Com motor 2.0 confiável, espaço de sobra, câmbio automático e muito conforto, o Renault Megane Grand Tour AT 2010 é um dos melhores carros para quem busca luxo e praticidade por menos de R$ 35 mil. Mas por que ele carrega tanta fama injusta? Descubra a verdade sobre esse carro incrível!
Se você está procurando um carro espaçoso, confortável e bem equipado por até R$ 35 mil, o Renault Megane Grand Tour AT 2010 pode ser uma das melhores opções do mercado. No entanto, esse modelo sofre com um preconceito injusto por parte dos brasileiros, que insistem em chamá-lo de “bomba” sem realmente conhecer suas qualidades.
Renault Megane Grand Tour AT 2010
O Renault Megane Grand Tour AT 2010 tem tudo para ser um dos melhores carros custo-benefício do mercado de usados. Ele oferece muito espaço, motor confiável e um nível de conforto que rivais da época não entregavam.
Porém, muita gente torce o nariz para esse modelo, alegando que é um carro problemático. Mas a verdade é que essa fama vem de desinformação e falta de manutenção adequada por parte dos antigos donos.
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Comparação com rivais da época
Na época, ele competia com carros como Toyota Fielder, Hyundai i30 CW, Peugeot 307 SW e VW Jetta Variant. No entanto, ele foi um dos últimos do segmento a sair de linha, tornando-se uma opção rara no mercado.
O que ele tem que os outros não tinham? Mais equipamentos, motor potente e um câmbio automático para quem quer conforto.
Motor confiável e espaçoso como poucos no mercado
Muita gente não sabe, mas o motor F4R 2.0 16V do Renault Megane Grand Tour AT 2010 é o mesmo encontrado em carros mais novos e até em esportivos. Ele equipa modelos como Renault Duster 2.0, Renault Captur 2.0 e até o Sandero RS.
Se esse motor fosse ruim, a Renault jamais o utilizaria em modelos atuais, certo?
O Megane Grand Tour não é apenas uma perua comum. Ele tem um porta-malas gigantesco de 520 litros, que pode chegar a 1.600 litros com os bancos rebatidos.
O espaço interno é impressionante. Passageiros do banco de trás têm conforto de sobra, algo raro em carros dessa faixa de preço.
Câmbio AL4: Vilão ou mal compreendido?
O câmbio AL4 é um dos principais motivos da fama negativa do carro. Mas ele é realmente um problema?
A resposta é não, desde que seja feita a manutenção correta. O grande erro de muitos donos é não trocar o óleo do câmbio a cada 40.000 km. Quem cuida direito dificilmente enfrenta problemas graves.
Se você busca conforto e dirige sem exageros, sim. O AL4 não é um câmbio esportivo, mas faz bem o trabalho para quem quer um carro espaçoso e automático por um preço acessível.
Manutenção, consumo e custo-benefício desse Renault
Outro mito sobre o Renault Megane Grand Tour AT 2010 é que ele tem manutenção cara. Mas será que isso é verdade?
Aqui estão alguns valores médios para peças e manutenção:
- Troca de óleo e filtros: R$ 360
- Jogo de amortecedores: R$ 2.300
- Jogo de velas: R$ 130
- Correia dentada: R$ 300 a R$ 900
- Jogo de bobinas: R$ 800
- Radiador: R$ 800
Se compararmos com outros carros 2.0 automáticos, esses valores não são nada exorbitantes.
Consumo real na estrada e na cidade
O consumo de um carro automático 2.0 nunca será econômico, mas o Megane Grand Tour AT 2010 surpreende:
- Estrada: Média de 15 km/l (a 100 km/h constantes)
- Cidade: Média de 7 a 8 km/l
Para um carro espaçoso e automático, são números bastante aceitáveis.
Um excelente carro muito confortável
Mas como todos os carros tem que fazer todas manutenção e não gambiarra igual muitos está acostumado
Alguém quer comprar o meu vendo baratinho
o meu câmbio manual só ano passado me levou 13 mil em manutenção