1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Revelada a maior barreira de coral do mundo, com 2.300 km de comprimento: uma das mais belas formações naturais da Terra, visível até do espaço!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Revelada a maior barreira de coral do mundo, com 2.300 km de comprimento: uma das mais belas formações naturais da Terra, visível até do espaço!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 28/05/2024 às 01:21
Revelada a maior barreira de coral do mundo, com 2.300 km de comprimento: uma das mais belas formações naturais da Terra, visível até do espaço!
Grande Barreira de Coral: mais de 2.000 quilômetros de rica biodiversidade. (Steve Parish/Flickr)

Conheça a maior barreira de coral do mundo: a Grande Barreira de Coral Australiana gera 8 bilhões de dólares anuais para a economia do país.

A Grande Barreira de Coral Australiana é uma das mais belas formações naturais da Terra. Composta por quase 3.000 recifes, essa gigantesca formação viva pode ser vista até do espaço e é o lar de uma rica e exuberante biodiversidade. Neste artigo, vamos explorar mais sobre essa fascinante e maior barreira de coral do mundo.

Grande barreira de coral australiana conta com mais de 2.300 km de comprimento

A grande barreira de coral australiana é uma imensa faixa de corais situada entre as praias do Nordeste da Austrália, tendo cerca de 2.300 km de comprimento, uma largura variando entre 3.700 km e cerca de 900 ilhas.

As estruturas que formam os Recifes são compostas por bilhões de minúsculos organismos vivos conhecidos como pólipos de corais. Tendo mais de 400 tipos diferentes de corais em sua estrutura, a maior barreira de coral do mundo é formada a partir de uma união de colônias desses corais no fundo do oceano, o que permite assim, aparecerem na superfície do mar e serem avistadas a longas distâncias.

Essas colônias de corais são bastante coloridas e se alimentam de outros pequenos seres vivos presentes no fundo do oceano como zooplâncton e matéria orgânica. Com seus mais de 2.000 km de comprimento e uma área de aproximadamente 344,4 mil quilômetros quadrados, a grande barreira de coral australiana é a maior de toda a terra, sendo também uma das maiores estruturas feitas unicamente por organismos vivos de todo o planeta.

Sua extensão é tão grande que ela vai desde a região central do Estado de Queensland na Austrália, chegando até a região norte do estado próximo a Papua Nova Guiné.

Milhares de espécies estão presentes na grande barreira de coral australiana

Se você ainda não conseguiu perceber a grande dimensão dessa barreira de coral, saiba que ela pode ser vista até do espaço sideral a olho nu. Isso seria como se você estivesse observando quase dois países do tamanho da Itália bem ao lado do território australiano.

Considerada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, a maior barreira de corais do mundo possui também uma grande importância ecológica, abrigando ela sozinha quase que 10% da biodiversidade de todo o planeta terra. Ela seria comparada com a floresta amazônica dos oceanos por seu tamanho, biodiversidade e importância ambiental. 

Essa fascinante região do planeta abriga milhares de espécies de seres vivos incluindo muitas espécies vulneráveis ou ameaçadas de extinção e algumas outras das quais são endêmicas desse tipo de ecossistema.

Na grande barreira de coral australiana encontramos mais de 400 espécies de corais, 240 espécies de pássaros, 500 espécies de Águas Marinhas, 1600 espécies de peixes, 4.000 espécies de moluscos, seis espécies de tartarugas, 30 espécies de baleias e golfinhos, além de diversos outros seres vivos que se espalham por esse ecossistema riquíssimo.

Maior barreira de coral do mundo gera 8 bilhões de dólares todos os anos

A grande barreira de coral australiana já era conhecida pelos povos aborígenes locais e pelos nativos da Ilha do Estreito de Torres, sendo ela um importante componente para a cultura local. Há vários séculos, a maior barreira de coral do mundo é também um importante ponto turístico para o país, sendo o turismo uma importante atividade para a região.

Movimentando até 8 bilhões de dólares todos os anos, a grande barreira recebe cerca de 2 milhões de visitantes todos os anos, tendo cerca de 1.500 barcos operando diversas excursões na região.

A cidade australiana de Cairns no estado de Queensland é a principal porta de entrada para quem quer conhecer os recifes australianos. É possível mergulhar junto aos corais e animais marinhos, passear por suas ilhas e velejar pela Grande Barreira de coral australiana ou até mesmo sobrevoar este grande paraíso. 

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x