Caso a reativação do estaleiro Porto das Redes, em Sergipe, se concretize, a previsão será a criação de até 20 mil empregos e uma nova fase para a indústria naval no estado.
O Governo de Sergipe está buscando reativar o estaleiro Porto das Redes, localizado em Santo Amaro das Brotas, com previsão de início das operações já em janeiro de 2026. O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa SG Reparos Navais, contará com investimentos superiores a R$ 80 milhões.
A reestruturação do espaço tem como objetivo atender às demandas da indústria naval e gerar empregos. Estima-se que, na fase inicial, mil vagas diretas sejam criadas, podendo alcançar até 20 mil empregos diretos e indiretos nos próximos anos.
A proposta visa resgatar a importância histórica do estaleiro e transformá-lo em um polo estratégico para o setor naval no Nordeste, atuando também no descomissionamento de plataformas offshore.
-
Humanos substituídos? Robôs humanoides chegam aos estaleiros, assumem trabalhos pesados e prometem redefinir a construção naval
-
Marinha precisa de submarinos nucleares, afirma diretor-geral ao citar dependência de 95% do comércio pelo mar: “Se quiserem inviabilizar o Brasil, será pelo mar”
-
FUJIAN: conheça o porta-aviões chinês que tem chamado a atenção de observadores militares após sessão de testes. Expectativa é que sua entrada oficial na Marinha do PLA esteja próxima
-
Do diesel ao combustível limpo: Porto do Açu começa fase de testes com biocombustíveis em embarcações e vira exemplo de descarbonização no setor marítimo brasileiro
Reativação do estaleiro envolve governo, iniciativa privada e fomento à indústria
A reativação do estaleiro Porto das Redes é resultado de uma articulação entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedetec), a Codise e a SG Reparos Navais.
Segundo Valmor Barbosa, secretário da Sedetec, a iniciativa representa mais que um resgate histórico:
“Estamos promovendo uma articulação entre o poder público e a iniciativa privada para transformar esse espaço histórico em um polo estratégico da indústria naval no Nordeste”, declarou.
A parceria tem foco no desenvolvimento regional, com impacto direto na economia e na geração de renda para a população local.
Porto das Redes: história e nova vocação para a indústria naval
Construído no século XIX, o estaleiro Porto das Redes já foi essencial para o escoamento de açúcar e aguardente, além de facilitar o transporte de mercadorias pelo Rio Sergipe.
Hoje, o local se prepara para uma nova fase. Com a modernização da estrutura, o terminal atenderá embarcações de pequeno e médio porte, abrigará um dique seco, área de construção naval e um terminal de abastecimento — uma novidade para o estado.
Essa reativação permitirá que profissionais qualificados, especialmente os formados em óleo e gás, tenham oportunidades em sua área de atuação sem precisar migrar para outros estados.
Até 20 mil empregos e estrutura para movimentar o setor naval
De acordo com Vânia Lemos, diretora da SG Reparos Navais, o potencial do projeto é enorme. “Com o funcionamento total da estrutura, esse número pode triplicar. Em sua capacidade máxima, o empreendimento poderá gerar até 20 mil empregos”, destacou.
O estaleiro contará com um cais de mais de 200 metros de extensão e capacidade para operar até dez embarcações simultaneamente. A primeira produção será de balsas destinadas a uma mineradora do Sul do país.
Governo projeta polo industrial e incentivos para novas empresas
O Governo de Sergipe, por meio da Codise, também avalia oferecer incentivos fiscais e locacionais por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).
Segundo o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, o estaleiro pode se tornar um hub para empresas de construção e desmantelamento de plataformas: “O município já nos contatou buscando apoio para receber novas indústrias interessadas na região”, afirmou.
A expectativa é que o entorno do estaleiro se transforme em um núcleo industrial forte, atraindo negócios e fomentando o crescimento econômico.
O prefeito Paulo César Oliveira comemorou a reativação do estaleiro Porto das Redes. Para ele, a iniciativa simboliza um novo ciclo de desenvolvimento.
“Estamos trabalhando com a Codise para criar um núcleo industrial que facilite a instalação de pequenas e médias empresas. Essa iniciativa permitirá que a mão de obra local seja valorizada”, pontuou.
Já o ex-prefeito Luis Herman Mancilla Gall, conhecido como “Chileno”, destacou o impacto social do projeto: “Essa reativação vai beneficiar diretamente a população, com mais oportunidades de trabalho e desenvolvimento para toda a região”, concluiu.