A China está desenvolvendo uma nova tecnologia de motor hipersônico que promete atingir ou até mesmo superar a velocidade Mach 6 utilizando um novo combustível.
Pesquisadores militares da China podem ter atingido um avanço na melhoria da eficiência dos motores de respiração aérea que utilizam combustível em estado sólido para voos hipersônicos. O desenvolvimento da nova tecnologia pode ampliar o alcance operacional de mísseis hipersônicos do país asiático, dobrando sua potência de combate, segundo relatório da South China Morning Post (SCMP) no começo da última semana.
Entenda como a tecnologia atua no motor hipersônico
Segundo o líder da equipe do estudo, Ma Likun, professor associado da Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa em Changsha, província de Hunan, tal eficiência foi considerada notável, quase o dobro de um motor scramjet tradicional trabalhando em condições parecidas.
A tecnologia também é responsável por reduzir a entrada de ar fresco para menos do que a velocidade do som antes de entrar na câmara de combustão, possibilitando que o combustível queime por completo. O protótipo do motor hipersônico da China foi testado em uma simulação terrestre de um voo a uma altitude de 25 quilômetros na velocidade de seis vezes a velocidade do som, ou seja, a Mach 6.
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Durante os testes gerou uma eficiência de combustível de 79%, o que é quase duas vezes mais alto que um motor scramjet comum nas mesmas condições. O principal componente do combustível para o protótipo do motor é o pó de boro, segundo os pesquisadores da China.
Com uma cor cinza, o boro pode queimar ferozmente quando é exposto ao oxigênio. Desta forma, os pesquisadores introduziram à tecnologia o pó de boro na câmara de combustão e, ao mudar o modo de injeção de pó de um para vários bicos, produziram ondas de choque maiores que se expandiram e fluíram mais alto rumo à entrada de ar do motor hipersônico, reduzindo instantaneamente a velocidade do ar fresco. Desta forma, o pó de boro tem uma maior interação com as moléculas de ar e sofre reações químicas aprimoradas.
Mísseis podem ser mais sensíveis e manobráveis aos alvos
Os testes da China conseguiram levar a uma maior temperatura de combustão e mais empuxo, permitindo que o motor hipersônico viajasse por mais tempo. Segundo Likun, um motor scramjet sólido possui diversas vantagens, como estrutura simples, alta estabilidade de chama, impulso específico de alto volume e potencial para atuar em uma extensa faixa de velocidade.
Mísseis hipersônicos podem voar a velocidades de Mach 5, e o desenvolvimento da tecnologia do motor de boro pode torná-los mais sensíveis e manobráveis aos alvos, dando aos sistemas de defesa antimísseis da China um pouco de tempo para reagir.
A equipe de pesquisa observou que alguns problemas de engenharia na tecnologia, como a degradação do calor do injetor de combustível, podem limitar a capacidade de reutilização do motor. Eles, no entanto, creem que os dados coletados nos testes de solo ajudarão no desenvolvimento do motor hipersônico para um voo de teste.
China também apoia desenvolvimento de novos sistemas de propulsão hipersônica
O novo motor pode atender às demandas de empuxo variável em diversos estágios de voo, devido à sua capacidade de mudar tão flexível quanto um motor de combustível líquido, expandindo assim sua eficiência e mobilidade.
A China também está apoiando o desenvolvimento de diversos sistemas de propulsão hipersônicos concorrentes, como um motor de detonação oblíqua que pode produzir 10 mil vezes mais energia que a combustão convencional.
Segundo as autoridades da China, uma tecnologia tão disruptiva pode gerar uma revolução no transporte humano e ajudar o país a atingir outros países na tecnologia tradicional de motores a jato. Enquanto isso, o novo desenvolvimento da tecnologia sólida do motor scramjet é visto como essencial rumo ao objetivo da China.