A Rússia superou novamente o Brasil como maior fornecedora de petróleo bruto das refinarias independentes da China em maio, transportando 1,76 milhão de toneladas de petróleo bruto durante o mês
Isso representou um aumento de 8,7% no mês em relação às importações de abril, de 1,62 milhão de toneladas, e 20,9% a mais que no ano anterior. Cerca de 94,5% das importações russas eram de mistura ESPO, com apenas uma carga de 96.000 toneladas de Sokol. A alta pode ser atribuída à demanda comparativamente melhor pelo gasóleo que levou as refinarias a reservar mais matérias-primas com maior produção de gasóleo, segundo analistas.
As importações da ESPO foram compartilhadas por 11 compradores, incluindo duas tradings.
Enquanto isso, as importações chinesas de petróleo bruto da Malásia subiram 169,1% no mês de abril para 1,313 milhão de toneladas.
Todas as importações do petróleo bruto da Malásia foram misturadas, com a Petroquímica e empresa de comércio de Hong Kong, Taifeng Hairun, também se juntando à lista de compradores além da ChemChina – a tradicional compradora da mistura malaia Nemina.
Por outro lado, as importações do Brasil contraiu 38% de abril para 1,313 milhão de toneladas, queda de 28,6% no ano.
As importações de petróleo bruto de Omã subiram 207,1% no mês e 135,5% no ano, para 1,21 milhão de toneladas em maio.
As importações totais da Arábia Saudita subiram 300% no mês para cerca de 1,08 milhão de toneladas, em comparação com 270.000 toneladas em abril. A Hengli Petroquímica importou todas as cargas brutas da Arábia Saudita.
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No entanto, impulsionado pelo forte impulso de compra nos meses anteriores, as notas brasileiras continuaram no topo da lista entre janeiro e maio, totalizando 9,28 milhões de toneladas, um aumento de 26,2% em relação ao ano anterior.
Isso foi mais alto do que as importações russas de 9,1 milhões de toneladas nos primeiros cinco meses de 2019, que cresceram 24,6% no ano.
A pesquisa da Platts abrange barris importados por 38 refinarias independentes com cotas, e outras sem cotas, através de portos, principalmente na província de Shandong, bem como em Tianjin, Zhoushan e Dalian.
Estas refinarias receberam um total combinado de 76,22 milhões de toneladas até 2019, representando 84,2% da alocação total do país para refinarias independentes, incluindo o primeiro lote e os volumes suplementares.
Os barris incluem aqueles importados diretamente por refinadores e empresas comerciais, que serão utilizados pelo setor independente.
Somente cargas descarregadas no mês – incluindo aquelas que chegaram nos meses anteriores – foram contabilizadas como importações para o mês.
Exportações de Alto Nível
A mistura russa de ESPO manteve-se no topo do grau bruto em maio, com 1,66 milhão de toneladas, superior a 1,62 milhão de toneladas em abril.
Todas essas importações foram para refinarias independentes na província de Shandong, principalmente devido aos rendimentos relativamente mais elevados do gasóleo, bem como à boa economia, segundo fontes.
“O preço do ESPO é comparativamente baixo comparado com outros graus, como o Lula”, disse uma fonte.
O petróleo bruto de Omã foi importado por seis refinarias, incluindo Dongming, Qirun, Wonfull, Hongrun, Shenchi e Hebei Xinhai Petrochemical.
Em contraste, as importações de petróleo bruto Lula caíram drasticamente em 36,2% a partir de abril, à medida que o grau se tornou mais caro devido à menor disponibilidade, já que algumas cargas foram para os EUA, em vez de Ásia, segundo fontes.
“Muitas cargas foram para os EUA e, portanto, houve menos disponibilidade para a Ásia, e os preços também subiram”, disse a fonte.
Além dos teores típicos de petróleo bruto, cerca de 288.000 toneladas de mistura de KBT foram importadas pela Shenchi Petroquímica no mês passado em duas cargas, a primeira em Shandong.
A mistura de KBT do Iraque tem uma API de cerca de 30,5 e um teor de enxofre de cerca de 2%.
QINGDAO TOMA METADE AS IMPORTAÇÕES
As importações dos portos de Qingdao e Dongjiakou cresceram 2,1% no mês, para 4,71 milhões de toneladas em maio, ou 43% das importações totais do mês passado, de 50,8% em abril.
O volume total incremental em maio das importações foi absorvido principalmente através do porto de Dalian, que vê mais importações por Hengli.
As importações do porto de Yantai caíram 38,3% em abril para apenas 989 mil toneladas em maio.