Com preço na faixa de R$ 119 mil, a versão de entrada do Renault Kardian Evolution 2025 agrada quem busca um SUV turbo com câmbio manual, mas, curiosamente, é mais lenta que a automática.
O Renault Kardian se tornou o SUV mais vendido da marca no Brasil, superando até mesmo o veterano Duster. O modelo, lançado em março de 2024, vendeu mais de 24.000 unidades em menos de um ano, e grande parte desse sucesso se deve à sua versão de entrada, a Renault Kardian Evolution 2025 com câmbio manual.
De acordo com uma avaliação completa do modelo, esta versão é a porta de entrada para o universo turbo da Renault. No entanto, ela apresenta um paradoxo interessante: embora seja a escolha dos puristas que preferem o câmbio manual, seu desempenho é inferior ao da versão automática.
O que é o Kardian Evolution Manual? A porta de entrada para o novo SUV da Renault
O Renault Kardian Evolution 2025 é a versão mais acessível do novo SUV compacto da marca. Com um preço que gira em torno de R$ 119.000, ele foi criado para ser uma opção competitiva e de alto volume.
-
Sedã híbrido da BYD promete rodar até 2.000 km com uma carga e tanque, entenda a tecnologia
-
Parou de ser fabricado na geração anterior, mas ainda é um dos favoritos dos motoristas de app: o sedã automático da Nissan com porta-malas gigante e manutenção barata
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas é mais econômica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preços e o que muda nas novas versões
Apesar de ser a versão de entrada, ele já vem bem equipado e oferece o mesmo motor turbo das versões mais caras, mas com a opção do câmbio manual de seis marchas, um diferencial para uma parcela do público.
O coração turbo: motor 1.0 de 125 cavalos e o câmbio de 6 marchas
O motor do Kardian é um 1.0 TCe (turbo) de três cilindros, que entrega 125 cavalos de potência e 22,4 kgf.m de torque quando abastecido com etanol. O propulsor conta com injeção direta e é acoplado a um câmbio manual de seis marchas com engates curtos e precisos.
Um detalhe importante é que o motor utiliza corrente de comando, em vez da polêmica correia dentada banhada a óleo presente em outros motores turbo do mercado.
O paradoxo do desempenho: por que o manual é mais lento que o automático?
Aqui está o ponto mais curioso sobre o Renault Kardian Evolution 2025. Embora o câmbio manual seja geralmente associado a uma pegada mais esportiva, nesta versão ele é mais lento que o automático.
- 0 a 100 km/h: A versão manual faz em 11 segundos. A versão com câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT) faz o mesmo em cerca de 10 segundos.
- Consumo na Cidade: O modelo manual também é um pouco menos econômico na cidade. Segundo dados do Inmetro, ele faz 8,4 km/l com etanol, enquanto a versão automática faz um pouco mais.
A diferença de preço entre as duas versões é de cerca de R$ 10.000, o que coloca o consumidor em um dilema: economizar na compra ou ter um pouco mais de desempenho e comodidade.
O que ele oferece? Equipamentos e espaço interno
Um dos grandes trunfos do Renault Kardian Evolution 2025 é sua lista de equipamentos de série. Mesmo na versão de entrada, ele vem com:
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina).
- Controle de estabilidade e tração.
- Assistente de partida em rampa.
- Painel de instrumentos digital de 7 polegadas.
- Central multimídia com espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.
O espaço interno é outro ponto forte. Com 2,60 metros de entre-eixos, ele oferece um bom espaço para os passageiros no banco de trás. O porta-malas tem capacidade para 358 litros.
Para quem vale a pena o Kardian manual?
O Renault Kardian Evolution 2025 com câmbio manual é a escolha ideal para um perfil de consumidor bem definido. Ele atende perfeitamente a quem busca o menor preço para ter um SUV turbo na garagem e, principalmente, para quem faz questão da experiência de dirigir um carro com câmbio manual.
Para este público, o pequeno sacrifício no desempenho é compensado pela economia na hora da compra e pelo prazer de ter o controle total das trocas de marcha. No entanto, para quem prioriza o máximo de agilidade e conforto, a versão com câmbio DCT pode ser a escolha mais racional.
E você, o que acha? Vale a pena economizar R$ 10 mil e levar o câmbio manual, mesmo sendo um pouco mais lento? Deixe sua opinião nos comentários.
Câmbio raiz sem dúvida!
O problema e trocar um câmbio CVT já consolidado por um de dupla embreagem. A manutenção deve ser um absurdo de caro.
Manual! Sempre! !
Motorzinho turbinado na mão!!!
É isso aí motor turbinado no controle do motorista dá uma sensação gostosa de interação homem máquina,pra quem gosta de dirigir é excelente 🌟⭐