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Revolução automotiva: Novo pneu sem ar da Michelin pode ser o futuro para veículos elétricos e muito mais

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 28/08/2024 às 19:35
Pneu sem ar, Michelin, futuro dos robotaxis, veículos elétricos, inovação automotiva
Foto: Reprodução

Inovação que transformará a indústria: Pneu sem ar da Michelin aponta o caminho para o futuro dos robotaxis, veículos elétricos e outras soluções de mobilidade

A Michelin, reconhecida por seus pneus convencionais, está agora pavimentando o caminho para o futuro com a tecnologia de pneus sem ar. Cyrille Roget, diretor de comunicações científicas e técnicas da empresa, afirmou recentemente à Green Car Reports que acredita firmemente nessa inovação por uma série de razões.

Ele destacou que globalmente, 20% dos pneus são descartados prematuramente devido a danos como furos e cortes na lateral. Com aproximadamente 1,6 bilhão de pneus alcançando o fim de sua vida útil anualmente, isso representa cerca de 320 milhões de pneus que poderiam ser salvos pela nova tecnologia.

 (Michelin/Divulgação)

Inovação com o Michelin Uptis

O Michelin Uptis (Unique Puncture-proof Tire System) é um protótipo que não só busca minimizar o impacto ambiental, mas também oferecer benefícios tangíveis em termos de durabilidade e manutenção. Pneus sem ar pesam mais que os tradicionais, mas eliminam a necessidade de equipamentos de reposição e manutenção, como macacos e sensores de pressão. Além disso, esses pneus proporcionam uma condução mais segura e consistente, prevenindo furos e estouros.

A Michelin sugere que os pneus sem ar são ideais para veículos elétricos devido ao seu peso maior e para veículos autônomos ou serviços de transporte por aplicativo, que requerem alta disponibilidade e menos manutenção.

Foto: Reprodução

Desenvolvimento e testes

Em 2019, a Michelin e a GM colaboraram para testar o Uptis no Chevy Bolt EV. Embora as conclusões desses testes ainda não tenham sido divulgadas, a tecnologia promete ser uma revolução. Além disso, em 2023, a Michelin começou testes com a DHL Express em Cingapura e com o serviço postal francês La Poste, equipando cerca de 50 veículos de cada frota com pneus Uptis para coletar dados valiosos.

Essa tecnologia, ainda em estágio de protótipo, é um território novo para a Michelin, que possui mais de 130 anos de experiência em pneus convencionais. Segundo Roget, há muito a aprender sobre design, produção e homologação destes novos pneus, com testes programados até o final de 2025.

Parcerias estratégicas e futuro

A Michelin também está em negociações com a Tesla para explorar o uso do Uptis em futuros robotaxis, combinando-o com tecnologias como o carregamento sem fio de veículos elétricos. Apesar de ser um protótipo, a Michelin obteve uma exceção para testar os pneus em condições reais de estrada.

Outros fabricantes, como Hankook, Bridgestone e Goodyear, também estão explorando pneus sem ar. A Toyota e a Sumitomo mostraram conceitos em 2017 que precisavam de melhorias na resistência ao rolamento, um desafio ainda presente nessa nova categoria de pneus.

Foto: Reprodução

Inovações sustentáveis e visão de futuro

Além do Uptis, a Michelin está desenvolvendo novos materiais para seus pneus, incluindo fibra de vidro, para atingir um desempenho comparável aos pneus modernos. Esses pneus têm sido testados internamente e cobriram mais de dois milhões de milhas.

A empresa também está focando em soluções mais sustentáveis para veículos elétricos, que tendem a desgastar pneus mais rapidamente. Isso inclui o desenvolvimento de pneus com materiais sustentáveis, que podem conter 42% ou mais de conteúdo reciclado ou renovável em protótipos previstos para 2025. Além disso, a Michelin está revitalizando a tecnologia de recauchutagem para caminhões, permitindo múltiplas reutilizações da estrutura dos pneus.

As inovações da Michelin não são apenas uma conversa técnica, mas um passo real em direção a uma indústria mais sustentável e eficiente, com o Uptis à frente desta revolução. Esses desenvolvimentos mostram que a empresa não só prevê um futuro sem pneus cheios de ar, mas também um compromisso contínuo com a melhoria e a sustentabilidade de seus produtos.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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