1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Conheça 5 acessórios inúteis para carros que podem ser um verdadeiro tiro no pé
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Conheça 5 acessórios inúteis para carros que podem ser um verdadeiro tiro no pé

Escrito por Sara Aquino
Publicado em 18/08/2025 às 08:55
Nem todo acessório vale a pena. Descubra os 5 acessórios inúteis para carros que podem te fazer gastar dinheiro à toa e não trazem nenhum benefício real para o seu veículo.
Nem todo acessório vale a pena. Descubra os 5 acessórios inúteis para carros que podem te fazer gastar dinheiro à toa e não trazem nenhum benefício real para o seu veículo. Imagem: UOL
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Nem todo acessório vale a pena. Descubra os 5 acessórios inúteis para carros que podem te fazer gastar dinheiro à toa e não trazem nenhum benefício real para o seu veículo.

Em um mercado automotivo cada vez mais focado na personalização, muitos motoristas buscam maneiras de deixar seus veículos com um visual único e que reflita sua personalidade. A grande variedade de acessórios de carro disponíveis no mercado, tanto em lojas físicas quanto em plataformas online, oferece inúmeras possibilidades para os entusiastas. 

No entanto, o que muitos não sabem é que nem todos os itens são funcionais; pelo contrário, alguns são considerados acessórios inúteis para carros e podem, além de não agregar valor, causar prejuízos e até problemas com a lei. 

Para ajudar você a fazer escolhas mais inteligentes na hora de customizar seu veículo, esta reportagem detalha cinco exemplos de acessórios que não servem para nada, ou que já perderam sua utilidade.

Acessórios de carro: a ilusão de performance

Um dos erros mais comuns na hora de personalizar um veículo é a instalação de itens que prometem um visual esportivo, mas que não entregam qualquer benefício funcional. 

Muitos motoristas se sentem tentados a instalar aerofólios e spoilers em seus modelos populares, por exemplo, acreditando que o acessório vai melhorar a aerodinâmica do carro e, consequentemente, sua performance. 

Contudo, em modelos de rua, que não atingem velocidades de pista, o aerofólio é puramente um adereço estético. 

Além de não influenciar na dinâmica do carro, o item pode até aumentar o consumo de combustível por prejudicar a aerodinâmica original, e, se for mal instalado, pode até danificar a pintura da tampa do porta-malas.

Da mesma forma, as entradas de ar no capô, conhecidas como “scoops”, são frequentemente instaladas sem qualquer função. 

Em carros de alta performance, esses elementos são cruciais para a refrigeração do motor. No entanto, em um carro comum, a peça é um simples enfeite, sem fluxo de ar real, que muitas vezes é apenas um aplique de plástico. 

Esses acessórios inúteis para carros podem até ser uma cilada, pois o visual agressivo esconde a falta de funcionalidade e pode confundir o motorista que procura performance real.

Calhas de chuva: um acessório que perdeu a função?

As calhas de chuva são talvez um dos gadgets automotivos mais vendidos e instalados nas concessionárias e lojas de acessórios. 

Gadgets automotivos são dispositivos eletrônicos projetados para melhorar a funcionalidade, segurança e conveniência dos veículos.

Na época em que o ar-condicionado era um item de luxo, o acessório fazia sentido, pois permitia que o motorista deixasse a janela um pouco aberta para ventilar o interior do carro em dias de chuva, sem molhar a cabine.

No entanto, com a popularização e a padronização do ar-condicionado em quase todos os veículos novos, a calha perdeu sua principal utilidade. 

Atualmente, ela é vista como um item que, além de ser estético, pode prejudicar a aerodinâmica do carro, gerando ruído de vento em velocidade. 

Em alguns casos, o material plástico de baixa qualidade se resseca com o tempo, ficando esbranquiçado e quebrando com facilidade, o que só aumenta a conta da manutenção.

Engates traseiros: proteção inútil ou problema para a lei?

Outro item que se tornou popular, mas que é visto como um dos acessórios inúteis para carros, é o engate traseiro. Muitos motoristas instalam a peça não para puxar um reboque, mas para “proteger” o para-choque traseiro contra pequenas colisões em estacionamentos.

Apesar de ser visto como um item de segurança, na verdade, o engate pode causar sérios problemas. 

Se o acessório for instalado incorretamente, ou se a peça obstruir a placa do veículo, o motorista pode ser autuado. Além disso, a lei de trânsito brasileira é clara sobre o uso do engate. 

Ele só pode ser instalado se o veículo tiver capacidade de tracionar um reboque, de acordo com o manual do proprietário, e o acessório deve ser homologado pelo Inmetro. Fora dessas condições, o item é ilegal e pode render uma multa.

Itens de design: quando a estética não ajuda

A busca por uma aparência diferenciada também leva os motoristas a instalarem outros acessórios inúteis para carros. Um exemplo são os adesivos que imitam a aparência de fibra de carbono. 

A fibra de carbono é um material de alta resistência e leveza, usado em carros de competição e modelos esportivos de ponta para reduzir o peso e melhorar a performance. 

No entanto, um simples adesivo não oferece nenhuma das propriedades do material original, e é um adereço puramente estético. 

O mesmo vale para os “parafusos” que simulam um visual esportivo em rodas de liga leve, mas que na verdade são apenas tampinhas de plástico. Esses itens não só não trazem benefícios, como podem se descolar e estragar a pintura do carro.

Modernidade e acessórios de carro: o fim do inútil

A evolução da tecnologia também tornou alguns itens de fábrica completamente obsoletos. Um bom exemplo é o acendedor de cigarro, um item que já não faz parte dos veículos mais novos. 

No entanto, alguns carros ainda saem com o bocal redondo, que agora é utilizado para tomadas de 12V. 

O mais irônico é que muitos motoristas compram adaptadores para transformar essa tomada em uma entrada USB, sendo que muitos carros já vêm com portas USB de fábrica. 

Outro item que já está em vias de extinção é o porta-moedas, que era útil em uma época em que os pedágios aceitavam apenas dinheiro.

Com a vasta quantidade de acessórios de carro disponíveis, a regra de ouro é sempre questionar a funcionalidade do item. 

Acessórios que realmente fazem a diferença, como sensores de estacionamento e protetores de cárter, são sempre uma boa aposta. 

Já os itens puramente estéticos, que não têm função prática, podem ser apenas um gasto desnecessário. 

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fonte
Sara Aquino

Farmacêutica Generalista e Redatora. Escrevo sobre Empregos, Cursos, Ciência, Tecnologia e Energia. Apaixonada por leitura, escrita e música.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x