A Raízen, que transporta bilhões de litros de combustíveis por ano incentiva disputa entre empresas de transporte fluvial
O projeto Timão de Ouro da Raízen, uma licenciada da marca de combustíveis Shell, tem como meta reconhecer a dedicação das tripulações que seguem todos os protocolos de segurança para realizar o transporte fluvial de combustíveis. O programa está na sua segunda edição e, neste ano, a competição conta com a inovação de ser separada em dois projetos com empresas, provas e prêmios diferentes nos grupos “V-Power” e “Racing”.
Leia também:
- Ricardo Mussa, CEO da Raízen afirma que a diminuição dos impostos sobre os combustíveis ajudaria a empresa;
- Líder global na produção de etanol, bioenergia e açúcar, Raízen investe R$ 10 milhões em startup de recarga de veículos elétricos, objetivando o desenvolvimento da rede de recarga no Brasil;
- Preocupações climáticas impulsionam mercado de carbono azul e novas propostas para o transporte marítimo são discutidas na The One Ocean Summit.
Entre os mais de 70 terminais de distribuição localizados em diversas regiões do Brasil, sendo 8 deles fluviais, são comercializados pela Raízen mais de 29 bilhões de litros de combustíveis por ano-safra. Apenas na bacia do Rio Amazonas, considerada uma das maiores do globo, o transporte de mais de um bilhão de litros de combustíveis é administrado pela empresa todos os anos.
Divulgado pelo site Exame, segundo o diretor de logística da Raízen, Rafael Alvarez, o Timão de Ouro obteve resultado excelente em sua primeira edição, incentivando e reforçando métodos de segurança e valorizando as tripulações que são capazes de passar por todos os desafios presentes na navegação sem deixar de lado questões de segurança e de qualidade.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
O diretor de logística comenta: “Neste ano, ampliamos a competição para que outras transportadoras parceiras compartilhem e reforcem as boas práticas de segurança, minimizando os erros ao máximo e atuando diariamente em busca do índice de zero acidentes”.
A segunda edição do Timão de Ouro terá o patrocínio da Romão Tecnologias e da Engeboat — Engenharia e Serviços Navais, considerando que o início do processo do programa se dará em fevereiro.
Saiba como acontecerá cada uma das categorias do programa da Raízen
Categoria V-Power
Essa categoria contará com a presença das empresa Waldemiro P Lustoza & Cia Ltd (WPL) e da Companhia de Navegação da Amazônia (CNA), ambas atuantes em Manaus, no estado do Amazonas. A disputa será separada em três etapas. Na primeira delas, eliminatória, cada companhia de transporte fluvial deverá selecionar os dois melhores comandantes de acordo com os seguintes critérios: nenhum acidente no último ano; 90% do cronograma de simulados completos; e nenhum corte nas filmagens das câmeras de segurança. Após a seleção, cada comandante poderá escolher o empurrador e a tripulação, igualmente atendendo a critérios de segurança. São disponíveis 4 vagas de disputa para a segunda fase, duas para cada empresa concorrente.
Já a segunda etapa, contará com testes práticos de Encalhe e Simulado de Emergência (SOPEP) nos terminais das empresas de transporte fluvial, como também prova teórica acerca de normas e regulamentações de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA). Ao final dessa fase, a melhor equipe de cada companhia conseguirá alcançar a terceira, na qual deverão realizar prova de atracação e de combate a incêndio na praça de máquinas, em Porto Velho (RO).
Ao fim do processo, o grupo com a melhor classificação ganhará viagem em família para um resort, o troféu Timão de Ouro e outros prêmios. Para o segundo colocado, será concedido o prêmio Timão de Prata, prêmios e R$ 1 mil em vale-premiação. As duas últimas colocações também serão premiadas.
Categoria Racing
A fim de reforçar as iniciativas de segurança da Raízen junto das empresas de transporte, a esta categoria terá a Transdourada, de Belém (PA), e a Navemestra, que atua na Baía de Guanabara (RJ). Aqui, acontecerão duas etapas: inicialmente, cada companhia escolherá duas equipes de acordo com critérios de elegibilidade. Depois, cada participante responderá um questionário sobre conhecimentos da legislação e SSMA. No fim da disputa, receberão medalhas e prêmios como carteiras, caixas de som, mochilas e DVD Portátil, a serem sorteados.
Assista ao vídeo de divulgação do programa de premiação da Raízen: https://www.youtube.com/watch?v=eKNmRlw0Bz0