1. Início
  2. / Construção
  3. / Rio quer salvar seus imóveis históricos: prefeitura lança plano com retrofit e leilões para dar nova vida a construções abandonadas
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Rio quer salvar seus imóveis históricos: prefeitura lança plano com retrofit e leilões para dar nova vida a construções abandonadas

Publicado em 22/04/2025 às 07:38
Atualizado em 23/04/2025 às 12:28
Prédios abandonados, Edifícios histórico, Construção, Rio de Janeiro
Imagem ilustrativa idêntica a um prédio abandonado no Centro do Rio. Foto: IA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Prefeitura do Rio apresenta plano com retrofit e leilões para recuperar mais de 700 imóveis históricos abandonados no Centro da cidade

Logo após o feriado, no dia 24, a Prefeitura do Rio de Janeiro vai apresentar propostas para enfrentar o abandono dos imóveis históricos da região central da cidade. A apresentação ocorrerá durante audiência pública na Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal. A comissão é presidida pelo vereador Pedro Duarte (NOVO).

O debate foi articulado a pedido do prefeito Eduardo Paes, após o desabamento de um casarão na Rua Senador Pompeu, na área da Central do Brasil.

Um relatório recente, elaborado por um grupo de preservacionistas, apontou mais de 700 construções abandonadas ou em ruínas somente na região central. Muitas dessas edificações são tombadas, centenárias e sem nenhuma perspectiva de uso.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Retrofit como aposta principal

Entre as propostas, uma das medidas centrais é a criação de uma linha de financiamento especial da Caixa Econômica Federal voltada ao retrofit. O modelo difere do financiamento tradicional para imóveis novos.

Ele oferece juros menores, uso do FGTS e do SBPE, além de maior flexibilidade. O objetivo é facilitar a recuperação de imóveis históricos que não atraem o mercado imobiliário.

Leilões públicos para imóveis históricos

Outra proposta é implementar uma política de leilões públicos. Os prédios ociosos poderão ser vendidos em hasta pública, com a exigência de que o comprador recupere a estrutura. A medida visa atrair investidores que possam dar novo uso a esses espaços, respeitando sua história.

Foco na Central e Pequena África

As ações vão priorizar a região da Central do Brasil e partes da Pequena África, áreas onde a degradação é mais evidente. Com baixa atratividade comercial, esses locais têm dificuldade para atrair investimentos. A prefeitura espera reverter esse quadro com as novas medidas.

Com informações de Diário do Rio.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x