes motores diesel de dois tempos representou uma mudança paradigmática, prometendo transformar o setor de transportes pesados no Brasil. Apesar dos desafios iniciais, incluindo questões técnicas e de aceitação do mercado, esse período marcou uma época de inovação e desenvolvimento, cujos efeitos repercutiram na indústria de caminhões do país.

A ascensão do Diesel: Chevrolet e Ford na vanguarda

A Chevrolet, já consolidada no mercado brasileiro, visava superar a Mercedes Benz em vendas de caminhões a diesel. Com a instalação da fábrica de motores Detroit Diesel em São José dos Campos (SP) em 1973, a General Motors almejava produzir 55 mil unidades anualmente, abastecendo não só caminhões Ford e Chevrolet, mas também outros veículos industriais e marítimos.

A linha de produção iniciada em 1976 focou nos motores da série 53, com cada cilindro possuindo 53 polegadas cúbicas, introduzindo modelos potentes de três, quatro e seis cilindros, alcançando até 202 cavalos de potência.

Inovação e desafios da Ford com motor dois tempos

A Ford, por sua vez, lançou em 1976 o caminhão F 7000 com um motor de quatro cilindros de dois tempos, seguido por modelos mais robustos, como o F 7000 e o F 8500, todos equipados com o motor Detroit de seis cilindros. A Chevrolet atualizou seus modelos com motores Detroit, ganhando breve impulso nas vendas.

No entanto, desafios surgiram rapidamente, incluindo problemas de desgaste e performance dos motores, levando a um recall em 1977. A confiança na exclusividade dos motores Detroit para Ford e Chevrolet foi abalada, resultando em hesitação e eventual retração do mercado.

O declínio da Detroit Diesel no Brasil

Apesar de um início promissor, a Detroit Diesel não conseguiu manter o ritmo de vendas esperado. Com problemas técnicos e de mercado, a produção foi encerrada em menos de dois anos, deixando um rastro de insatisfação entre os compradores. Ford e Chevrolet tiveram que buscar alternativas, redirecionando suas linhas de caminhões para modelos com diferentes especificações.

Este capítulo da indústria automotiva brasileira destaca a inovação e os desafios enfrentados na adoção de novas tecnologias. Os caminhões com motor 2 tempos da Ford e Chevrolet, apesar dos obstáculos, marcaram uma era de transformação e são hoje lembrados por sua raridade e impacto histórico no setor de transporte do país.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x