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Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 10 comentários

Renault Niagara chega para abalar o mercado: Produção de 65.000 unidades por ano e rivalidade direta com Fiat Toro

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 19/11/2024 às 11:43
Renault Niagara chega para abalar o mercado: Produção de 65.000 unidades por ano e rivalidade direta com Fiat Toro
Aposta da Renault para rivalizar com a Fiat Toro tem produção confirmada (Imagem: Reprodução)

Marca confirma fabricação de 65.000 unidades anuais da Renault Niagara para atender mercados brasileiro e argentino. Nova picape promete ser a grande rival da Fiat Toro.

A Renault está acelerando o desenvolvimento da Renault Niagara, sua nova picape média que chega para encarar rivais de peso, como Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick. A novidade, com cerca de cinco metros de comprimento, promete mexer com o segmento e já tem produção confirmada: serão 65.000 unidades anuais para atender os mercados do Brasil, Argentina e exportação.

O anúncio foi feito por Pablo Sibilla, presidente da Renault na Argentina, em entrevista ao jornal La Nación. Segundo Sibilla, a produção da Renault Niagara começará no segundo semestre de 2026, marcando a entrada da marca em um mercado competitivo.

Foco na tecnologia híbrida da Renault Niagara

Renault Niagara chega para abalar o mercado: Produção de 65.000 unidades por ano e rivalidade direta com Fiat Toro

A Renault Niagara será montada na plataforma modular RGMP, trazendo uma configuração de cabine dupla e capacidade de carga em torno de 700 kg. Apesar de muitos esperarem um motor diesel dCi, as exigências ambientais do Proconve L8 no Brasil abriram espaço para a adoção de motorização híbrida.

Entre as opções mais prováveis, a Renault deve apostar no motor HR13 1.3 Turbo com tecnologia MHEV (híbrido leve) de 48V, oferecendo cerca de 170 cavalos e transmissão automatizada de dupla embreagem com seis ou sete marchas. O motor, já produzido no Paraná, também equipará outros modelos da marca, o que ajudará a reduzir custos.

Além disso, há rumores sobre o uso de um novo conjunto híbrido não plug-in, desenvolvido na Espanha, que poderia oferecer ainda mais potência com um motor 1.8 litro. Contudo, a opção pelo HR13 Turbo flex surge como a escolha mais viável para atender à demanda da região.

Rivalidade com a Fiat Toro e tecnologia de ponta

A Renault Niagara não será apenas mais uma picape no mercado. A marca francesa quer posicioná-la como uma alternativa tecnológica e acessível às líderes do segmento, como a Fiat Toro.

A transmissão de dupla embreagem (EDC) garante um desempenho superior ao tradicional CVT, oferecendo força nas rodas dianteiras. Para o mercado argentino, porém, uma versão AWD pode estar no radar, assim como acontece com a Oroch.

Expectativa de estreia no Brasil

O projeto da Renault Niagara reforça a estratégia da marca para crescer no segmento de picapes médias. Com previsão de estreia em 2026, ela promete ser uma forte concorrente da Fiat Toro, unindo tecnologia híbrida, desempenho e preço competitivo para ganhar espaço no Brasil e na América Latina. Aguardamos ansiosos por essa nova aposta da Renault!

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Getúlio Carvalho Jr
Getúlio Carvalho Jr
19/11/2024 22:18

A Renault simplemente não se interessa pelo mercado brasileiro. Nem se incomoda de não estar entre as 3 maiores o Brasil. Pouca revendas e poucos modelos e preços fora do real valor do que entrega (vide fluence, Oroch, Zoe e Captur). Tivesse trazido o Clio europeu e no momento certo, não tinha para ninguém, assim como o Koleos.
Quando a Niagara estiver na praça, certamente a concorrência, como a Toro, já vai ter se mexido, se bobear até a Tarok deve estar rodando.
Pena.

Marcos Silva
Marcos Silva
20/11/2024 08:42

Pra esse tipo de veículo abordar o público que se propõe (visível pela caracterização visual). Ela precisa ser equipada com motor turbo diesel 4×4. Quem vai fazer um off-road com motor híbrido?
Caso contrário mais um fracasso nas vendas. A Toro tem a opção diesel (Ranch)
Que é uma excelente opção pro produtor rural. Mais uma vez Renault sendo Renault no Brasil. Uma pena.

Adailton Ferreira Lima
Adailton Ferreira Lima
20/11/2024 08:59

Meu Deus!!! Está Renault não aprende mesmo. Lançar um veículo com esta proposta com dupla embreagem é estar fadado ao fracasso.

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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