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Recorde histórico! Venda de carros elétricos no Brasil deve alcançar novo pico em 2025 com o avanço das montadoras chinesas e crescimento dos modelos plug-in

Escrito por Rannyson Moura
Publicado em 08/09/2025 às 09:45
Venda de carros elétricos no Brasil deve superar 200 mil emplacamentos em 2025, puxada por montadoras chinesas e pela liderança de São Paulo no mercado de eletrificados. Fonte: Centro Sul Distribuidora de Pneus
Venda de carros elétricos no Brasil deve superar 200 mil emplacamentos em 2025, puxada por montadoras chinesas e pela liderança de São Paulo no mercado de eletrificados. Fonte: Centro Sul Distribuidora de Pneus
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Venda de carros elétricos no Brasil deve superar 200 mil emplacamentos em 2025, puxada por montadoras chinesas e pela liderança de São Paulo no mercado de eletrificados.

A venda de carros elétricos no Brasil segue em ritmo intenso e pode alcançar um marco histórico até o fim de 2025. De acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e notícia publicada pelo Olhar Digital nesta segunda-feira (08/09), a expectativa é que o país ultrapasse a marca de 200 mil emplacamentos neste ano, superando em até 21% o resultado de 2024, quando foram vendidos 177.358 veículos eletrificados.

No cenário mais provável, o mercado deve atingir 215 mil unidades até dezembro, consolidando a expansão do segmento e mostrando a força crescente dos eletrificados frente aos modelos tradicionais.

Destaque para os veículos plug-in e elétricos puros

O mês de agosto trouxe números relevantes que reforçam essa tendência. Entre os 20.222 veículos eletrificados leves vendidos no período, 77,5% foram modelos plug-in (que exigem recarga externa) e 22,5% foram híbridos sem tomada.

Os híbridos plug-in se destacaram, somando 8.057 unidades, o equivalente a 40% do mercado. Já os 100% elétricos registraram mais um recorde mensal, com 7.624 veículos emplacados, representando 38% das vendas totais de eletrificados.

Para a ABVE, o avanço dos modelos plug-in tem um significado especial. “O crescimento dos veículos plug-in sugere que esse segmento cresceu mesmo diante das incertezas causadas pelo debate nacional sobre as novas regras dos Corpos de Bombeiros para instalação e operação de equipamentos de recarga elétrica nas garagens dos prédios”, avaliou a entidade.

São Paulo na liderança da venda de carros elétricos

Entre os estados brasileiros, São Paulo manteve posição de destaque. Somente em agosto, foram 6.487 veículos eletrificados leves emplacados, o que corresponde a 32,1% de participação nacional.

Outros estados que se destacaram foram:

  • Distrito Federal: 2.010 unidades (9,9%)
  • Santa Catarina: 1.243 unidades (6,1%)
  • Rio de Janeiro: 1.234 unidades (6,1%)
  • Minas Gerais: 1.204 unidades (6%)

Além disso, os híbridos flex (HEV Flex) apresentaram crescimento expressivo. Em agosto, foram 2.245 veículos vendidos, número 118% maior do que em julho. Foi o melhor desempenho dessa categoria em 2025, com a Região Sudeste liderando amplamente as vendas.

Segundo a ABVE, isso mostra que os híbridos não plug-in ainda desempenham papel importante em regiões onde a infraestrutura de recarga elétrica está em fase de expansão.

Participação dos eletrificados no mercado nacional

Com base nos números acumulados, os eletrificados já representam 9,4% do mercado automotivo brasileiro. Embora esse índice ainda esteja distante de países líderes na transição energética, é um marco importante para o Brasil.

“O setor segue em ritmo de expansão e com consumidores cada vez mais atentos às tecnologias menos poluentes”, destacou a ABVE.

Investimentos chineses impulsionam a venda de carros elétricos

Outro fator decisivo para esse crescimento está nos investimentos das montadoras chinesas no Brasil. Duas novas fábricas foram inauguradas em 2025: a BYD, em Camaçari (BA), e a GWM, em Iracemápolis (SP).

Além disso, novas marcas passaram a atuar no país, ampliando a diversidade de modelos disponíveis e oferecendo mais opções aos consumidores. Essa movimentação fortalece a cadeia produtiva e contribui para a queda gradual dos preços, ampliando a acessibilidade.

Apesar das taxas de juros elevadas e da alta do imposto de importação sobre veículos elétricos, as vendas não desaceleraram. Pelo contrário, permanecem aquecidas.

“O mercado segue forte. Confirmando-se o cenário mais provável, teremos aumento das vendas acima de 20% em 2025 sobre o ano anterior, o que representa um crescimento três vezes mais rápido do que a média do conjunto do mercado automotivo brasileiro”, afirmou Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

Esses resultados confirmam que a venda de carros elétricos no Brasil está em franca expansão e deve se consolidar como um dos principais motores de transformação da indústria automotiva nos próximos anos.

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Rannyson Moura

Graduado em Publicidade e Propaganda pela UERN; mestre em Comunicação Social pela UFMG e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Atua como redator freelancer desde 2019, com textos publicados em sites como Baixaki, MinhaSérie e Letras.mus.br. Academicamente, tem trabalhos publicados em livros e apresentados em eventos da área. Entre os temas de pesquisa, destaca-se o interesse pelo mercado editorial a partir de um olhar que considera diferentes marcadores sociais.

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