Investimentos non setor de biometano estão previstos para serem inaugurados durante o ano de 2023.
A Volkswagen do Brasil é uma das primeiras empresas no setor automotivo que está realizando o uso de biogás na construção de carros. Em suma, de acordo com a própria, pretendem, dentro de um ano, fazer o uso de biometano e gás renovável natural, nas suas fábricas localizadas em São Bernardo do Campo e em Taubaté, ambas localizadas no estado de São Paulo. Os investimentos no setor deverão ser inaugurados a partir de 2023. A parceria foi fechada com a Raízen.
A Raízen é a empresa que fechou o contrato com a instituição para o fornecimento de ao menos 50 mil metros de biometano a partir do ano que vem. Em suma, o material está previsto para automatizar o processo de pintura das carrocerias de carros e automóveis. Dados revelados pelas duas marcas mostram que o uso de gás natural irá ajudar a diminuir a emissão de dióxido de carbono em mais de 19 mil toneladas por ano! Isso quer dizer que a instituição está prestes a reduzir ao menos 90% de todas as suas emissões a fim de conseguir alcançar metas sustentáveis a curto prazo. Alguns países também contam com o pacto do acordo de Paris para reduzir as emissões e tornar as produções limpas até 2030.
Volkswagen é uma marca pioneira quando se fala de sustentabilidade
O canal do Youtube chamado de Coisas de Agora mostra mais sobre o pioneirismo da produção de motores e sustentabilidade na fábrica da instituição, sendo que a maior parte delas estão localizadas no estado de São Paulo:
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
‘Way To Zero’
Pablo Di Si, Chairman Executivo da Volkswagen América Latina, afirmou que a instituição tem o intuito de promover o ‘Way To Zero’, que se trata de realizar todos os processo de fabricação de automóveis sem que haja nenhuma emissão de dióxido, que podem alterar o ph da água e das terras.
O Chairman afirma que o Brasil está em processo de descarbonização e que a Volkswagen deseja o antecipar ao reduzir uma grande parte de suas emissões até o ano de 2024. Desse modo, é estimado que o açúcar e o metal sejam um dos grandes aliados para a produtividade dentro de pouco tempo – o que irá aumentar a busca dessas matérias primas dentro do setor do agronegócio brasileiro.
Raízen, por meio da Raízen Geo Bio Gás S.A., afirma que tem o intuito de construir, até o ano que vem, a sua segunda planta no Brasil para a produção de biogás. Esta nova planta será dedicada exclusivamente à produção de biometano. O investimento aprovado entre as duas marcas está em torno de R$ 300 bilhões e a planta está localizada em Bioparque Costa Pinto, Piracicaba – SP com mais de 26 mil metros cúbicos de gás. Ou seja, isso seria o equivalente para 200 mil clientes.
Além da Volkswagen estar se tornado sinônimo de sustentabilidade para sua produção de carros, a instituição tem dezenas de vagas de empregos no seu Linkedin e pretende gerar ainda mais oportunidades com a sua mudança de pólo, que está prevista para acontecer durante o ano que vem.