1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Retorno Triunfal do Golf GTI: carro clássico da Volkswagen reaparece em 2026, após 51 anos fora das estradas! 
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 2 comentários

Retorno Triunfal do Golf GTI: carro clássico da Volkswagen reaparece em 2026, após 51 anos fora das estradas! 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 12/04/2024 às 15:37
Retorno Triunfal do Golf GTI: carro clássico da Volkswagen reaparece em 2024 após 51 anos fora das estradas! 
Foto: Divulgação

Novo VW Golf GTI é anunciado e pode chegar ao mercado automotivo brasileiro em breve. O modelo surge mais de meio século após deixar as estradas.

Volkswagen, uma das marcas de carros mais populares no Brasil e no mundo, gerou muita empolgação ao trazer de volta este ano um carro que não era visto nas estradas há mais de cinco décadas: o Volkswagen Golf GTI. Aqui, você terá acesso a todos os detalhes divulgados pela empresa sobre este carro icônico.

Novo Volkswagen Golf GTI pode chegar ao mercado automotivo em 2026

Segundo informações da mídia, o Chefe de Design da Volkswagen, Andreas Mindt confirmou por meio de seu perfil no Instagram que a marca alemã tem planos para a chegada de um novo modelo GTI a partir de 2026. Desta forma, para o delírio de muitos, agora, o carro será elétrico e deve ter como base no hatch compacto ID. 2.

O designer publicou um desenho de um Volkswagen Golf GTI de 1975 ao lado de um modelo mais recente e confirmou na legenda que em 2026, será apresentado uma versão elétrica do modelo icônico, isto é, anunciando a volta dessa verdadeira lenda.

O VW Golf GTI foi apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 1975, com uma produção de 5 mil unidades. Até então, vendeu mais de 2,8 milhões. Em 2026, a marca revelará a versão elétrica desse modelo icônico.

Desta forma, é possível prever que a próxima geração do Volkswagen Golf GTI deve contar com elementos em comum com o conceito ID GTI revelado em setembro deste ano.

Vale mencionar que o próprio conceito já conta com alguns itens que relembram ao Golf original, como o layout personalizado do painel de instrumentos digital. Para aqueles que não sabem, o modelo original foi lançado em 1975 e, desta forma, conforme as expectativas que foram geradas, ele terá uma versão reestilizada após 51 anos de história.

Próximo Volkswagen Golf GTI pode entregar mais de 245 cv 

O próximo Volkswagen GTI será construído sobre a plataforma modular SSP, que é uma evolução da atual MEB usada pela marca alemã. Muitos detalhes técnicos sobre o modelo ainda são um total mistério, contudo, é provável que o hot hatch ofereça mais do que os 245 cavalos do Golf de oitava geração.

Imelda Labbé, Membro do Conselho de Marca Volkswagen, Vendas, Marketing e Pós-Venda

Previsto para chegar ao mercado europeu em 2026, o Golf GTI de nona geração tem chances de ser comercializado por aqui. Isso porque a versão de produção do ID.2 All – modelo no qual ele pode ser baseado – já teve a estreia confirmada para o país. Antes disso, no entanto, a Volkswagen deve lançar uma reestilização do Golf atual, que não é comercializado no Brasil.

O novo Volkswagen Golf GTI deve vir equipado com baterias variando entre 38 kWh e 56 kWh, sendo voltada ao GTI, com capacidade de carregamento em potência de até 125 kW e uma autonomia de aproximadamente 450 km por recarga.

Vale mencionar que, tendo 4,05 m de comprimento, o ID.2all é bem menor que o Golf, com 4,284 m atualmente, contudo, tem 1,812 m de largura, mais até que os 1,789 m do hatch médio. A base é menor, com 2,60 m ante 2,63 m do Golf, mas isso é o de menos, visto que a MQB-Light pode ser esticada e o próximo Golf tenha por volta de 4,30 m de comprimento e 2,65 m ou 2,70 m de entre eixos.

Conheça a história do VW Golf GTI

Aclamado, o Volkswagen Golf GTI se tornou um dos principais modelos da história do mercado automotivo mundial. Além de ser uma derivação de um dos carros mais vendidos de todos os tempos, a sigla GTI marcou o começo da era dos hot hatches.

Tudo começou em 1974, quando um pequeno grupo de colaboradores da Volkswagen, na Alemanha, comandado pelo então chefe de imprensa da Volkswagen, Anton Konrad, contrariam uma decisão da direção da empresa. O objetivo era não associar seus modelos à rebeldia dos esportivos.

Alguns anos depois do projeto vir à tona, em 1976, o modelo passou a se chamar Volkswagen Golf GTI e foi lançado comercialmente. A princípio, a ideia era ser uma versão especial limitada a 5 mil unidades, mas o sucesso foi tanto que a produção continuou.

Essa primeira versão entregava um motor 1.6 com 112 cavalos de potência e tinha como charme bancos exclusivos com design quadriculado e volante esportivo. Ele alcançava uma velocidade máxima de 185 km/h e podia ir de 0 a 100 km/h em apenas 9,2 segundos.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x