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Rumo Logística retoma construção de mega ferrovia de 15 BILHÕES; obra tem 730 km e gera 162 mil empregos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 05/08/2024 às 17:51
Justiça retoma construção de ferrovia de 15 bilhões da Rumo Logística. Obra de 730 km promete gerar 162 mil empregos. Leia mais! (Imagem: reprodução)
Justiça retoma construção de ferrovia de 15 bilhões da Rumo Logística. Obra de 730 km promete gerar 162 mil empregos. Leia mais! (Imagem: reprodução)

Imagine um projeto de infraestrutura que promete transformar a logística de uma das regiões mais produtivas do Brasil, gerar milhares de empregos e impulsionar a economia local. Agora, imagine esse projeto sendo suspenso devido a questões ambientais e sociais.

Foi exatamente o que aconteceu com a construção da ferrovia F.A.T.O (Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes) em Mato Grosso, até que uma reviravolta na Justiça trouxe novas esperanças para a obra bilionária.

A ferrovia, orçada em 15 bilhões de reais, tem como objetivo conectar o Mato Grosso a importantes centros logísticos e comerciais, facilitando o escoamento de grãos e outras produções agrícolas.

Além disso, a obra prometia criar 162 mil empregos, representando um impulso significativo para a economia local. No entanto, a construção, assim como publicou o CPG, foi interrompida pela Justiça de Rondonópolis, que apontou riscos ambientais e sociais devido à proximidade da ferrovia com áreas urbanas.

A decisão, proferida pela juíza Milene Aparecida Pereira Beltramini, da Terceira Vara Cível de Rondonópolis, atendeu a uma ação civil pública movida pela Prefeitura local. A principal preocupação era o novo traçado da ferrovia, que passaria a apenas 40 a 50 metros da área urbana, sem a devida consulta pública ou avaliação dos impactos ambientais e sociais.

Com um custo estimado entre 14 e 15 bilhões de reais, a suspensão da obra não representava apenas um obstáculo financeiro para a Rumo Logística, mas também um desafio logístico para o estado. A ferrovia era vista como uma solução vital para o escoamento da produção agrícola e industrial do Mato Grosso, um dos maiores produtores de grãos do país. Além disso, a suspensão afetava diretamente a geração de mais de 160 mil empregos durante a fase de construção, impactando severamente a economia local.

Retomada das obras: uma nova esperança

Todavia, em uma reviravolta anunciada na última sexta-feira (02), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso derrubou a decisão que havia suspendido a construção da ferrovia. A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos acolheu um recurso do governo do estado, permitindo que a Rumo Malha Norte retomasse a construção do trecho da ferrovia em Rondonópolis.

Segundo o recurso apresentado pelo estado, a decisão inicial invadia o mérito da avaliação técnica feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que havia concedido a licença de instalação referente ao novo traçado. A desembargadora destacou que a licença ambiental já contemplava a nova área de influência do empreendimento, dispensando a necessidade de uma nova audiência pública, uma vez que a alteração no traçado não se tratava de uma ampliação do projeto.

Repercussões e próximos passos

A Rumo Logística, por meio de seu site oficial, enfatizou a importância do projeto para a infraestrutura do estado e reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e a segurança das operações. A empresa declarou estar disposta a cumprir todas as exigências legais, mas ainda não divulgou detalhes sobre como planeja responder à decisão judicial.

A retomada das obras levanta questões sobre o futuro da logística no Mato Grosso e a capacidade do estado de se manter competitivo no cenário nacional e internacional de agronegócios.

Será que a Rumo conseguirá ajustar o projeto para atender às demandas legais e sociais sem comprometer a viabilidade econômica da ferrovia? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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