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Tiggo 3x da CAOA Chery: o SUV teve sua passagem mais rápido que foguete no mercado brasileiro, saindo de linha em menos de um ano

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 25/08/2025 às 20:36
Entenda como o tiggo 3x da CAOA Chery surgiu como aposta acessível, foi equipado e promissor, e mesmo assim saiu de linha em menos de um ano no Brasil.
Entenda como o tiggo 3x da CAOA Chery surgiu como aposta acessível, foi equipado e promissor, e mesmo assim saiu de linha em menos de um ano no Brasil. Imagem: Quatro rodas
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Entenda como o tiggo 3x da CAOA Chery surgiu como aposta acessível, foi equipado e promissor, e mesmo assim saiu de linha em menos de um ano no Brasil.

Lançado pela CAOA Chery em meados de 2021, o Tiggo 3X chegou ao Brasil prometendo ser uma alternativa acessível e moderna no segmento de SUVs compactos.

Com motor 1.0 turbo, câmbio CVT e um pacote de equipamentos generoso, o modelo parecia ter fôlego para conquistar espaço entre rivais como o Chevrolet Tracker e o VW Nivus.

No entanto, menos de um ano depois, o SUV foi retirado do mercado brasileiro.

Fabricado em Jacareí (SP), o Tiggo 3X teve sua produção interrompida após a decisão da montadora de encerrar as atividades na planta para focar em veículos híbridos e elétricos.

A curta vida do modelo por aqui não apagou seu potencial. Se ainda estivesse à venda, o Tiggo 3X poderia ser um forte concorrente do recém-lançado Volkswagen Tera, graças ao seu visual atualizado e bom custo-benefício. Hoje, ele sobrevive como opção interessante no mercado de seminovos.

Estilo e posicionamento do Tiggo 3x — a proposta acessível da CAOA Chery

O Tiggo 3x foi posicionado pela CAOA Chery como uma evolução do Tiggo 2 — com visual mais moderno e valor competitivo.

Imagem: Divulgação

Lançado em 2021, ele ocupava um espaço estratégico entre o Tiggo 2 e o Tiggo 5X. Sua grade frontal já adiantava o estilo dos modelos mais sofisticados da marca, como o Tiggo 8 Pro.

Lanternas traseiras pequenas, barra escurecida e rodas diamantadas de 16’’ completavam o visual jovem e atraente.

Equipamentos e motor: surpreendente e bem equipado

Para concorrer com SUVs como Nivus, Creta e Kicks, o Tiggo 3x da CAOA Chery chegou com itens generosos logo na versão de entrada: central multimídia, direção elétrica, piloto automático… e até bancos de couro na versão Pro.

Isso por pouco mais de R$100 mil, um preço até então convidativo para o segmento.

Imagem: Divulgação

Por baixo do capô, ostentava um motor 1.0 turbo flex, inédito para a marca no Brasil, com 102 cv e 17,1 kgfm de torque.

A transmissão era um CVT com nove marchas simuladas, pensada para equilibrar desempenho e economia, com consumo de até 12,2 km/l na estrada com gasolina.

Vida curta: menos de um ano

Apesar do pacote atraente, o tiggo 3x teve uma trajetória curta. Produzido em Jacareí, ele foi lançado em meados de 2021 e, antes mesmo de completar um ano, teve sua fabricação interrompida.

O motivo? A fábrica passaria por mudanças estruturais profundas para focar exclusivamente na produção de veículos eletrificados, híbridos e elétricos futuramente.

Comparativo com rivais atuais

Se estivesse no mercado hoje, o tiggo 3x da CAOA Chery enfrentaria concorrentes diretos como o Volkswagen Tera, o Fiat Pulse e o Renault Kardian.

Seu preço inicial, entre R$100.990 e R$105.990, posicionava-o junto aos hatch intermediários e SUVs subcompactos, tornando sua proposta interessante frente aos rivais.

Tabela rápida — Tiggo 3x da CAOA Chery resumido

AspectoDetalhes
Estilo e posicionamentoSUV subcompacto visual moderno entre Tiggo 2 e 5X
EquipamentosCentral multimídia, direção elétrica, bancos de couro (Pro)
Motor e transmissão1.0 turbo flex (102 cv); câmbio CVT de 9 marchas simuladas
Tempo de mercadoLançado em 2021; descontinuado em 2022
Motivo da interrupçãoReestruturação da fábrica para produção de carros eletrificados
Principais rivaisVW Tera, Fiat Pulse, Renault Kardian

O Tiggo 3x da CAOA Chery foi um exemplo de como uma montadora pode lançar um modelo promissor, com motorização eficiente e amplo conteúdo, mas ainda assim retirá-lo antes que se firmasse.

Seu fim antecipado reflete a aceleração na transição para veículos eletrificados.

Mesmo com vida curta, o tiggo 3x deixou uma lembrança positiva como uma opção acessível e bem equipada — ainda valorizada hoje no mercado de usados.

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JP
JP
25/08/2025 20:49

O Tiggo 3x tinha uma proposta interessante, mas pecava por ter um motor fraco, que nunca havia sido usado antes no Grupo Chery. Bastaria trocar o motor e melhorar o ajuste do câmbio, que as vendas iriam melhorar.

Quanto a fábrica de Jacareí, a CAOA inventou essa história de eletrificação da planta para forçar o fechamento e assim tentar garantir que futuros lançamentos da Chery fossem para Anápolis. Tanto que a CAOA até hoje bem impedindo os chineses de reativarem a fábrica de Jacareí. Investimento para conversão para elétricos e híbridos, até hoje, nada. E o prazo de três anos de inatividade já se esgotou.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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