Inovação que transformará a indústria: Pneu sem ar da Michelin aponta o caminho para o futuro dos robotaxis, veículos elétricos e outras soluções de mobilidade
A Michelin, reconhecida por seus pneus convencionais, está agora pavimentando o caminho para o futuro com a tecnologia de pneus sem ar. Cyrille Roget, diretor de comunicações científicas e técnicas da empresa, afirmou recentemente à Green Car Reports que acredita firmemente nessa inovação por uma série de razões.
Ele destacou que globalmente, 20% dos pneus são descartados prematuramente devido a danos como furos e cortes na lateral. Com aproximadamente 1,6 bilhão de pneus alcançando o fim de sua vida útil anualmente, isso representa cerca de 320 milhões de pneus que poderiam ser salvos pela nova tecnologia.
Inovação com o Michelin Uptis
O Michelin Uptis (Unique Puncture-proof Tire System) é um protótipo que não só busca minimizar o impacto ambiental, mas também oferecer benefícios tangíveis em termos de durabilidade e manutenção. Pneus sem ar pesam mais que os tradicionais, mas eliminam a necessidade de equipamentos de reposição e manutenção, como macacos e sensores de pressão. Além disso, esses pneus proporcionam uma condução mais segura e consistente, prevenindo furos e estouros.
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A Michelin sugere que os pneus sem ar são ideais para veículos elétricos devido ao seu peso maior e para veículos autônomos ou serviços de transporte por aplicativo, que requerem alta disponibilidade e menos manutenção.
Desenvolvimento e testes
Em 2019, a Michelin e a GM colaboraram para testar o Uptis no Chevy Bolt EV. Embora as conclusões desses testes ainda não tenham sido divulgadas, a tecnologia promete ser uma revolução. Além disso, em 2023, a Michelin começou testes com a DHL Express em Cingapura e com o serviço postal francês La Poste, equipando cerca de 50 veículos de cada frota com pneus Uptis para coletar dados valiosos.
Essa tecnologia, ainda em estágio de protótipo, é um território novo para a Michelin, que possui mais de 130 anos de experiência em pneus convencionais. Segundo Roget, há muito a aprender sobre design, produção e homologação destes novos pneus, com testes programados até o final de 2025.
Parcerias estratégicas e futuro
A Michelin também está em negociações com a Tesla para explorar o uso do Uptis em futuros robotaxis, combinando-o com tecnologias como o carregamento sem fio de veículos elétricos. Apesar de ser um protótipo, a Michelin obteve uma exceção para testar os pneus em condições reais de estrada.
Outros fabricantes, como Hankook, Bridgestone e Goodyear, também estão explorando pneus sem ar. A Toyota e a Sumitomo mostraram conceitos em 2017 que precisavam de melhorias na resistência ao rolamento, um desafio ainda presente nessa nova categoria de pneus.
Inovações sustentáveis e visão de futuro
Além do Uptis, a Michelin está desenvolvendo novos materiais para seus pneus, incluindo fibra de vidro, para atingir um desempenho comparável aos pneus modernos. Esses pneus têm sido testados internamente e cobriram mais de dois milhões de milhas.
A empresa também está focando em soluções mais sustentáveis para veículos elétricos, que tendem a desgastar pneus mais rapidamente. Isso inclui o desenvolvimento de pneus com materiais sustentáveis, que podem conter 42% ou mais de conteúdo reciclado ou renovável em protótipos previstos para 2025. Além disso, a Michelin está revitalizando a tecnologia de recauchutagem para caminhões, permitindo múltiplas reutilizações da estrutura dos pneus.
As inovações da Michelin não são apenas uma conversa técnica, mas um passo real em direção a uma indústria mais sustentável e eficiente, com o Uptis à frente desta revolução. Esses desenvolvimentos mostram que a empresa não só prevê um futuro sem pneus cheios de ar, mas também um compromisso contínuo com a melhoria e a sustentabilidade de seus produtos.