Marca confirma fabricação de 65.000 unidades anuais da Renault Niagara para atender mercados brasileiro e argentino. Nova picape promete ser a grande rival da Fiat Toro.
A Renault está acelerando o desenvolvimento da Renault Niagara, sua nova picape média que chega para encarar rivais de peso, como Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick. A novidade, com cerca de cinco metros de comprimento, promete mexer com o segmento e já tem produção confirmada: serão 65.000 unidades anuais para atender os mercados do Brasil, Argentina e exportação.
O anúncio foi feito por Pablo Sibilla, presidente da Renault na Argentina, em entrevista ao jornal La Nación. Segundo Sibilla, a produção da Renault Niagara começará no segundo semestre de 2026, marcando a entrada da marca em um mercado competitivo.
Foco na tecnologia híbrida da Renault Niagara
A Renault Niagara será montada na plataforma modular RGMP, trazendo uma configuração de cabine dupla e capacidade de carga em torno de 700 kg. Apesar de muitos esperarem um motor diesel dCi, as exigências ambientais do Proconve L8 no Brasil abriram espaço para a adoção de motorização híbrida.
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Entre as opções mais prováveis, a Renault deve apostar no motor HR13 1.3 Turbo com tecnologia MHEV (híbrido leve) de 48V, oferecendo cerca de 170 cavalos e transmissão automatizada de dupla embreagem com seis ou sete marchas. O motor, já produzido no Paraná, também equipará outros modelos da marca, o que ajudará a reduzir custos.
Além disso, há rumores sobre o uso de um novo conjunto híbrido não plug-in, desenvolvido na Espanha, que poderia oferecer ainda mais potência com um motor 1.8 litro. Contudo, a opção pelo HR13 Turbo flex surge como a escolha mais viável para atender à demanda da região.
Rivalidade com a Fiat Toro e tecnologia de ponta
A Renault Niagara não será apenas mais uma picape no mercado. A marca francesa quer posicioná-la como uma alternativa tecnológica e acessível às líderes do segmento, como a Fiat Toro.
A transmissão de dupla embreagem (EDC) garante um desempenho superior ao tradicional CVT, oferecendo força nas rodas dianteiras. Para o mercado argentino, porém, uma versão AWD pode estar no radar, assim como acontece com a Oroch.
Expectativa de estreia no Brasil
O projeto da Renault Niagara reforça a estratégia da marca para crescer no segmento de picapes médias. Com previsão de estreia em 2026, ela promete ser uma forte concorrente da Fiat Toro, unindo tecnologia híbrida, desempenho e preço competitivo para ganhar espaço no Brasil e na América Latina. Aguardamos ansiosos por essa nova aposta da Renault!
A Renault simplemente não se interessa pelo mercado brasileiro. Nem se incomoda de não estar entre as 3 maiores o Brasil. Pouca revendas e poucos modelos e preços fora do real valor do que entrega (vide fluence, Oroch, Zoe e Captur). Tivesse trazido o Clio europeu e no momento certo, não tinha para ninguém, assim como o Koleos.
Quando a Niagara estiver na praça, certamente a concorrência, como a Toro, já vai ter se mexido, se bobear até a Tarok deve estar rodando.
Pena.
Pra esse tipo de veículo abordar o público que se propõe (visível pela caracterização visual). Ela precisa ser equipada com motor turbo diesel 4×4. Quem vai fazer um off-road com motor híbrido?
Caso contrário mais um fracasso nas vendas. A Toro tem a opção diesel (Ranch)
Que é uma excelente opção pro produtor rural. Mais uma vez Renault sendo Renault no Brasil. Uma pena.
Meu Deus!!! Está Renault não aprende mesmo. Lançar um veículo com esta proposta com dupla embreagem é estar fadado ao fracasso.