1. Início
  2. / Economia
  3. / Rodovia de 9 BILHÕES impressiona, mas planos para ferrovias são ainda mais ‘ambiciosos’ em estado brasileiro
Localização SC Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 9 comentários

Rodovia de 9 BILHÕES impressiona, mas planos para ferrovias são ainda mais ‘ambiciosos’ em estado brasileiro

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 02/11/2024 às 23:39
Santa Catarina prevê R$ 12 bi em novas ferrovias, superando rodovia Via Mar de R$ 9 bi, mas enfrenta incertezas na captação de recursos.
Santa Catarina prevê R$ 12 bi em novas ferrovias, superando rodovia Via Mar de R$ 9 bi, mas enfrenta incertezas na captação de recursos.

Com um investimento projetado de R$ 12 bilhões, as novas ferrovias têm o objetivo de melhorar a logística estadual, conectando áreas de produção aos portos e facilitando a exportação.

Quando se pensa em grandes obras de infraestrutura no Brasil, imediatamente vem à mente o custo exorbitante e os impactos socioeconômicos envolvidos.

Mas em Santa Catarina, um projeto de R$ 9 bilhões para uma nova rodovia já começa a dividir a atenção com uma proposta ainda mais ousada: a construção de duas novas ferrovias, estimadas em um valor bem superior ao da Via Mar.

Essas ferrovias prometem transformar o estado, mas a viabilidade de seus custos e prazos permanece uma grande incógnita, especialmente em um cenário onde falta clareza sobre o investimento privado.

Estimativa de bilhões para melhorar a logística

De acordo com o portal NSC Total, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) afirma que o projeto da Via Mar, uma rodovia paralela à BR-101, poderá custar até R$ 9,2 bilhões, atraindo atenção pela magnitude.

No entanto, os planos para as ferrovias superam essa cifra, com investimentos previstos de cerca de R$ 12 bilhões.

Segundo a Fiesc, essa projeção inclui custos elevados com projetos executivos que já estão em andamento para definir o traçado e a viabilidade técnica.

Essas ferrovias devem atender regiões estratégicas: o primeiro trajeto ligaria Chapecó a Correia Pinto, e o segundo conectaria Araquari e Navegantes, otimizando o transporte de cargas e promovendo o desenvolvimento regional.

Ambos os projetos estão na fase final de elaboração, com previsão de conclusão em março de 2025.

Os projetos em detalhes: conexões com a Malha Sul e os portos

A ligação ferroviária entre Chapecó e Correia Pinto tem um custo estimado em cerca de US$ 2 bilhões e uma extensão de 319 quilômetros.

Esta rota é fundamental para o escoamento da produção do Oeste catarinense e de regiões próximas, melhorando o acesso aos portos do estado.

Segundo informações do governo estadual, o objetivo é reduzir os custos logísticos e promover um transporte mais eficiente e sustentável.

Já o segundo projeto, que ligará Araquari a Navegantes, exigirá um investimento de aproximadamente US$ 300 milhões.

Este ramal ferroviário será importante para conectar complexos portuários: Araquari já possui uma linha com São Francisco do Sul, o que facilita o transporte de cargas entre os portos e outras regiões, tanto para importação quanto para exportação.

Desafios para viabilizar os projetos: de onde virão os recursos?

Apesar do planejamento e dos investimentos iniciais nos projetos executivos, ainda não há uma modelagem financeira definida para a realização dessas obras.

O papel da iniciativa privada é considerado essencial, mas permanece incerto.

Como destacou a Fiesc, garantir a participação do setor privado em projetos de infraestrutura dessa magnitude é uma tarefa complexa e exige propostas financeiras atrativas e robustas, especialmente em tempos de instabilidade econômica.

Os projetos executivos, que somam um investimento estadual de R$ 33 milhões, começaram em 2022 e estão em andamento para definir as especificações técnicas e financeiras.

Esses estudos são cruciais para atrair parceiros do setor privado e definir o modelo de financiamento adequado.

Segundo fontes estaduais, até o momento, não há garantias de como esses recursos serão obtidos, o que gera dúvidas sobre o futuro dos projetos.

Impactos no setor logístico e econômico de Santa Catarina

As ferrovias são vistas como uma solução para melhorar o transporte de mercadorias, reduzir o tráfego nas rodovias e minimizar os custos com frete.

Esse desenvolvimento logístico é considerado essencial para fortalecer a competitividade da produção catarinense, ampliando as rotas para exportação e facilitando o acesso aos portos.

Para o setor agroindustrial do Oeste de Santa Catarina, por exemplo, o novo traçado ferroviário poderá representar uma revolução logística, garantindo um transporte mais rápido e eficiente.

A expectativa é que as ferrovias possam contribuir para diminuir a dependência de rodovias sobrecarregadas, como a BR-101.

Para especialistas, esses projetos oferecem a chance de reestruturar o sistema de transporte no estado e reduzir os impactos ambientais e econômicos causados pelo transporte rodoviário.

Investimento estratégico ou risco financeiro?

Diante dos altos custos e incertezas quanto à obtenção dos recursos, as novas ferrovias são vistas como um investimento arriscado por muitos.

Apesar do otimismo de empresários e do governo estadual, há quem questione a viabilidade desses projetos, especialmente considerando o cenário de indefinição financeira.

A complexidade logística e os custos envolvidos são os principais desafios para que esses planos saiam do papel.

Será que Santa Catarina conseguirá viabilizar esses projetos ferroviários de bilhões, garantindo a participação privada e os benefícios econômicos prometidos?

Inscreva-se
Notificar de
guest
9 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x