Após mais de 20 anos fora da estrada, a Volkswagen anuncia o retorno do Golf GTI com foco no futuro, 100% elétrico
A Volkswagen está preparando uma revolução para os fãs do Golf GTI. Andreas Mindt, designer chefe da montadora alemã, anunciou que a icônica versão esportiva do Golf terá uma versão totalmente elétrica a partir de 2026. Com um legado que remonta a 1975, o Golf GTI sempre foi um símbolo de esportividade e agora se prepara para uma nova era movida por baterias, de acordo com o site Estadão.
A confirmação veio por meio de uma postagem no Instagram de Mindt, que comparou o Golf GTI original de 1975 com o que parece ser a versão futurista do modelo. Na legenda, ele destacou a importância do GTI na história da Volkswagen e anunciou a chegada da versão elétrica em 2026.
Uma nova era de esportividade com o Golf elétrico
A transformação do Golf GTI em um modelo global sugere que a Volkswagen pretende levar sua esportividade elétrica para todo o mundo. Isso inclui a possibilidade de o veículo ser lançado no Brasil, o que certamente anima os entusiastas do modelo que desapareceu do mercado brasileiro em 2020 após 27 anos de presença.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
A decisão da Volkswagen de eletrificar o Golf GTI não é surpreendente, dada a reputação e o legado do modelo. O visual do próximo GTI elétrico será fortemente inspirado no ID.GTI Concept, apresentado no IAA Mobility em Munique, Alemanha.
Tecnologia e desempenho do Golf elétrico
O Golf GTI elétrico será construído sobre a plataforma MEB 21 EV, a mesma usada no ID2all concept. Com uma arquitetura mais leve e de produção mais simples, o hatch promete um entre-eixos maior e bitolas mais largas que o ID2. Espera-se que ele seja equipado com o novo motor APP550 de 320 cv, uma versão do propulsor que estará no sedã elétrico ID.7.
A chegada do Golf GTI elétrico marca uma nova era para os veículos esportivos, combinando a tradição e o desempenho característicos do modelo com a tecnologia sustentável do futuro. A possibilidade de sua chegada ao Brasil agita os entusiastas e promete uma nova experiência de direção para os amantes da marca.
O clássico Golf GT da Volkswagen
O Volkswagen Golf GTI clássico é um dos carros esportivos mais icônicos da história automotiva. Lançado pela primeira vez em 1976, o Golf GTI (abreviação de “Grand Tourer Injection”) foi um dos primeiros carros compactos a oferecer um desempenho esportivo acessível para o público em geral.
O Golf GTI clássico foi projetado para ser um carro esportivo prático, combinando o tamanho compacto e a economia de combustível do Golf com um motor mais potente e um conjunto de recursos esportivos. Ele foi um dos pioneiros na categoria de “hot hatchbacks”, carros compactos com desempenho esportivo e capacidade para carregar passageiros e bagagens de forma prática.
O motor do Golf GTI original era um 1.6 litros de quatro cilindros com injeção de combustível, que produzia cerca de 110 cavalos de potência. Embora esses números pareçam modestos hoje em dia, na época, o Golf GTI era considerado um carro esportivo muito ágil e divertido de dirigir, graças ao seu peso leve e à suspensão esportiva ajustada.