O Renault Kardian se destaca pela sua engenharia robusta e mecânica eficiente, mas será que o visual acompanha o desempenho? Veja a avaliação detalhada deste novo SUV que promete incomodar seus concorrentes.
O que você espera de um SUV moderno? Um conjunto mecânico impecável ou um visual de arrepiar? Pois bem, o Renault Kardian veio para dividir opiniões. De acordo com especialista mecânico da High Torque, a mecânica é de ponta, o motor Renault surpreende e, por incrível que pareça, o carro entrega uma performance sólida. Mas, e a estética? Fica devendo um pouco. O Kardian é aquele carro que brilha pela performance, mas talvez você olhe duas vezes antes de achar que ele tem “cara de mal”.
Com um motor bem estruturado, de origem Renault-Nissan-Mercedes, o Renault Kardian chegou ao mercado com a promessa de ser um concorrente direto de SUVs como o Fiat Fastback e o VW Nivus. No entanto, sua aparência “descolada demais” pode não agradar a todos, principalmente quem busca uma estética mais agressiva. Mesmo assim, o Kardian tem muito a oferecer, especialmente para aqueles que valorizam a engenharia por trás do capô.
Renault Kardian surpreende com motor
Ao falar do Renault Kardian, é impossível não destacar o motor Renault que equipa este SUV. Para os que esperavam um motor 3 cilindros turbo já conhecido da linha, a surpresa foi grande. O motor de 1.3L, que originalmente equipa modelos como o Captur, foi ajustado para entregar eficiência em um SUV mais compacto. E aqui vai uma verdade: esse motor é um Mercedes disfarçado. Sim, é isso mesmo!
-
Sedã híbrido da BYD promete rodar até 2.000 km com uma carga e tanque, entenda a tecnologia
-
Parou de ser fabricado na geração anterior, mas ainda é um dos favoritos dos motoristas de app: o sedã automático da Nissan com porta-malas gigante e manutenção barata
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas é mais econômica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preços e o que muda nas novas versões
A aliança Renault-Nissan-Mercedes colocou a mão na massa e entregou um motor que, mesmo vibrando um pouco como todo bom três cilindros, surpreende pela sua eficiência e pelo trabalho minucioso de engenharia para anular vibrações.
Equipado com um sistema de dupla embreagem banhado a óleo
Agora, vamos aos detalhes que importam para os verdadeiros amantes de mecânica. O Renault Kardian vem equipado com um sistema de dupla embreagem banhado a óleo. Isso significa menos desgaste, mais suavidade nas trocas de marcha e uma experiência de condução superior ao que você encontra em câmbios CVT. É o tipo de transmissão que coloca no bolso muitos concorrentes nessa faixa de preço. Para quem gosta de sentir as marchas sendo trocadas de forma rápida e precisa, esse SUV é um prato cheio.
Falta um pouco de testosterona no visual
Mas, será que só de motor vive o Kardian? Nem tanto. A estética, com essa pintura chamativa e o design mais jovem, pode dividir opiniões. Ele não tem aquela cara de mal que alguns SUVs trazem. Falta um pouco de testosterona no visual, principalmente quando comparado a modelos como o Fiat Fastback.
No entanto, a construção refinada do Kardian merece elogios. O alinhamento de peças, a qualidade dos acabamentos e a atenção aos detalhes são visíveis. É um carro bem feito, com uma plataforma moderna e bem alinhada aos padrões europeus.
Visual mais leve e descolado
Agora, quem vai gostar desse carro? Na opinião do mecânico da High Torque, o público feminino pode se encantar com o visual mais leve e descolado do Kardian. A combinação de cores, o teto preto e as rodas chamativas conferem um charme que pode atrair um público jovem e que busca um carro moderno e estiloso. E, para quem tem filhos, o espaço interno é um bom ponto de venda. Com um porta-malas amplo e acabamento confortável, o Kardian oferece praticidade sem deixar de lado o estilo.
Acabamento traseiro
No entanto, nem tudo são flores. O acabamento traseiro deixa um pouco a desejar quando comparado à frente do carro. E, vamos ser sinceros, a falta de saídas de ventilação para os passageiros traseiros pode incomodar, especialmente em dias mais quentes. Mas, o ar-condicionado eficiente compensa, distribuindo o ar de forma razoavelmente uniforme. Ainda assim, não seria melhor ter aquelas saídas de ar atrás?
Renault Kardian é um bom negócio?
Agora, a grande questão: vale a pena investir no Renault Kardian? Se você procura um carro com mecânica bem ajustada, um motor confiável e um câmbio eficiente, a resposta é sim. O Kardian pode não ter o visual mais agressivo, mas coloca no bolso muitos concorrentes quando o assunto é performance e construção. Para quem conhece de mecânica, este é um SUV que vai impressionar. No entanto, se você está em busca de um carro com mais presença visual, pode ser que ele não seja sua primeira escolha.
O Renault Kardian é, sem dúvida, uma aposta ousada da Renault. Sua mecânica afiada, motor Renault confiável e câmbio de dupla embreagem o colocam à frente de muitos concorrentes. O preço do Renault Kardian 2024 está em 106 mil reais.
No entanto, seu visual mais “amigável” pode não agradar a quem busca um SUV com uma cara mais agressiva. Você prefere desempenho ou visual imponente? Vamos discutir nos comentários!
Com equipamentos principais de geração anterior, o kardian tem uma multimidia péssima, painel de instrumentos desatualizado e cada vez q vice liga o carro tem de mudar a versão q quer no multisense pois ele não memoriza a sua opção. Por isso em 2025, irá surgir a versão Iconic, com substitui dos equipamentos de gerações antigas para fazer frt a novas versões de modelos bem conhecidos.
A quem a Renault pensa que engana com está estória de querer se afastar da Dacia ?? Este Kardian nada mais é do que o Stepway europeu com outro nome, mesma plataforma, mesmo motor, mesmo interior, porém ficou legal. Tenho um Sandero RS 2022 e no momento que ela resolveu acabar com o carro, perdeu um cliente. Teria sido muito interessante e mais inteligente, trazer a nova linha Sandero europeu, onde seguidamente é líder em vendas, aí fica a pergunta, será que o europeu é **** e nós é que somos espertos ?? No portifólio atual no Brasil, não há nada mais que me interesse.
Eu tenho um renault Kardian versão premium. E digo com satisfação. Foi o melhor carro que tive até o momento. Seu torque com 22,4 kgm força. É sensacional. Supera o duster intenso, supera o pulse. Além de ser econômico na via urbana. Estou fazendo 12km/L gasolina no modo eco. Num trânsito de matar aqui em Recife. E tô nem aí se tem cara de mal. Pra mim ele parece um transformers. E já batizei ele de Jazz ( O Tenente). Ele é um autobots do grupo de Optimus Prime.