O empreendimento do Value Global Group promete transformar o Sertão Central com geração de empregos e desenvolvimento logístico!
No coração do Sertão Central do Ceará, o município de Quixeramobim agora se prepara para abrigar um empreendimento de impacto. A multinacional brasileira Value Global Group investirá R$ 650 milhões na construção de um porto seco que, além de inovador, será um terminal multimodal com o objetivo de revolucionar a logística local. Dessa forma, os setores de mineração, agronegócio e calçados eficientes, entre outros, terão acesso facilitado a uma rede de transporte. Com sua localização estratégica, próxima à Ferrovia Transnordestina, o terminal conectará o interior aos portos de Pecém e Fortaleza, integração e acessibilidade logísticas inéditas, de acordo com o site Diário do Nordeste.
A empresa, presente em países como Brasil, Estados Unidos, Alemanha e China, declarou que esse investimento será totalmente autofinanciado. Ou seja, sem a necessidade de financiamentos públicos ou bancários, o Value Global Group fortalece sua presença e compromisso com o desenvolvimento econômico do Sertão Central, colocando-o como uma nova e importante peça no comércio exterior brasileiro.
Estratégia e motivos de escolha de Quixeramobim
A escolha de Quixeramobim para sediar o porto seco envolve um processo de cuidadoso de análise logística. Durante a exportação de minério de ferro do Piauí pelo Porto de Pecém, o Grupo Value Global se deparou com desafios no transporte ferroviário. Em resposta, a empresa reuniu-se com representantes da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) e do Porto de Pecém. Após esta análise, o grupo optou por Quixeramobim, considerando as vantagens econômicas e o posicionamento estratégico, entre outras cidades, como Missão Velha e Iguatu.
- Estado mais pobre dos Estados Unidos: Em menos de um século, este estado americano viu sua economia despencar do topo da riqueza para o fundo da pobreza
- Ford volta ao Brasil de forma triunfal com foco na área de tecnologia e quer capacitar pessoas em parceria com o Senai
- Multa vai rolar solta! Radar inteligente vira febre e já está presente em 24 estados brasileiros
- Novo pedágio eletrônico já acumula 12 mil multas por evasão em apenas um mês em São Paulo e surpreende com números alarmantes
Assim, em setembro de 2024, a Value Global formalizou a criação da Value Port Terminais Multimodais Ltda., empresa que assumirá a operação do terminal. Com o licenciamento ambiental em andamento e as análises topográficas iniciadas, a previsão é que o porto comece as operações em conjunto com a Ferrovia Transnordestina no primeiro semestre de 2026.
Impacto econômico e benefícios do Porto Seco
O porto seco não será apenas uma estrutura de transporte, ele beneficiará setores variados da economia, como agronegócio, mineração, setor calçadista e indústrias de laticínios. Segundo Ricardo Henrique Ferro Azevedo, CEO do Value Global Group, o objetivo é oferecer uma infraestrutura moderna e multimodal, conectando o Sertão Central ao mercado nacional e internacional com rapidez e eficiência.
O projeto resulta de parcerias entre o governo do estado e lideranças municipais, que garantem que uma nova estrutura beneficie diretamente o desenvolvimento da região. A chegada da Ferrovia Transnordestina a Quixeramobim também será positiva para o norte e sul do Ceará, prometendo vantagens logísticas. Prevista para concluir em 2027, a ferrovia deverá fortalecer o comércio e ampliar as opções de transporte para produtos do estado.
Geração de empregos e incentivo ao comércio exterior
O porto seco do Value Global Group não traz apenas uma infraestrutura de última geração, ele representa, antes de tudo, uma oportunidade significativa para a economia local. A construção do terminal multimodal beneficiará a criação de empregos diretos e indiretos. Além disso, impactará positivamente toda a cadeia produtiva, do produtor rural até as indústrias e centros de distribuição, gerando renda e dinamizando o comércio exterior no Nordeste.
De acordo com o CEO Ricardo Azevedo, o projeto está alinhado com a missão do grupo de estimular o crescimento econômico do Brasil. Dessa forma, a operação do porto seco deve atrair novos negócios para a região, ampliando a competitividade dos produtos brasileiros no mercado global.