Highway 401, com 18 faixas, sofre com congestionamentos diários. O governo propõe túneis subterrâneos como solução, mas a oposição critica o alto custo do projeto. Será que essa megaobra resolverá o trânsito caótico ou é apenas mais uma promessa?
É difícil imaginar, mas existe uma rodovia com 18 faixas em funcionamento. Você deve estar pensando que, com tantas pistas, o trânsito flui perfeitamente, certo?
No entanto, a realidade é bem diferente. Todos os dias, essa rodovia enfrenta congestionamentos quilométricos que parecem não ter fim.
Mesmo com suas impressionantes dimensões, a famosa Highway 401, no Canadá, se tornou um sinônimo de caos no tráfego.
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Mas o governo já tem uma solução: construir mais estradas… desta vez subterrâneas.
A Highway 401, ou Via Expressa Macdonald-Cartier, está localizada na província de Ontário e é a rodovia mais movimentada da América do Norte.
Ela se estende por incríveis 828 quilômetros e conecta importantes cidades como Toronto, Windsor e Ottawa, a capital do país.
Apesar de suas amplas faixas, a rodovia enfrenta filas constantes. O motivo? O número crescente de veículos e a importância estratégica de seus trechos para o comércio e transporte entre Canadá e Estados Unidos.
De acordo com as autoridades, essa rodovia tem capacidade para quase meio milhão de veículos por dia em alguns pontos, superando até a famosa Santa Monica Freeway, de Los Angeles.
Um gigante que não comporta o tráfego
A rodovia 401 é um gigante essencial para o comércio e a vida de milhares de motoristas diariamente.
Ela conecta cidades fundamentais do Canadá e permite a circulação de um número impressionante de veículos todos os dias.
Em Toronto, por exemplo, chega a 18 faixas em alguns trechos. No entanto, mesmo com toda essa infraestrutura, o cenário não melhora: engarrafamentos diários continuam sendo uma realidade.
Apesar das expansões e do aumento dos limites de velocidade na região metropolitana de Toronto, a situação se mantém crítica.
Conforme fontes oficiais, as obras feitas ao longo dos anos não foram suficientes para acabar com os congestionamentos, que já fazem parte da rotina dos canadenses.
Mas o governo tem uma nova carta na manga: túneis subterrâneos.
A solução: uma rodovia subterrânea?
Doug Ford, o atual primeiro-ministro de Ontário, propôs algo ousado para combater o trânsito caótico: a construção de túneis sob a rodovia 401.
A ideia é criar uma via subterrânea que serviria tanto para o tráfego de veículos particulares quanto para o transporte público. Segundo Ford, essa nova rota seria a solução definitiva para os congestionamentos diários.
“Este túnel e esta autoestrada vão reduzir os engarrafamentos, apoiar o crescimento econômico e ajudar as pessoas a circularem mais rapidamente”, afirmou Ford em um evento recente.
Ele também ressaltou que um estudo de viabilidade está em andamento para determinar o custo e a extensão do projeto.
O túnel poderia ter até 55 quilômetros, conectando importantes áreas de Ontário, como Mississauga e Scarborough, sem a cobrança de pedágios.
A resistência da oposição
No entanto, nem todos estão convencidos de que essa seja a melhor solução.
A oposição política já classificou o projeto como um “túnel de conto de fadas”, criticando o custo estimado, que pode atingir bilhões de dólares.
Eles relembraram o caso do ‘Big Dig’, um túnel em Boston que demorou 25 anos para ser concluído, estourou prazos e orçamentos, e se tornou o projeto rodoviário mais caro da história dos Estados Unidos.
Mesmo com as críticas, Ford permanece otimista. “Somos especialistas em túneis”, disse ele, afirmando que os problemas enfrentados no projeto de Boston não se repetiriam no Canadá.
Além disso, o primeiro-ministro acusa a oposição de ser contrária a todos os projetos de infraestrutura de grande escala, algo que ele considera essencial para o futuro de Ontário.
O ciclo vicioso das megaconstruções
A construção de novas rodovias e a expansão de faixas não é um tema novo no mundo.
Segundo uma análise publicada pelo Los Angeles Times, esses projetos gigantescos muitas vezes se tornam um ciclo vicioso: mais rodovias levam a mais carros, o que gera mais congestionamentos, e, por consequência, a demanda por mais rodovias.
Esse cenário é comum em diversas cidades ao redor do mundo, e parece que a Highway 401, apesar de suas 18 faixas, também entrou nesse ciclo.
Empresas de construção e sindicatos pressionam por obras, enquanto políticos buscam soluções rápidas para o trânsito, criando um ciclo de expansão infinita de estradas que, até o momento, não tem conseguido solucionar o problema.
O futuro da Highway 401
Ainda não se sabe se o projeto de túnel subterrâneo será realmente viável ou se acabará como mais uma promessa política.
A Highway 401, com suas impressionantes 18 faixas, continua sendo um símbolo do caos rodoviário moderno.
O sucesso do projeto pode abrir portas para novas soluções de infraestrutura, mas também pode ser mais um exemplo de que, às vezes, construir mais estradas não é a melhor resposta.
E você, acredita que construir mais estradas e túneis é realmente a solução para o problema do trânsito? Ou isso apenas aumenta o ciclo de congestionamentos e obras infinitas?