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Revolucionando o transporte em Paris e na Europa, a França investe 36 bilhões de euros na Grand Paris Express, com metrôs até 52 metros de profundidade

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 28/12/2023 às 16:02
Revolucionando o transporte em Paris e na Europa, a França investe 36 bilhões de euros na Grand Paris Express, com metrôs até 52 metros de profundidade
Foto: Divulgação/Grand Paris Express

O ambicioso projeto Grand Paris Express promete transformar o sistema de transporte da região de Paris, tornando-se um marco na infraestrutura de transporte europeia.

Paris, conhecida por sua beleza e charme, enfrenta um desafio de mobilidade urbana único. Com uma área de apenas 105 km² e uma densa população de cerca de 2 milhões, a cidade tem lutado para atender às necessidades de transporte de mais de 10 milhões de habitantes na região da Ilha de França (Île-de-France). O projeto Grand Paris Express, avaliado em impressionantes 36 bilhões de euros, é a resposta ambiciosa da cidade a esse desafio.

O projeto, um dos maiores em andamento na Europa, visa dobrar a extensão da rede de metrô de Paris. A Societe du Grand Paris, criada em 2010, supervisiona a adição de 200 km de novas linhas e 68 estações de metrô automatizadas, abrangendo as linhas 15, 16, 17 e 18, além de extensões das linhas 11 e 14. Surpreendentemente, 90% dessas novas linhas serão subterrâneas, chegando a profundidades de até 52 metros.

Investimento em Paris para melhor comodidade de seus habitantes

Inicialmente orçado em 19 bilhões de euros, o custo do projeto disparou para cerca de 36 bilhões de euros em 2023, devido a aprimoramentos e custos adicionais. A primeira fase, a extensão da linha 14, está programada para ser concluída a tempo para as Olimpíadas de Paris em 2024, com a expectativa de que todo o projeto seja finalizado até 2030.

O Grand Paris Express não se limita a ser apenas um projeto de transporte. Ele visa remodelar a dinâmica social e econômica da região, conectando de forma eficiente os departamentos administrativos e reduzindo a dependência de carros, o que poderia diminuir significativamente as emissões de CO2. Além disso, o projeto busca equilibrar as disparidades econômicas entre o leste e o oeste de Paris.

Construção do Grand Paris Express

As novas linhas e estações do metrô, com design arquitetônico distinto e foco no conforto dos passageiros, incorporarão lojas e outras comodidades, além de espaços seguros para bicicletas e carros. A extensão da Linha 14 ao norte e ao sul servirá como espinha dorsal da rede, facilitando o acesso ao Aeroporto de Orly e conectando-se com as futuras linhas 15, 16 e 17.

Para a construção deste projeto colossal, a tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção) está sendo amplamente utilizada, permitindo uma coordenação eficiente entre as várias equipes de construção. Enquanto isso, máquinas de perfuração de túneis de origem alemã e chinesa trabalham incansavelmente para moldar o futuro do transporte em Paris.

Dessa forma, o Grand Paris Express é um passo em direção a uma Paris mais conectada, sustentável e igualitária. Com sua conclusão, espera-se que o projeto não apenas melhore o transporte público na região, mas também contribua significativamente para a qualidade de vida em Paris e suas áreas circunvizinhas.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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