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Rival da Hilux e Ford Ranger? BYD Shark: Veículos tem 430 cavalos e até 840 km de autonomia

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 18/10/2024 às 11:33
Rival da Hilux e Ford Ranger? BYD Shark: Veículos tem 430 cavalos e até 840 km de autonomia
Foto: Reprodução

A BYD Shark chega para rivalizar com Hilux e Ford Ranger, oferecendo 430 cavalos e autonomia de até 840 km. Descubra como essa picape está pronta para redefinir o mercado de veículos potentes!

A BYD se prepara para lançar mais uma novidade no mercado brasileiro. Neste fim de semana, em Goiânia, a Shark, primeira picape híbrida plug-in comercializada no Brasil, será oficialmente apresentada ao público.

Embora o modelo já estivesse disponível em regime de pré-venda desde o início do mês, seu lançamento oficial promete atrair ainda mais atenção.

Pré-venda e expectativas de preço

Desde o início das reservas, quem garantiu uma unidade da Shark desembolsou um sinal inicial e teve direito a vantagens exclusivas, como um carregador portátil de 3,5 kW, um kit de energia solar para alimentar o carregador e seguro total por um ano.

No entanto, alguns detalhes, como as metas comerciais e o preço final, permanecem envoltos em mistério. Ainda assim, especula-se que a picape seja comercializada por algo em torno de R$ 300 mil, uma vez que a BYD sempre adotou uma estratégia de preços competitiva em relação aos seus concorrentes.

tecO lançamento da Shark em Goiás, Estado com forte ligação ao agronegócio e que possui um mercado relevante de picapes, reflete o desejo da marca de expandir seu público para além dos centros urbanos. Contudo, não se espera que a picape se torne uma ferramenta de trabalho nas fazendas, mas sim um símbolo de status nas grandes cidades do Centro-Oeste.

Dimensões e concorrência no mercado

Com 5,45 metros de comprimento e um entre-eixos generoso de 3,26 metros, a Shark se posiciona entre modelos intermediários, como a Fiat Toro e a Ford Ranger.

No entanto, a capacidade de carga da Shark é de 835 kg, inferior à de concorrentes movidas a diesel, que frequentemente ultrapassam 1 tonelada. Apesar disso, o grande diferencial da Shark está sob o capô, com seu powertrain híbrido.

Com essa configuração, a Shark promete ser uma adversária de peso para modelos consagrados, como Toyota Hilux e Ford Ranger. Sua combinação de alta tecnologia, acabamento superior e uma lista generosa de itens de série já é característica da BYD, e deve ser um atrativo para os consumidores.

A entrada da BYD no segmento de comerciais leves

Embora a BYD já estivesse presente no Brasil com o furgão elétrico T3, que acumulou pouco mais de 300 licenciamentos desde 2020, a Shark marca a entrada efetiva da montadora no segmento de comerciais leves.

Este mercado é responsável por 11% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil, e o powertrain híbrido da Shark parece uma solução ideal para um país que ainda está em fase inicial de construção de infraestrutura para recarga de veículos elétricos.

A expectativa é que a BYD conquiste uma parcela significativa desse mercado nos próximos anos, especialmente em 2025. Além disso, há rumores de que a Shark pode ser montada na planta de Camaçari, na Bahia, mas isso deve ocorrer apenas em uma fase posterior da operação, que começará com a produção de outros modelos no próximo ano.

Outro ponto importante é a expansão da BYD na América Latina. Stella Li, CEO Américas da marca, confirmou que a BYD terá uma fábrica no México com capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano. Esse movimento pode impactar diretamente o mercado brasileiro, já que o Brasil possui um acordo comercial com o México, permitindo a importação de veículos isentos de imposto.

Crescimento da BYD no mercado brasileiro

Nos primeiros nove meses de 2024, a BYD vendeu 51,3 mil veículos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking das marcas mais vendidas, com 2,9% de participação de mercado. Esse desempenho a coloca à frente de marcas tradicionais como Citroën e Peugeot, que detêm 1,4% e 1,1% de participação, respectivamente. No entanto, a BYD não atingirá a projeção inicial de vender 120 mil unidades em 2024, revisada para 100 mil ainda no primeiro semestre.

Mesmo assim, a marca tem mostrado um crescimento expressivo. Se continuar mantendo a média mensal de 5,7 mil unidades vendidas, alcançada entre janeiro e setembro, a BYD poderá encerrar o ano com cerca de 70 mil veículos comercializados, quatro vezes mais do que as 17,9 mil unidades vendidas em 2023.

A Shark representa um passo importante para a BYD em sua expansão no mercado brasileiro. A combinação de tecnologia avançada, um powertrain híbrido adequado às necessidades locais e a forte presença no segmento de picapes deve consolidar ainda mais a posição da marca no país.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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