Motor de hidrogênio e gás natural: 2000 CV, gerando 1.521 kW e emissão zero. Tecnologia avançada que garante energia limpa e eficiente, apenas com vapor de água como resíduo
Rolls Royce surpreende o mundo com um motor de hidrogênio e gás natural. Fala-se de 2.000 CV e uma emissão única de vapor de água. O hidrogênio renovável desempenha um papel fundamental no processo de descarbonização pelo qual o mundo está passando. É um importante vetor para a mobilidade sustentável com aplicações versáteis.
Na verdade, é postulado como um combustível-chave na transição energética. É uma solução sustentável vital com importantes vantagens para o setor, como sua abundante presença no mundo. Trata-se do elemento mais abundante do universo e o décimo da crosta terrestre, embora não seja percebido a olho nu. É incolor, inodoro, insípido e imperceptível.
Outro de seus grandes benefícios é sua nula pegada ambiental. Não gera emissões de gases de efeito estufa (GEE), dado que os veículos que funcionam com hidrogênio apenas expelem água como único resíduo.
- China choca o mundo criando o MENOR DRONE do mundo! Com apenas 4,2 gramas e movido a energia solar
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Uma empresa revelou a primeira turbina a gás 100% movida a hidrogênio, inspirada no design de motores de aeronaves
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
Rolls Royce se arrisca com um motor de hidrogênio e gás natural
Rolls Royce testou com sucesso o motor mtu Série 4000 adaptado para hidrogênio. Os testes apresentaram resultados satisfatórios em termos de eficiência, desempenho e combustão. Registram emissões muito abaixo dos requisitos legais.
Rolls Royce acaba de anunciar a execução bem-sucedida dos primeiros testes de um motor mtu Série 4000 L64 adaptado para funcionar com hidrogênio. Um enorme propulsor projetado para atuar como grupo gerador, que já tem suas primeiras provas planejadas em um contexto real.
Os testes foram conduzidos pela divisão Power Systems da Rolls Royce. Seu sucesso marcou um passo importante para a introdução comercial de tecnologias de H para atender à demanda dos clientes com uma energia mais sustentável. Geralmente, este motor funciona com gás natural.
No entanto, devido às diferenças na combustão do hidrogênio, alguns elementos foram alterados, como o método de injeção de combustível, o turbo, o design dos pistões e a eletrônica do controle do motor.
O motor mtu foi testado em banco durante vários meses. Durante esse período, foram feitas melhorias em relação à sua eficiência e desempenho, além da combustão do hidrogênio. Este último aspecto é crucial.
Segundo a empresa, quando este motor funciona com hidrogênio, as emissões são tão baixas que não é necessário realizar nenhum tratamento posterior dos gases de escape para cumprir os rigorosos limites de emissões da União Europeia.
O impacto do propulsor de hidrogênio e gás natural da Rolls Royce
As emissões podem ser reduzidas ainda mais utilizando H verde. Nesse caso, os motores podem ser neutros em emissões de CO2. Além disso, esta tecnologia apresenta outra vantagem: pode ser aplicada em motores a gás que já estão funcionando, pois a empresa oferece a oportunidade de convertê-los.
O motor conta com 12 cilindros em V com uma cilindrada total de 57,2 litros. Se abastecido com gás natural, oferece 1.521 kW de potência máxima (50 Hz), equivalente a 2.069 CV.
A primeira instalação de motores mtu de hidrogênio está prevista para uma nova terminal de contêineres no porto fluvial de Duisburg (Alemanha). No futuro, a maior parte da eletricidade necessária no porto será produzida lá a partir de hidrogênio.
Isso será alcançado com o uso de duas plantas combinadas de calor e eletricidade com motores de hidrogênio mtu Série 4000 (com uma capacidade total de 2 MW) e três sistemas de células de combustível (com uma capacidade total de 1,5 MW). Dessa forma, a Rolls Royce se posiciona no centro das atenções com sua aposta no motor de hidrogênio.