Novo carro elétrico da Renault chegará em breve. Marca desenvolve divisão com foco na criação de carro elétrico popular que mudará o rumo do mercado automotivo.
A Ampere, divisão da Renault encarregada de impulsionar a transição para carros elétricos, detalhou seus planos para o futuro durante o Investor Day. Sob a liderança de Luca de Meo e estabelecida no início de novembro, a Ampere tornou-se uma empresa independente focada na produção de um carro elétrico popular e software.
Ampere promete lançar carro elétrico popular
A nova divsião emprega 11 mil pessoas, 35% das quais são engenheiros, que acompanharão de perto o trabalho nas fábricas de ElectriCity, Cléon e Ruitz. No total, a empresa tem capacidade para 400 mil veículos por ano, subindo para 620 mil até 2028. Números importantes, que abrem caminho para um novo carro elétrico da Renault em um futuro próximo.
A Ampere afirma que deseja democratizar os carros elétricos na Europa, atingindo a paridade de preços entre modelos elétricos e de combustão interna, à frente de seus concorrentes nos segmentos B e C. Segundo a empresa, essas duas categorias representarão 75% do mercado de veículos elétricos até 2030 e por esse motivo duas plataformas já estão disponíveis para o desenvolvimento do carro elétrico da Renault
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A plataforma AmpR Small para o segmento B, antes conhecida como CMF-B EV, e a AmpR Medium para o segmento C, antinga CMF-EV. Além de lançar essas arquiteturas, a empresa reduzirá custos para lançar um carro elétrico popular. Especificamente até 2028, a empresa planeja reduzir as despesas variáveis entre a primeira e a segunda geração de veículos elétricos do segmento C em 40% através das seguintes intervenções:
Redução de 25% no custo do motor de carro elétrico, redução de 50% no custo da bateria por veículo para a mesma autonomia, redução de 25% no custo da plataforma por veículo, redução de 15% no custo da carroceria por veículo e eficiência operacional resultando em redução de 50% nos custos logísticos e de produção.
Ampere deseja atingir paridade de preços até 2027/2028
Desta forma, a Ampere já alcançou parcialmente esse objetivo com o Scenic E-Tech, cujo total de manutenção, segundo cálculos da própria empresa, é igual ao dos veículos híbridos. De maneira geral, a empresa visa atingir a paridade de preços até 2027/2028 com a segunda geração, sucessoras do Megane E-Tech e do Scenic E-Tech.
Ao mesmo tempo, a linha se expandirá de forma constante, com o Renault 5 em 2024 e o Renault 4 em 2025, aos quais se juntará o “Legend”, um modelo do segmento A que será revelado no Capital Markets Day da Ampere. E a linha será ampliada, com o acréscimo de dois carros elétricos da Renault para a segunda geração, para um total de sete carros até 2031.
Novo carro elétrico popular da Renault deve chegar em 2024
O Scénic E-Tech estará no mercado no começo do próximo ano com um preço de entrada de aproximadamente 40 mil euros.
A sustentabilidade está no centro do projeto deste carro elétrico da Renault, com até 95% de materiais recicláveis. Já o Renault 5 será revelado já no primeiro trimestre de 2024 e representa o renascimento de um modelo icônico. Este carro elétrico popular oferece uma autonomia de 400 km por um preço de entrada de 25 mil euros, o que o coloca em concorrência com os híbridos do segmento B.
Já o Renault 4 será lançado em 2025 e compartilhará vários elementos do Renault 5 como a plataforma AmpR Small e o sistema de informação e entretenimento. Por fim, o Legend será o carro elétrico da Renault focado no ambiente urbano, com consumo estimado de 10 kWh por 100 km, uma redução de 75% nas emissões de CO2 se comparado com os modelos à combustão vendidos no mercado europeu deste ano.