Investimentos non setor de biometano estão previstos para serem inaugurados durante o ano de 2023.
A Volkswagen do Brasil é uma das primeiras empresas no setor automotivo que está realizando o uso de biogás na construção de carros. Em suma, de acordo com a própria, pretendem, dentro de um ano, fazer o uso de biometano e gás renovável natural, nas suas fábricas localizadas em São Bernardo do Campo e em Taubaté, ambas localizadas no estado de São Paulo. Os investimentos no setor deverão ser inaugurados a partir de 2023. A parceria foi fechada com a Raízen.
A Raízen é a empresa que fechou o contrato com a instituição para o fornecimento de ao menos 50 mil metros de biometano a partir do ano que vem. Em suma, o material está previsto para automatizar o processo de pintura das carrocerias de carros e automóveis. Dados revelados pelas duas marcas mostram que o uso de gás natural irá ajudar a diminuir a emissão de dióxido de carbono em mais de 19 mil toneladas por ano! Isso quer dizer que a instituição está prestes a reduzir ao menos 90% de todas as suas emissões a fim de conseguir alcançar metas sustentáveis a curto prazo. Alguns países também contam com o pacto do acordo de Paris para reduzir as emissões e tornar as produções limpas até 2030.
Volkswagen é uma marca pioneira quando se fala de sustentabilidade
O canal do Youtube chamado de Coisas de Agora mostra mais sobre o pioneirismo da produção de motores e sustentabilidade na fábrica da instituição, sendo que a maior parte delas estão localizadas no estado de São Paulo:
- Corolla pode virar uma picape da Toyota? Corolla picape 2025 pode ser realidade para destronar S10, Hilux, Toro e outras
- Fiat Toro: de picape poderosa a bebedora de combustível? A insatisfação dos proprietários explode
- Nova lei de trânsito traz multa imperdoável, suspensão de 12 meses da CNH e vira pesadelo dos motoristas brasileiros
- Nova Ford Ranger elétrica chega ao mercado para surpreender e desbancar a Toyota Hilux: lançamento revolucionário promete mudar o jogo no mercado de picapes elétricas
‘Way To Zero’
Pablo Di Si, Chairman Executivo da Volkswagen América Latina, afirmou que a instituição tem o intuito de promover o ‘Way To Zero’, que se trata de realizar todos os processo de fabricação de automóveis sem que haja nenhuma emissão de dióxido, que podem alterar o ph da água e das terras.
O Chairman afirma que o Brasil está em processo de descarbonização e que a Volkswagen deseja o antecipar ao reduzir uma grande parte de suas emissões até o ano de 2024. Desse modo, é estimado que o açúcar e o metal sejam um dos grandes aliados para a produtividade dentro de pouco tempo – o que irá aumentar a busca dessas matérias primas dentro do setor do agronegócio brasileiro.
Raízen, por meio da Raízen Geo Bio Gás S.A., afirma que tem o intuito de construir, até o ano que vem, a sua segunda planta no Brasil para a produção de biogás. Esta nova planta será dedicada exclusivamente à produção de biometano. O investimento aprovado entre as duas marcas está em torno de R$ 300 bilhões e a planta está localizada em Bioparque Costa Pinto, Piracicaba – SP com mais de 26 mil metros cúbicos de gás. Ou seja, isso seria o equivalente para 200 mil clientes.
Além da Volkswagen estar se tornado sinônimo de sustentabilidade para sua produção de carros, a instituição tem dezenas de vagas de empregos no seu Linkedin e pretende gerar ainda mais oportunidades com a sua mudança de pólo, que está prevista para acontecer durante o ano que vem.