Parceria entre grandes empresas trouxe inédito barco criado para remover manchas de óleo do mar e foi apresentado durante a Rio Oil & Gas
Um dos maiores eventos do setor de óleo e gás no mundo, a Rio Oil & Gas, trouxe diversas inovações das empresas do ramo. Nesse sentido, a Repsol Sinopec apresentou dois dos projetos mais recentes realizado em parceria com a Tidewise. Todavia, ambos os projetos são voltados para o desenvolvimento de um modelo de barco autônomo acoplado a um drone e promete revolucionar o meio offshore.
Segundo Marcelo Andreotti, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Repsol Sinopec Brasil, o objetivo com essa criação é de realizar a manutenção e inspeção de óleo no mar de modo remoto. O barco possui autonomia de até 1100 quilômetros e vai ajudar na identificação dessas manchas e coleta de amostras. Dessa forma, é possível otimizar e intensificar o cuidado com o meio ambiente e reduzir os custos com essas operações. Quer saber mais? Então continue a leitura.
Confira o que os representantes da Repsol Sinopec Brasil e da Tidewise falam sobre o barco autônomo com drone no vídeo abaixo
Projetos USIS e ARIEL têm parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro
Os projetos de parceria entre as empresas se chamam Ariel (Autonomous Robot for Identification of Emulsified Liquids – Robô Autônomo para Identificação de Líquidos Emulsificados) e USIS (tradutor – Sistema de Inspeção Submarina Não Tripulado). Contudo, eles foram desenvolvidos não somente com a parceria entre Tidewise e Repsol Sinopec. Afinal, contou com a participação com laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
- Descubra as Novidades do Google Cloud Summit Brasil para Desenvolvedores!
- ABM Week 2024: Soluções Inovadoras e Sustentabilidade Transformadora na Indústria
- Construsummit 2024: A Maior Edição em Tecnologia e Gestão na Construção Civil com Grandes Nomes!
- Echoenergia Revoluciona com Soluções em Energia Renovável na Ficomex 2024 em Goiânia
Nesse sentido, os principais estudos e o conhecimento produzido na universidade são repassados para a empresa de tecnologia, a Tidewise, que os converte em produtos para a operadora offshore, sendo a Repsol Sinopec. Portanto, a parceria reúne a melhor expertise de cada parte para trazer inovação e tecnologia para o campo offshore, com mais segurança nas inspeções e menor custo.
Barco autônomo com drone promete se mover sozinho até a mancha de óleo no mar
O barco autônomo com drone desenvolvido por essa grande parceria é capaz de se locomover até manchas de óleo provenientes de vazamentos no mar por coordenadas à distância. Em primeiro lugar, ambos recebem as coordenadas da possível mancha e vão até o local. Depois, o drone faz uma varredura na região em busca da extensão da mancha.
Em paralelo a isso, o barco autônomo coleta amostras da água para análise em laboratório com relação à composição de óleo e água. Ambos os projetos receberam premiações internacionais importantes de inovação tecnológica. O ARIEL recebeu o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020 e teve também reconhecimento do Elia Group Open Innovation Challenge 2021.
Rebeca Elian, Head de Growth da Tidewise aponta que a Tidewise é uma startup muito focada em soluções marítimas para contribuir com a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, os projetos USIS e ARIEL cumprem um grande propósito de trazer maior segurança e redução de custos durante a inspeção e monitoramento das manchas de óleo no mar.
Repsol Sinopec prevê investimento de mais de R$200 milhões nos próximos anos durante Rio Oil & Gas
O Marcelo Andreotti, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Repsol Sinopec Brasil, anunciou um investimento de mais de R$200 milhões de reais nos próximos dois anos apenas no Brasil. O objetivo seria estimular o mercado local e expandir seu nome e os negócios no Brasil.
Com isso, a empresa deseja fortalecer sua presença nas Américas, trazendo maior competitividade para o setor. Além disso, a inovação, um dos propósitos da empresa, vai trazer ainda muitos avanços para o cenário offshore nacional.