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Rodovia (BR) brasileira passará por transformação radical com duplicação de quase 200 km, túnel de 2,5 km e 16 pontes

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 11/11/2024 às 11:34
Duplicação da BR-282 traz túnel, pontes e viadutos para impulsionar logística em Santa Catarina; projeto avança entre Lages e Palhoça. (Imagem: ilustração/ IA)
Duplicação da BR-282 traz túnel, pontes e viadutos para impulsionar logística em Santa Catarina; projeto avança entre Lages e Palhoça. (Imagem: ilustração/ IA)
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Estado verá uma transformação histórica em sua malha viária! Com duplicação, túnel de 2,5 km e 16 pontes, a BR-282 se prepara para revolucionar o transporte na região.

Prepare-se para uma transformação histórica em uma das principais rodovias de Santa Catarina! A BR-282, que conecta importantes cidades no estado, será ampliada em um megaempreendimento que promete impactar toda a logística regional.

Essa obra, que inclui desde a duplicação de longos trechos até a construção de um túnel e diversas pontes, foi recentemente anunciada após a homologação do projeto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A partir da assinatura dos contratos, a rodovia que liga Lages a Palhoça passará por uma remodelação significativa, envolvendo múltiplos aspectos de infraestrutura.

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Segundo o DNIT, a duplicação vai abranger cerca de 178 quilômetros, somando-se a construção de 4,3 quilômetros de vias laterais e 37 quilômetros de alças de interseção para facilitar o fluxo de veículos.

A região já enfrenta congestionamentos crescentes, especialmente no trecho entre a Serra e a Grande Florianópolis, o que torna urgente essa modernização.

Estrutura do projeto

A ampliação da BR-282 entre Lages e Palhoça foi estruturada em oito lotes, cada um com prazos variados de execução entre 11 e 18 meses.

O investimento total nos projetos de engenharia soma R$ 21,5 milhões, valor que ainda não inclui o custo das obras de execução, segundo o edital.

A divisão em lotes permite que o trabalho aconteça de maneira escalonada, minimizando o impacto para os motoristas ao longo do processo.

Conforme o DNIT, o planejamento atual prevê intervenções que se adaptem ao fluxo da rodovia, mas ainda assim a população deve estar preparada para algumas mudanças no tráfego.

Além da duplicação, o projeto contempla um túnel de 2,5 quilômetros em uma variante na região do Alto da Boa Vista, entre Rancho Queimado e Alfredo Wagner.

Este túnel, essencial para garantir a segurança e fluidez no trajeto, será um marco na engenharia da BR-282.

Outro ponto de destaque são as 16 novas pontes e 54 viadutos previstos, fundamentais para facilitar o escoamento logístico e a segurança em cruzamentos.

Importância estratégica da BR-282

De acordo com o DNIT, a BR-282 é um corredor logístico essencial para o estado, facilitando a conexão entre a BR-101 e a BR-116.

Esse eixo é vital não apenas para o trânsito local, mas também para a movimentação de mercadorias que cruzam Santa Catarina.

O trecho está próximo da saturação, especialmente no entorno da Grande Florianópolis, onde o fluxo intenso de veículos é uma realidade constante.

Esse crescimento do trânsito é um dos principais fatores que motivaram a decisão de ampliação.

Em termos logísticos, a rodovia BR-282 desempenha um papel estratégico, permitindo o escoamento de produtos e garantindo a fluidez entre as regiões do interior e o litoral catarinense.

Essa expansão deve reduzir significativamente o tempo de viagem, ao passo que aumenta a capacidade de tráfego e minimiza os riscos associados a rodovias de pista simples, especialmente no transporte de carga.

Expectativas e desafios

Após a conclusão dos projetos de engenharia, o próximo passo será a busca de fontes de financiamento para a execução da obra.

Embora o custo dos projetos de engenharia esteja estipulado, o valor total da obra, incluindo a duplicação e construção dos novos trechos, ainda depende da obtenção de recursos, o que pode envolver tanto o governo federal quanto parcerias com entidades privadas.

Especialistas avaliam que as mudanças serão benéficas a longo prazo, mas é importante considerar os desafios que poderão surgir, tanto em termos de impacto ambiental quanto de adaptações no trânsito ao longo da execução.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, as adaptações ambientais, como a preservação de áreas próximas e o controle de poluição sonora, estão entre as prioridades para minimizar o impacto da obra sobre o meio ambiente.

Desenvolvimento regional e geração de empregos

Além de aliviar o trânsito, essa duplicação e as novas construções deverão aquecer o setor de construção civil e gerar oportunidades de emprego na região.

As obras de infraestrutura, que incluem construção e manutenção de pontes e viadutos, demandam mão de obra especializada, criando empregos diretos e indiretos para a população local.

Isso pode ter um impacto econômico significativo, beneficiando empresas da região e contribuindo para o desenvolvimento local.

O prazo para que todos os lotes estejam em funcionamento ainda não foi divulgado, mas os contratos devem começar a ser assinados nos próximos meses, sinalizando que a primeira fase do projeto não deve demorar a ser iniciada.

A expectativa é que, ao fim das obras, o fluxo de veículos entre o litoral e o interior de Santa Catarina seja muito mais seguro e rápido, além de proporcionar uma infraestrutura mais robusta para suportar o crescimento esperado para os próximos anos.

E você, acredita que essas obras vão realmente resolver os problemas de trânsito da região ou Santa Catarina precisa de mais investimentos no setor de mobilidade? Deixe sua opinião nos comentários!

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Roberto
Roberto
19/05/2025 22:57

Balela. Só se a iniciativa privada pegar. Se esperar governo federal, pode sentar, ficar de cabelos brancos e envelhecer…

Marcos Borsatti
Marcos Borsatti
15/11/2024 08:39

O trânsito em Santa Catarina é vergonhoso. Pior infraestrutura do Brasil. Os políticos(****)levam o dinheiro todo para o nordeste.

Marcos Valério
Marcos Valério
14/11/2024 22:35

Bom,pelo menos esse governo tem projeto! Além disso tem milhões investidos pelo governo federal,e por conta da ideologia desse governo estadual ficamos no fogo cruzado! Quanto a corrupção,nenhum governo vai debelar! Nem em países mais ricos ela deixa de existir! Em se tratando desse país a educação caduca,povo ignorante que sempre escolhe patrões e oligarcas,nunca representantes do povo! Pelo menos não temos mais por aqui o **** do jet ski! Privado ou público,sempre haverá corruptos! Onde há dinheiro,existe ****!

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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