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Rival da Hilux e Ford Ranger? BYD Shark: Veículos tem 430 cavalos e até 840 km de autonomia

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 18/10/2024 às 11:33
Rival da Hilux e Ford Ranger? BYD Shark: Veículos tem 430 cavalos e até 840 km de autonomia
Foto: Reprodução

A BYD Shark chega para rivalizar com Hilux e Ford Ranger, oferecendo 430 cavalos e autonomia de até 840 km. Descubra como essa picape está pronta para redefinir o mercado de veículos potentes!

A BYD se prepara para lançar mais uma novidade no mercado brasileiro. Neste fim de semana, em Goiânia, a Shark, primeira picape híbrida plug-in comercializada no Brasil, será oficialmente apresentada ao público.

Embora o modelo já estivesse disponível em regime de pré-venda desde o início do mês, seu lançamento oficial promete atrair ainda mais atenção.

Pré-venda e expectativas de preço

Desde o início das reservas, quem garantiu uma unidade da Shark desembolsou um sinal inicial e teve direito a vantagens exclusivas, como um carregador portátil de 3,5 kW, um kit de energia solar para alimentar o carregador e seguro total por um ano.

No entanto, alguns detalhes, como as metas comerciais e o preço final, permanecem envoltos em mistério. Ainda assim, especula-se que a picape seja comercializada por algo em torno de R$ 300 mil, uma vez que a BYD sempre adotou uma estratégia de preços competitiva em relação aos seus concorrentes.

tecO lançamento da Shark em Goiás, Estado com forte ligação ao agronegócio e que possui um mercado relevante de picapes, reflete o desejo da marca de expandir seu público para além dos centros urbanos. Contudo, não se espera que a picape se torne uma ferramenta de trabalho nas fazendas, mas sim um símbolo de status nas grandes cidades do Centro-Oeste.

Dimensões e concorrência no mercado

Com 5,45 metros de comprimento e um entre-eixos generoso de 3,26 metros, a Shark se posiciona entre modelos intermediários, como a Fiat Toro e a Ford Ranger.

No entanto, a capacidade de carga da Shark é de 835 kg, inferior à de concorrentes movidas a diesel, que frequentemente ultrapassam 1 tonelada. Apesar disso, o grande diferencial da Shark está sob o capô, com seu powertrain híbrido.

Com essa configuração, a Shark promete ser uma adversária de peso para modelos consagrados, como Toyota Hilux e Ford Ranger. Sua combinação de alta tecnologia, acabamento superior e uma lista generosa de itens de série já é característica da BYD, e deve ser um atrativo para os consumidores.

A entrada da BYD no segmento de comerciais leves

Embora a BYD já estivesse presente no Brasil com o furgão elétrico T3, que acumulou pouco mais de 300 licenciamentos desde 2020, a Shark marca a entrada efetiva da montadora no segmento de comerciais leves.

Este mercado é responsável por 11% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil, e o powertrain híbrido da Shark parece uma solução ideal para um país que ainda está em fase inicial de construção de infraestrutura para recarga de veículos elétricos.

A expectativa é que a BYD conquiste uma parcela significativa desse mercado nos próximos anos, especialmente em 2025. Além disso, há rumores de que a Shark pode ser montada na planta de Camaçari, na Bahia, mas isso deve ocorrer apenas em uma fase posterior da operação, que começará com a produção de outros modelos no próximo ano.

Outro ponto importante é a expansão da BYD na América Latina. Stella Li, CEO Américas da marca, confirmou que a BYD terá uma fábrica no México com capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano. Esse movimento pode impactar diretamente o mercado brasileiro, já que o Brasil possui um acordo comercial com o México, permitindo a importação de veículos isentos de imposto.

Crescimento da BYD no mercado brasileiro

Nos primeiros nove meses de 2024, a BYD vendeu 51,3 mil veículos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking das marcas mais vendidas, com 2,9% de participação de mercado. Esse desempenho a coloca à frente de marcas tradicionais como Citroën e Peugeot, que detêm 1,4% e 1,1% de participação, respectivamente. No entanto, a BYD não atingirá a projeção inicial de vender 120 mil unidades em 2024, revisada para 100 mil ainda no primeiro semestre.

Mesmo assim, a marca tem mostrado um crescimento expressivo. Se continuar mantendo a média mensal de 5,7 mil unidades vendidas, alcançada entre janeiro e setembro, a BYD poderá encerrar o ano com cerca de 70 mil veículos comercializados, quatro vezes mais do que as 17,9 mil unidades vendidas em 2023.

A Shark representa um passo importante para a BYD em sua expansão no mercado brasileiro. A combinação de tecnologia avançada, um powertrain híbrido adequado às necessidades locais e a forte presença no segmento de picapes deve consolidar ainda mais a posição da marca no país.

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Fabio Lucas Carvalho

Sou jornalista atuante desde 2015, especializado em uma ampla gama de temas, incluindo política, economia, empregos e tecnologia. Ao longo dos anos, publiquei mais de 10 artigos em portais de renome, trazendo análises aprofundadas e informações relevantes para os leitores. Além da minha carreira no jornalismo, sou formado em Gestão em Tecnologia da Informação pela Facape, o que me permite integrar uma visão técnica em muitas das minhas publicações. Caso tenha dúvidas, sugestões de pauta ou queira reportar algum erro, sinta-se à vontade para me contatar através do e-mail flclucas@hotmail.com. Por gentileza, note que não aceitamos currículos.

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