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Revolução automotiva: Novo pneu sem ar da Michelin pode ser o futuro para veículos elétricos e muito mais

Escrito por Lucas Carvalho
Publicado em 28/08/2024 às 19:35
Pneu sem ar, Michelin, futuro dos robotaxis, veículos elétricos, inovação automotiva
Foto: Reprodução

Inovação que transformará a indústria: Pneu sem ar da Michelin aponta o caminho para o futuro dos robotaxis, veículos elétricos e outras soluções de mobilidade

A Michelin, reconhecida por seus pneus convencionais, está agora pavimentando o caminho para o futuro com a tecnologia de pneus sem ar. Cyrille Roget, diretor de comunicações científicas e técnicas da empresa, afirmou recentemente à Green Car Reports que acredita firmemente nessa inovação por uma série de razões.

Ele destacou que globalmente, 20% dos pneus são descartados prematuramente devido a danos como furos e cortes na lateral. Com aproximadamente 1,6 bilhão de pneus alcançando o fim de sua vida útil anualmente, isso representa cerca de 320 milhões de pneus que poderiam ser salvos pela nova tecnologia.

 (Michelin/Divulgação)

Inovação com o Michelin Uptis

O Michelin Uptis (Unique Puncture-proof Tire System) é um protótipo que não só busca minimizar o impacto ambiental, mas também oferecer benefícios tangíveis em termos de durabilidade e manutenção. Pneus sem ar pesam mais que os tradicionais, mas eliminam a necessidade de equipamentos de reposição e manutenção, como macacos e sensores de pressão. Além disso, esses pneus proporcionam uma condução mais segura e consistente, prevenindo furos e estouros.

A Michelin sugere que os pneus sem ar são ideais para veículos elétricos devido ao seu peso maior e para veículos autônomos ou serviços de transporte por aplicativo, que requerem alta disponibilidade e menos manutenção.

Foto: Reprodução

Desenvolvimento e testes

Em 2019, a Michelin e a GM colaboraram para testar o Uptis no Chevy Bolt EV. Embora as conclusões desses testes ainda não tenham sido divulgadas, a tecnologia promete ser uma revolução. Além disso, em 2023, a Michelin começou testes com a DHL Express em Cingapura e com o serviço postal francês La Poste, equipando cerca de 50 veículos de cada frota com pneus Uptis para coletar dados valiosos.

Essa tecnologia, ainda em estágio de protótipo, é um território novo para a Michelin, que possui mais de 130 anos de experiência em pneus convencionais. Segundo Roget, há muito a aprender sobre design, produção e homologação destes novos pneus, com testes programados até o final de 2025.

Parcerias estratégicas e futuro

A Michelin também está em negociações com a Tesla para explorar o uso do Uptis em futuros robotaxis, combinando-o com tecnologias como o carregamento sem fio de veículos elétricos. Apesar de ser um protótipo, a Michelin obteve uma exceção para testar os pneus em condições reais de estrada.

Outros fabricantes, como Hankook, Bridgestone e Goodyear, também estão explorando pneus sem ar. A Toyota e a Sumitomo mostraram conceitos em 2017 que precisavam de melhorias na resistência ao rolamento, um desafio ainda presente nessa nova categoria de pneus.

Foto: Reprodução

Inovações sustentáveis e visão de futuro

Além do Uptis, a Michelin está desenvolvendo novos materiais para seus pneus, incluindo fibra de vidro, para atingir um desempenho comparável aos pneus modernos. Esses pneus têm sido testados internamente e cobriram mais de dois milhões de milhas.

A empresa também está focando em soluções mais sustentáveis para veículos elétricos, que tendem a desgastar pneus mais rapidamente. Isso inclui o desenvolvimento de pneus com materiais sustentáveis, que podem conter 42% ou mais de conteúdo reciclado ou renovável em protótipos previstos para 2025. Além disso, a Michelin está revitalizando a tecnologia de recauchutagem para caminhões, permitindo múltiplas reutilizações da estrutura dos pneus.

As inovações da Michelin não são apenas uma conversa técnica, mas um passo real em direção a uma indústria mais sustentável e eficiente, com o Uptis à frente desta revolução. Esses desenvolvimentos mostram que a empresa não só prevê um futuro sem pneus cheios de ar, mas também um compromisso contínuo com a melhoria e a sustentabilidade de seus produtos.

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Lucas Carvalho

Jornalista experiente com ampla atuação na cobertura de temas relacionados a petróleo, gás e energia renovável. Especialista em análises aprofundadas e tendências do setor, com enfoque em inovações tecnológicas e impacto ambiental. Autor de artigos relevantes na área.

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