Inovação na Agricultura: Atvos Implementa Sistema de Monitoramento em Tempo Real para Segurança em Canaviais
Em um esforço constante para reforçar a segurança em suas práticas agrícolas, a Atvos, uma das gigantes da produção de etanol no Brasil, lançou um projeto inédito com o uso de um dispositivo de GPS acoplado aos veículos utilizados na lavoura. Esta ação é direcionada para prevenir acidentes de trabalho e ambientais em áreas próximas às redes elétricas em seus canaviais. A implantação pioneira, que teve início em 2022 na Unidade Santa Luzia (USL), em Nova Alvorada do Sul (MS), já está pronta para ser estendida a outras regiões do país.
Estratégia Inovadora: O Uso de Tecnologia para Minimizar Riscos
“A segurança é um valor primordial para a Atvos, e temos um compromisso contínuo com o cuidado das pessoas e do planeta dentro e fora de nossas operações. Assim, estamos investindo cada vez mais em soluções de segurança inovadoras para mitigar qualquer risco”, afirma Ayslan Fingler, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Polo Sul da Atvos.
Com o apoio do departamento de Topografia, o projeto chamado “Sistema de Proteção dos Pontos Fixos de Redes Energizadas” foi desenvolvido pelo setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Atvos. Este sistema mapeou aproximadamente 85 mil hectares de canaviais próprios e de fornecedores, registrando cerca de 6 mil postes e redes elétricas aéreas e subterrâneas na Unidade Santa Luzia (USL). Todas essas informações foram incorporadas no sistema de GPS utilizado nos tratores, caminhões e colheitadeiras operando na área.
- Rodovia de R$ 3 bilhões conecta Caraguatatuba a São Sebastião em 18 minutos e promete transformar a mobilidade no litoral paulista
- Fim da apreensão em blitz: veículos irregulares agora têm nova chance, mas há um porém!
- 2025 será o ano dos feriados prolongados: confira as datas que prometem mudar o ritmo do seu ano!
- BRAVA Energia: Impulsionando Resultados e Crescimento no 3º Trimestre de 2024
Benefícios da Inovação: Alerta em Tempo Real para Mais Segurança
“Na versão anterior, não tínhamos a opção de indicar a localização exata de cada poste na área. Agora, ao menor sinal da presença dessas estruturas de alta e média tensão, além de buracos, drenos e outros possíveis riscos para a operação, um alerta é acionado em poucos segundos na tela do dispositivo acoplado aos veículos. Isso é possível graças ao monitoramento por georreferenciamento, que fornece a localização precisa e em tempo real, aumentando a segurança da atividade”, explica Ayslan.
Agora, após o projeto piloto bem-sucedido, a expectativa é implementar essa inovação nas demais operações agroindustriais da Atvos, localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Oeste Paulista. “Nossas equipes internas de SSMA já estão mapeando os equipamentos das outras unidades para adaptação dos sistemas e avaliação dos riscos locais, com a intenção de expandir o uso desta mesma tecnologia de proteção”, conclui o gerente.