Com crescimento expressivo e uma nova fábrica no Brasil, BYD aposta no motor híbrido flex para seu próximo lançamento nacional, o Song Pro.
A BYD, que vem se destacando no mercado brasileiro, está pronta para dar mais um grande passo. Após um 2024 de crescimento impressionante, com vendas aumentando em mais de 565% no acumulado até outubro, a montadora chinesa planeja iniciar a produção nacional do Song Pro em Camaçari (BA). E a grande novidade? A estreia do motor híbrido flex no modelo.
A BYD já adaptou o motor 1.5 DM-i aspirado, usado nos modelos Song Pro, Song Plus e King, para funcionar com qualquer mistura de gasolina e etanol. Isso alinha a tecnologia da montadora com as particularidades do mercado brasileiro, onde a gasolina conta com 27,5% de etanol — percentual que deve aumentar nos próximos anos.
Essa adaptação também faz com que o motor se torne mais potente ao utilizar etanol, um combustível amplamente disponível no Brasil. Embora a marca ainda não confirme os números exatos, a estimativa é que o motor ganhe cerca de 5 cavalos ao rodar com etanol, mantendo a mesma potência ao usar gasolina.
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BYD Song Pro nacional e motor híbrido flex: a combinação perfeita
O Song Pro será o primeiro veículo da BYD produzido no Brasil. A produção inicial, em formato SKD (com peças importadas), deve começar no final de 2024. Já no primeiro trimestre de 2025, a fábrica de Camaçari dará início à produção em série, marcando a chegada do Song Pro nacional equipado com o motor híbrido flex.
O motor 1.5 aspirado da família DM-i, já conhecido pela eficiência no ciclo Atkinson, estará disponível em uma versão flex para o mercado brasileiro. Além disso, há expectativa de que o modelo híbrido plug-in seja o primeiro do tipo com essa tecnologia no Brasil, o que reforça a aposta da BYD na inovação.
O que esperar do futuro da marca chinesa no Brasil
Os avanços não param por aí. A BYD também estuda adaptar o motor 1.5 turbo DM-i para a tecnologia flex. Essa versão, já usada na picape Shark, pode ganhar espaço em SUVs híbridos e outros modelos plug-in da marca, como o Seal U, que deve estrear em 2025.
O Seal U é uma versão do Song Plus com design inspirado no sedã elétrico Seal e desempenho híbrido que se aproxima dos 300 cv combinados.
Com esses movimentos, a BYD não apenas reforça sua presença no mercado brasileiro como também aposta em tecnologias alinhadas com as demandas locais, como o motor híbrido flex. A estreia do Song Pro nacional será um marco, consolidando a marca como referência em inovação e sustentabilidade no Brasil.
A BYD está de olho no futuro e promete continuar surpreendendo. A produção nacional do Song Pro, equipada com o motor híbrido flex, mostra que a montadora chinesa está preparada para liderar o mercado com tecnologias que atendem tanto às necessidades locais quanto às tendências globais. O próximo capítulo dessa história começa em 2025, direto da fábrica de Camaçari.
A Toyota tem o Prius flex no bolso mas não tem a coragem de colocar aqui. Com a falta de estrutura de pontos de reabastecimento seria a solução imediata para eletrificação. Depois choram isenções do governo.
A empresa parece estar retrocedendo lançou esse modelo com banco manual pqp fala sério, ela têm que continuar melhorando os produtos, RETROCEDER NUNCA.
O song pro está sendo fabricado no Brasil, segunda a reportagem, significa que terá isenção de IPI e ICMS para taxista?