O Renault Clio 2024 ressurge e promete abalar o mercado automotivo brasileiro. O veículo foi redesenhado e agora conta com nova motorização e design para agradar o público.
A Renault, famosa montadora mundial, anuncia a volta triunfal de um dos carros mais populares no mercado brasileiro. O Renault Clio 2024 promete uma ressurreição confirmada após 7 anos. O compacto recebe sua reestilização de meia vida para a quinta geração, com um novo design, utilizado nos últimos lançamentos de SUVs, como o Espace e Austral.
Confira todos os detalhes revelados do Renault Clio 2024
O modelo recebeu mudanças significativas, principalmente na parte frontal, onde está com faróis mais finos, acompanhado por linhas na parte debaixo e uma grade bem larga e pontilhada. A iluminação diurna em LED aparece não apenas com a barra na parte superior dos faróis, como também nas linhas que vão rumo ao para-choque, em uma peça com um formato que remete à metade do losango, logo da empresa.
Na parte traseira, a Renault apostou em lanternas claras para o Renault Clio 2024, algo que não é mais tão comum. O difusor no para-choque traseiro pode ser diferente de acordo com a versão e se possui um motor normal ou híbrido.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
O interior do Renault Clio 2024 também está diferente, ainda apoiando seu design no uso de uma tela vertical para a central multimídia, que pode ser de 7 ou 9,3 polegadas, contando com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O painel de instrumentos é totalmente digital, com display de 10 ou 7 polegadas, a depender da versão. Entre os equipamentos, a Renault destaca a câmara 360º, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e 18 outros assistentes de condução.
Desempenho do novo Renault Clio 2024 surpreende mercado automotivo
Com as regras do Euro 7 mais perto a cada ano, a Renault aposta em um motor 1.0 SCe de três cilindros com 65 cavalos. Logo acima estará o turbo de 90 cavalos. Entretanto o destaque será o 1.6 híbrido de 145 cavalos, combinado a um par de propulsores elétricos e um conjunto de baterias de 1,2 kWh. Curiosamente, ainda contará com uma opção diesel, mesmo que a Renault esteja se afastando deste combustível, com um 1.5 de 100 cavalos. Por fim, contará com 1.0 turbo abastecido com gás natural comprimido.
Enquanto o Renault Clio muda na Europa, a Renault tem outros planos para o Brasil. A montadora está atuando em um novo SUV compacto, que apareceu com imagens de registro no país e a marca até mesmo cogita reviver o nome Clio para o modelo. A expectativa é que seja apresentado ainda em 2023.
A história do Renault Clio por aqui
Desde que foi lançado, na década de 90, o modelo seguiu uma trajetória de sucesso contínua, com quase 16 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. O carro é simplesmente o modelo francês mais vendido de todos os tempos. 16 milhões é um número que impressiona.
Para se ter uma ideia, se fossem enfileiradas, estas milhões de unidades dariam 1,6 volta ao redor da terra. Este sucesso pode ser explicado pelo fato de que, desde que chegou para substituir o Renault 5,o Clio revolucionou o segmento de compactos urbanos multifuncionais.
Ele introduziu melhorias no segmento em todos os aspectos, com uma diversidade de versões fazendo com que sempre houvesse um Clio para satisfazer a todos os estilos de vida, além de preços que se mantiveram em patamares bastante acessíveis. Cada geração contribuiu com aprimoramentos ao DNA da geração anterior. Devido a estas evoluções, mais de 30 anos depois de ser lançado, continua sendo um dos mais icônicos do segmento.