Caminhão elétrico Nikola Tre pode ser recarregado em menos de 2 horas e possui ainda uma versão com célula de hidrogênio
A Nikola e o seu parceiro, o Grupo IVECO, exibiram o seu novo super caminhão elétrico para serviço pesado durante o Salão Automóvel de Hannover, realizado na Alemanha. O veículo conta com um enorme conjunto de bateria totalizando 738 kWh de capacidade. Estima-se que o alcance seja de mais de 530 quilômetros. Usando carregadores de 350 kW, leva apenas 1 hora e 30 minutos para carregar as baterias até 80% de sua capacidade.
A versão do Nikola Tre lançada na Alemanha é a europeia, já disponível para pedidos. O caminhão possui 71 centímetros a menos que o modelo norte-americano, o que significa que há menos espaço para armazenamento de bateria. A versão americana possui um conjunto levemente mais potente, com 753 kWh. O lançamento da Nikola a torna pioneira do setor: apesar de outras montadoras, como a Mercedes, terem anunciado caminhões elétricos, esses só estarão disponíveis para venda a partir de 2024.
Veja o vídeo de apresentação do Nikola Tre:
-
Carros de luxo desvalorizados em 2025: 7 modelos seminovos para comprar hoje por menos de R$ 150 mil e economizar
-
De veículos elétricos a carros voadores: os novos planos da chinesa xPeng anunciados no Salão de Munique 2025
-
Ele superou Corolla Cross, VW Taos, Caoa Chery Tiggo 7 e Honda CR-V: Jeep Compass já vendeu mais de 500 mil unidades no Brasil e revolucionou o mercado de SUVs médios
-
IPVA para carros híbridos e elétricos: confira as regras de isenção do benefício em 2025 para diferentes estados brasileiros
A empresa afirma que o Nikola Tre é adequado para uso em transporte regional, devido à sua velocidade média de 70 quilômetros por hora e sua capacidade de operar continuamente por no máximo quatro horas com cargas grandes.
Além de muita tecnologia, o caminhão elétrico da Nikola conta com uma interface de usuário multimídia, com gerenciamento geral do veículo, fornecida por meio de uma tela sensível ao toque de 17 polegadas, posicionada na cabine de forma que fique de frente para o banco do motorista. Além disso, ainda possui uma tela de 12,4 polegadas, usada para mostrar os instrumentos.
Caminhão elétrico Nikola Tre conta ainda com versão equipada com célula de hidrogênio
Além da versão completamente elétrica do Nikola Tre, os visitantes ainda puderam ver uma versão equipada com célula de hidrogênio. O modelo, no entanto, está passando por testes avançados e espera-se que esteja disponível para compra até 2024. A Nikola afirmou que uma recarga de 70 kg de hidrogênio, que leva cerca de 20 minutos, permite um alcance de cerca de 800 quilômetros.
A variante a hidrogênio tem níveis ainda maiores de tecnologia e complexidade. Como os sistemas de conversão catalítica para geração de energia têm requisitos muito específicos de aerodinâmica e resfriamento, o design é fundamentalmente diferente da versão 100% elétrica. Entretanto, a potência e o desempenho são os mesmos. Somente a autonomia é maior, devido à diferença de combustíveis.
Conheça mais sobre a montadora que está por trás do Nikola Tre
A Nikola Corporation é uma produtora de soluções de energia, veículos comerciais 100% elétricos, além de carros elétricos de célula de combustível, sediada nos Estados Unidos. A montadora exibiu muitos designs de veículos diferentes, de 2016 a 2020, sendo a primeira a comercializar um caminhão elétrico movido a gás natural. A Nikola surgiu com uma promessa de ser a nova Tesla, e Trevor Milton, seu fundador, seria o novo Elon Musk.
A empresa já esteve envolvida em polêmicas, com alegações de fraude, enfrentando, inclusive, um processo judicial nos Estados Unidos por esse motivo.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.