Energia renovável: Hyundai fecha parceria com a General Electric Renewable Energy Offshore para fabricar os geradores da Haliade-X, a maior turbina eólica do mundo
A Hyundai Electric, uma spin-off de sistemas elétricos da gigante sul-coreana de construção naval Hyundai Heavy Industries Co., anunciou no final do mês de dezembro que assinou uma “parceria estratégica para entrar no mercado de energia eólica offshore” com a gigante fabricante de turbinas GE Renewable Energy.
O evento de assinatura do contrato contou com a presença do presidente da Hyundai Electric, Cho Seok, da GE Renewable Energy Offshore Wind CCO Fabrice Kermogant, Embaixador dos EUA na Coreia, Philip Goldberg, e Vice-Ministro do Comércio, Indústria e Parque de Energia Il-joon.
As duas empresas colaborarão na produção e comercialização de produtos de energia eólica offshore nos mercados doméstico e externo, e ajudará a apoiar a Coreia a alcançar sua meta de contribuições determinadas nacionalmente (NDCs).
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
Hyundai vai fabricar geradores, equipamentos e peças para equipar a maior turbina eólica do planeta, a Haliade-X da GE
A Hyundai será responsável pela produção de geradores, que são componentes-chave da turbina eólica gigante da GE chamada Haliade-X. Também promoverá a fabricação de vários equipamentos e peças.
A fabricante de turbinas GE cooperará com a Hyundai na obtenção de pedidos de clientes nacionais e estrangeiros e ajudará a apoiar a Coreia a alcançar sua meta de contribuições determinadas nacionalmente (NDCs) de energia limpa.
As duas partes também assinaram uma carta de intenção para estabelecer uma joint venture (JV) que apoiará os esforços de tomada de pedidos para expandir o mercado de energia com turbinas eólicas offshore.
Coreia quer reduzir o uso de combustíveis fósseis e energia nuclear
Em um esforço para reduzir o uso de combustíveis fósseis e energia nuclear para geração de eletricidade, a Coreia do Sul está mudando gradualmente para fontes de energia renováveis. O governo de Seul endossou uma série de projetos para construir instalações de energia limpa, incluindo usinas de energia solar e parques eólicos, em terra e offshore.
Recentemente o Ministério do Comércio, Indústria e Energia anunciou planos para criar um cluster de energia eólica offshore de 12 gigawatts na Coreia até 2030.
“Ao incorporar o know-how e a tecnologia globais da GE em nossas operações, aumentaremos nossa competitividade para ganhar mais pedidos”, disse o presidente da Hyundai, Cho Seok.
Adoraria saber o que você achou dessa turbina. Conte para nós na seção de comentários se voce é profissional da área. Não se esqueça de deixar 5 estrelas e ativar as notificações do CPG para acompanhar todas as novidades do mundo da energia renovável. Até a próxima!