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Rodovia (BR) brasileira passará por transformação radical com duplicação de quase 200 km, túnel de 2,5 km e 16 pontes

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 11/11/2024 às 11:34
Duplicação da BR-282 traz túnel, pontes e viadutos para impulsionar logística em Santa Catarina; projeto avança entre Lages e Palhoça. (Imagem: ilustração/ IA)
Duplicação da BR-282 traz túnel, pontes e viadutos para impulsionar logística em Santa Catarina; projeto avança entre Lages e Palhoça. (Imagem: ilustração/ IA)

Estado verá uma transformação histórica em sua malha viária! Com duplicação, túnel de 2,5 km e 16 pontes, a BR-282 se prepara para revolucionar o transporte na região.

Prepare-se para uma transformação histórica em uma das principais rodovias de Santa Catarina! A BR-282, que conecta importantes cidades no estado, será ampliada em um megaempreendimento que promete impactar toda a logística regional.

Essa obra, que inclui desde a duplicação de longos trechos até a construção de um túnel e diversas pontes, foi recentemente anunciada após a homologação do projeto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A partir da assinatura dos contratos, a rodovia que liga Lages a Palhoça passará por uma remodelação significativa, envolvendo múltiplos aspectos de infraestrutura.

Segundo o DNIT, a duplicação vai abranger cerca de 178 quilômetros, somando-se a construção de 4,3 quilômetros de vias laterais e 37 quilômetros de alças de interseção para facilitar o fluxo de veículos.

A região já enfrenta congestionamentos crescentes, especialmente no trecho entre a Serra e a Grande Florianópolis, o que torna urgente essa modernização.

Estrutura do projeto

A ampliação da BR-282 entre Lages e Palhoça foi estruturada em oito lotes, cada um com prazos variados de execução entre 11 e 18 meses.

O investimento total nos projetos de engenharia soma R$ 21,5 milhões, valor que ainda não inclui o custo das obras de execução, segundo o edital.

A divisão em lotes permite que o trabalho aconteça de maneira escalonada, minimizando o impacto para os motoristas ao longo do processo.

Conforme o DNIT, o planejamento atual prevê intervenções que se adaptem ao fluxo da rodovia, mas ainda assim a população deve estar preparada para algumas mudanças no tráfego.

Além da duplicação, o projeto contempla um túnel de 2,5 quilômetros em uma variante na região do Alto da Boa Vista, entre Rancho Queimado e Alfredo Wagner.

Este túnel, essencial para garantir a segurança e fluidez no trajeto, será um marco na engenharia da BR-282.

Outro ponto de destaque são as 16 novas pontes e 54 viadutos previstos, fundamentais para facilitar o escoamento logístico e a segurança em cruzamentos.

Importância estratégica da BR-282

De acordo com o DNIT, a BR-282 é um corredor logístico essencial para o estado, facilitando a conexão entre a BR-101 e a BR-116.

Esse eixo é vital não apenas para o trânsito local, mas também para a movimentação de mercadorias que cruzam Santa Catarina.

O trecho está próximo da saturação, especialmente no entorno da Grande Florianópolis, onde o fluxo intenso de veículos é uma realidade constante.

Esse crescimento do trânsito é um dos principais fatores que motivaram a decisão de ampliação.

Em termos logísticos, a rodovia BR-282 desempenha um papel estratégico, permitindo o escoamento de produtos e garantindo a fluidez entre as regiões do interior e o litoral catarinense.

Essa expansão deve reduzir significativamente o tempo de viagem, ao passo que aumenta a capacidade de tráfego e minimiza os riscos associados a rodovias de pista simples, especialmente no transporte de carga.

Expectativas e desafios

Após a conclusão dos projetos de engenharia, o próximo passo será a busca de fontes de financiamento para a execução da obra.

Embora o custo dos projetos de engenharia esteja estipulado, o valor total da obra, incluindo a duplicação e construção dos novos trechos, ainda depende da obtenção de recursos, o que pode envolver tanto o governo federal quanto parcerias com entidades privadas.

Especialistas avaliam que as mudanças serão benéficas a longo prazo, mas é importante considerar os desafios que poderão surgir, tanto em termos de impacto ambiental quanto de adaptações no trânsito ao longo da execução.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, as adaptações ambientais, como a preservação de áreas próximas e o controle de poluição sonora, estão entre as prioridades para minimizar o impacto da obra sobre o meio ambiente.

Desenvolvimento regional e geração de empregos

Além de aliviar o trânsito, essa duplicação e as novas construções deverão aquecer o setor de construção civil e gerar oportunidades de emprego na região.

As obras de infraestrutura, que incluem construção e manutenção de pontes e viadutos, demandam mão de obra especializada, criando empregos diretos e indiretos para a população local.

Isso pode ter um impacto econômico significativo, beneficiando empresas da região e contribuindo para o desenvolvimento local.

O prazo para que todos os lotes estejam em funcionamento ainda não foi divulgado, mas os contratos devem começar a ser assinados nos próximos meses, sinalizando que a primeira fase do projeto não deve demorar a ser iniciada.

A expectativa é que, ao fim das obras, o fluxo de veículos entre o litoral e o interior de Santa Catarina seja muito mais seguro e rápido, além de proporcionar uma infraestrutura mais robusta para suportar o crescimento esperado para os próximos anos.

E você, acredita que essas obras vão realmente resolver os problemas de trânsito da região ou Santa Catarina precisa de mais investimentos no setor de mobilidade? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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