1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Renault pode cortar até 3 mil empregos no mundo e reduzir 15% de suas áreas de RH, finanças e marketing, diz site francês
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Renault pode cortar até 3 mil empregos no mundo e reduzir 15% de suas áreas de RH, finanças e marketing, diz site francês

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 05/10/2025 às 11:52
Montadora Renault avalia reduzir 15% das funções administrativas e pode eliminar 3 mil postos de trabalho, segundo a imprensa francesa
Montadora Renault avalia reduzir 15% das funções administrativas e pode eliminar 3 mil postos de trabalho, segundo a imprensa francesa
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Montadora francesa avalia corte global que pode atingir setores de recursos humanos, finanças e marketing em meio a reestruturação e incertezas no mercado automotivo

A Renault estuda um novo plano de reestruturação que pode resultar no corte de até 3 mil empregos em todo o mundo, segundo informações do site francês l’Informe, citadas pela agência France Press. A medida faz parte de uma estratégia da montadora para reduzir 15% dos postos de trabalho em áreas administrativas e de suporte, como recursos humanos, finanças e marketing, diante do cenário de forte competição e desaceleração nas vendas globais.

Em comunicado, a Renault afirmou que nenhuma decisão final foi tomada, mas confirmou que avalia formas de simplificar sua estrutura, acelerar processos internos e reduzir custos fixos. O anúncio ocorre em meio a um ambiente de incerteza para a indústria automotiva, marcada pela transição tecnológica, altos custos de eletrificação e margens mais apertadas.

Reestruturação atinge áreas administrativas e não a produção

Renault pode cortar até 3 mil empregos no mundo e reduzir 15% de suas áreas de RH, finanças e marketing, diz site francês

De acordo com a imprensa francesa, os cortes planejados não afetariam diretamente as linhas de produção, mas sim as áreas corporativas e de suporte nas sedes da companhia na Europa e em outras regiões.

O plano estaria sendo analisado pela alta direção da Renault como parte de um programa de eficiência operacional iniciado ainda em 2023.

Fontes próximas à empresa afirmam que o objetivo é reduzir a sobreposição de funções entre as marcas do grupo e adaptar a estrutura ao novo modelo de negócios, mais voltado para a mobilidade elétrica, digitalização e parcerias estratégicas.

A medida também busca liberar recursos para investimentos em novos projetos de veículos elétricos e em tecnologias de software automotivo.

Mercado automotivo pressiona por margens e ajustes

A Renault enfrenta um dos períodos mais desafiadores da indústria automotiva global, com queda na demanda por veículos na Europa e margens comprimidas pelo aumento dos custos de energia e de matérias-primas.

Além disso, a concorrência com fabricantes chinesas, que oferecem elétricos com preços agressivos, tem forçado as montadoras europeias a rever suas estratégias de custo e produção.

Especialistas apontam que a eletrificação acelerada exige grandes investimentos, mas ainda não gera retorno suficiente para sustentar o mesmo nível de emprego e estrutura administrativa.

Nesse contexto, empresas como Volkswagen, Stellantis e Ford também anunciaram cortes de pessoal e revisões de operações na Europa e nos Estados Unidos.

Parcerias e novos rumos para a Renault

A montadora vem passando por uma profunda transformação desde a saída de Carlos Ghosn, ex-CEO que liderou a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

Sob nova gestão, a empresa tem apostado em parcerias estratégicas com montadoras e empresas de tecnologia, buscando equilibrar custos e acelerar o desenvolvimento de carros elétricos e conectados.

Na América do Sul, a Renault tem estudado novos acordos industriais, incluindo uma possível produção conjunta com a chinesa Chery, o que sinaliza uma mudança estrutural na sua forma de operar.

A empresa também retomou investimentos em fábricas no Brasil e na Argentina, mas mantém o foco principal na reestruturação global para garantir competitividade nos mercados mais maduros.

Incertezas e impacto sobre funcionários

A possibilidade de corte de 3 mil postos gerou preocupação entre os sindicatos franceses, que exigem garantias de proteção aos trabalhadores e transparência sobre os critérios de demissão.

Em resposta, a Renault reiterou que as discussões ainda estão em fase preliminar e que pretende conduzir o processo dentro da legislação trabalhista de cada país.

“Dadas as incertezas no mercado automotivo e o ambiente extremamente competitivo, confirmamos que estamos considerando maneiras de otimizar nossos custos fixos e melhorar a execução de nossos projetos”, informou a empresa em nota.

Mesmo sem números oficiais, analistas de mercado afirmam que os cortes, se confirmados, podem gerar economia anual superior a € 300 milhões, fortalecendo o caixa da companhia em meio ao aumento dos custos de transição para veículos elétricos e híbridos.

A possível decisão da Renault de cortar milhares de empregos reforça o clima de readequação global no setor automotivo, onde grandes montadoras buscam equilibrar custos e investimentos em inovação.

Enquanto algumas apostam na expansão da produção de elétricos, outras precisam enxugar estruturas corporativas para sobreviver à nova fase da indústria.

Você acredita que essas demissões fazem parte de uma estratégia necessária de adaptação ou revelam uma crise mais profunda na Renault e no setor automotivo europeu? Deixe sua opinião nos comentários, queremos ouvir quem acompanha de perto as transformações da indústria.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x