A Stellantis revelou sua resposta ao mercado cada vez mais lotado de caminhões elétricos durante a CES 2023: a Ram 1500 Revolution EV, uma picape de ombros largos e pesada em tecnologia, uma cabine mais longa com bancos dobráveis na terceira fila, porta-copos modernos e até um projetor de cinema.
O conceito Ram 1500 Revolution BEV não é aquele que a marca Stellantis planeja colocar em produção até 2024. Ainda assim, ele fornece uma indicação clara dos planos de caminhões de próxima geração da Ram e como pretende competir com outros players no nascente mercado de caminhões EV, incluindo o Ford F-150 Lightning e o Chevrolet Silverado EV.
Características da Ram 1500 Revolution EV
Para começar a falar da Ram 1500 Revolution EV, a arquitetura de carroceria foi projetada para EVs de tamanho normal que integra baterias, um painel aerodinâmico na parte inferior da carroceria e um difusor ativo para melhorar a aerodinâmica do veículo.
Dois módulos de acionamento elétrico são montados nos eixos dianteiro e traseiro para fornecer tração nas quatro rodas, e um sistema de direção no eixo traseiro permite que o motorista gire as rodas traseiras em até 15 graus. Ram ainda não revelou algumas especificações importantes de EV, como alcance e tamanho da bateria; espere-os ainda neste trimestre.
- Para a surpresa dos fãs, Yamaha lança a nova Ténéré 700 2025 com visual renovado e tecnologia de ponta!
- Brasil, o país onde tirar a CNH é um verdadeiro pesadelo! Ficando em 2º lugar no ranking mundial, considerado um país extramente difícil de conseguir tirar a habilitação
- Toyota 4Runner TRD Surf Concept surpreende como picape baseada em SUV: um projeto que traz o verão para o asfalto
- Adeus, Honda Pop 110! Nova concorrente chega com 3 motos incríveis na faixa de R$ 9 mil para dominar o mercado e desbancar até a Yamaha!
A marca diz que o conceito Ram 1500 Revolution BEV pode adicionar 100 milhas de alcance em cerca de 10 minutos com até 350 kW de carregamento rápido de 800 volts DC. Claro, isso sugere que a versão de produção contará com uma arquitetura elétrica de 800 volts, permitindo um carregamento rápido e rápido.
A montadora incluiu muitos recursos, tecnologia e uma nova linguagem de design no Ram 1500 Revolution.
Existem várias opções interessantes de design exterior para o Ram Revolution, como uma nova “face” que inclui uma fonte mais moderna e um design de farol de diapasão de LED animado. Talvez a característica de design mais notável seja a falta de pilares B, que permitem a abertura de uma porta estilo limusine.
As decisões de design tornam o interior espaçoso ainda mais espaçoso. A cabine é, na verdade, dez centímetros mais longa do que os caminhões movidos a gasolina da Ram. As portas estilo salão apenas trazem essa ideia para casa.
Os espelhos laterais são menores do que os de qualquer outro caminhão Ram, uma escolha de design destinada a reduzir o arrasto e aumentar a aerodinâmica. Os espelhos retrovisores, que usam câmeras digitais para capturar o entorno do caminhão, também são feitos de peças impressas em 3D.
O conceito do caminhão também conta com câmera de ré e espelhos que se comunicam com câmeras biométricas que observam os arredores do caminhão. O caminhão está equipado com vários projetores embutidos para comunicar visualmente as informações ao usuário. Mas realmente nos preocupamos com isso porque o projetor também funciona como um cinema móvel.
O Ram Revolution Concept apresenta teto de vidro, painéis eletrocrômicos e trilhos de teto integrados. Dentro da cabine, os ocupantes podem usar o console superior para operar a iluminação ambiente.
Eles também podem usar a tecnologia de deslizamento háptico da Ram para configurar os quebra-sóis ou todo o teto eletrocrômico para ajustar a opacidade. Como muitos veículos hoje, o Ram Revolution tem um assistente pessoal. De acordo com Ram, o avatar Ram 3D atua como a face do veículo e responderá a vários comandos de voz do usuário.
Os bancos rebatíveis da terceira fila, úteis quando pretende acomodar seis pessoas na cabina do camião, dobram-se até serem necessários. Os assentos rebatíveis são montados na porta central com fundo removível. O layout interior é muito flexível, permitindo aos usuários remover o console central e reconfigurar os assentos.