Reciclagem revolucionária: paletes de casca de coco que economizam 200 milhões de árvores por ano. Conheça essa tecnologia sustentável
Com as cascas de coco, podem-se fabricar paletes biodegradáveis, além de serem livres de pesticidas e tóxicos. Com esses paletes e a reciclagem adequada, seria possível economizar até 200 milhões de árvores por ano.
Conhecidos como cocopallets, são paletes resistentes ao fogo e duráveis feitos com casca de coco. Essa parte do coco sempre foi usada para criar diversos objetos; de fato, existem copos, tapetes e cordas feitos desse material. É um conceito desenvolvido em uma parceria entre a Universidade de Wageningen e a CocoPallet, que também promove a reciclagem. Uma técnica indonésia primitiva aperfeiçoada por essas instituições holandesas.
Processo de fabricação e reciclagem
Graças ao uso de uma macromolécula chamada lignina como aglutinante natural, não há necessidade de usar resinas sintéticas. De fato, essas resinas são normalmente utilizadas nos paletes de madeira. Além disso, trata-se de um palete biodegradável, livre de aditivos e pesticidas. Mesmo quando fabricado para exportação, após o uso pode ser reciclado e triturado para ser usado como fertilizante orgânico natural, promovendo a reciclagem.
- Super ímã 100.000x mais forte que o campo magnético da Terra pode revolucionar a energia nuclear
- Dessalinizador manual transforma água do mar em potável: equipamento dessaliniza até 8 litros por hora
- A Apple planeja uma grande aposta para 2025, desafiando o domínio da Samsung e mirando uma enorme fatia do mercado global de celulares
- A verdade sobre os Combustíveis Fósseis: Por que os dinossauros não têm nada a ver com o petróleo e o que realmente está por trás de sua origem
CocoPallet
Segundo a CocoPallet, atualmente são produzidos anualmente 1,7 bilhões de paletes. Como consequência, são usados de maneira desnecessária cerca de 200 milhões de árvores. Com essa solução, seria possível economizar essa quantidade de árvores por ano. “Compramos a casca de coco dos agricultores, criando uma renda extra na base da pirâmide. Os agricultores deixam de queimar as cascas de coco, o que também reduz a poluição ambiental.”
“Nossos CocoPallets podem substituir os paletes de madeira, assim, menos árvores seriam necessárias para esse fim. Além de todas as vantagens explicadas anteriormente, os paletes de coco são resistentes e ocupam menos espaço que os tradicionais. É um tipo de palete mais compacto; 20 cocopallets empilhados medem 0,75 m de altura. Por outro lado, 20 paletes de madeira empilhados medem 2,70 m.”
Também podemos destacar que essa empresa usa a biomimética em seus projetos, que é a ciência que estuda a natureza como fonte de inspiração para novas tecnologias inovadoras, resolvendo problemas humanos que a natureza já solucionou. A ideia central é que a natureza já resolveu muitos dos problemas com os quais estamos lutando. Animais, plantas e micróbios são os engenheiros mais inteligentes no desenvolvimento de estruturas, superfícies e processos, integrando conceitos de reciclagem.
Mais informações: www.cocopallet.com