1. Início
  2. / Curiosidades
  3. /  R$ 6 bi, 1,5 km e 3 minutos: primeiro túnel submerso do Brasil será montado com blocos que boiam e afundam em técnica nunca usada no país para ligar Santos e Guarujá
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

 R$ 6 bi, 1,5 km e 3 minutos: primeiro túnel submerso do Brasil será montado com blocos que boiam e afundam em técnica nunca usada no país para ligar Santos e Guarujá

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 03/09/2025 às 15:38
Primeiro túnel submerso do Brasil ligará Santos e Guarujá em 3 minutos, com técnica inédita e investimento de R$ 6,8 bilhões.
Primeiro túnel submerso do Brasil ligará Santos e Guarujá em 3 minutos, com técnica inédita e investimento de R$ 6,8 bilhões.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O túnel entre Santos e Guarujá usará uma técnica inédita no Brasil, com blocos de concreto que flutuam e depois são afundados. A obra promete encurtar a viagem entre as duas cidades e aliviar o tráfego no Porto de Santos.

O projeto que promete encurtar a travessia entre Santos e Guarujá a cerca de 2 a 3 minutos dá um passo decisivo nesta sexta-feira (05), quando a B3 realiza o leilão que definirá quem vai construir e operar o primeiro túnel submerso do Brasil.

Disputam o certame dois grupos estrangeiros: Acciona (Espanha) e Mota-Engil (Portugal), esta última com capital da chinesa CCCC, responsável pelo túnel sob o lago Taihu, na China.

Como funciona o túnel imerso

Em vez de escavar o subsolo do estuário, o empreendimento adotará o método de túnel imerso. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, os elementos de concreto armado são construídos em doca seca, recebem vedação temporária e passam a flutuar.

Rebocados até o ponto definido no canal, são então afundados por meio de lastreamento controlado e alinhados no leito previamente preparado.

Na sequência, as juntas são conectadas com auxílio de macacos hidráulicos, retiram-se as vedações internas e inicia-se o acabamento. Por fim, todo o conjunto é coberto por pedras para proteção.

Primeiro túnel submerso do Brasil ligará Santos e Guarujá em 3 minutos, com técnica inédita e investimento de R$ 6,8 bilhões.
Primeiro túnel submerso do Brasil ligará Santos e Guarujá em 3 minutos, com técnica inédita e investimento de R$ 6,8 bilhões.

Leilão e modelo de concessão

A licitação prevê parceria público-privada, com concessão de 30 anos para construção, operação e manutenção.

O vencedor oferecerá o maior desconto na contraprestação pública ao longo do contrato e poderá cobrar pedágio dos veículos.

O edital foi reestruturado ao longo de 2025 para ampliar a atratividade e consolidar o cronograma.

Traçado e capacidade do túnel

A ligação terá 1,5 quilômetro de extensão, dos quais 870 metros correspondem ao trecho submerso sob o estuário.

O desenho atual prevê duas faixas por sentido para veículos, corredor exclusivo para o VLT e acessos para pedestres e ciclistas.

A travessia, hoje feita por balsas que disputam espaço com navios cargueiros do Porto de Santos, passará a ocorrer em poucos minutos, reduzindo filas e liberando o canal para a navegação comercial.

Primeiro túnel submerso do Brasil ligará Santos e Guarujá em 3 minutos, com técnica inédita e investimento de R$ 6,8 bilhões.
Primeiro túnel submerso do Brasil ligará Santos e Guarujá em 3 minutos, com técnica inédita e investimento de R$ 6,8 bilhões.

Por que túnel e não ponte

Os estudos geotécnicos indicam instabilidade do subsolo da região para um túnel escavado de grande diâmetro.

Já a hipótese de uma ponte foi descartada por restrições aeronáuticas da Base Aérea de Santos e pela altura dos navios que utilizam o canal, o que exigiria vãos e gabaritos incompatíveis com a operação portuária.

O método imerso permite manter o calado operacional e reduzir interferências sobre a logística marítima.

Custos e cronograma da obra

O valor de referência do projeto foi atualizado para R$ 6,8 bilhões. Do total, até R$ 5,1 bilhões virão de aportes públicos divididos, em partes iguais, entre a União e o Governo de São Paulo.

A diferença caberá à futura concessionária.

A previsão oficial é iniciar as obras em 2026 e concluir a execução em cerca de cinco anos, contados a partir do começo dos trabalhos, condicionado à contratação e às etapas de licenciamento e engenharia de detalhe.

Viagens técnicas para transferência de conhecimento

Como a tecnologia nunca foi aplicada no Brasil, autoridades buscaram referências em obras no exterior.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador Tarcísio de Freitas fizeram agendas na Europa para conhecer processos de fabricação dos elementos, logística de reboque e imersão.

Costa Filho afirmou que a mesma tecnologia será empregada em Santos.

Tarcísio descreveu a visita como um exemplo a ser seguido para entregar uma solução de alto padrão à Baixada Santista.

Em maio, uma segunda comitiva com parlamentares e autoridades — entre elas o prefeito Rogério Santos e o ministro do TCU Walton Alencar — voltou aos canteiros para observar o modelo de fábrica de elementos e protocolos de qualidade.

Situação atual da travessia

Hoje, quem depende da travessia por balsa enfrenta 18 minutos de percurso apenas na água, sem contar eventuais filas.

Por via terrestre, a alternativa mais próxima soma cerca de 43 km, com tempo que costuma chegar a uma hora.

Com o túnel, a projeção é encurtar a viagem para 2 a 3 minutos, com previsibilidade para moradores, trabalhadores portuários e prestadores de serviço.

Etapas de montagem

O túnel será montado a partir de seis elementos em concreto, produzidos em canteiro próximo ao estuário. Depois de inundada a doca seca, os blocos, ainda flutuantes, seguem rebocados até o canal.

A imersão ocorre por enchimento gradual de piscinas internas, controlado para posicionamento milimétrico no berço preparado no leito.

As conexões são vedadas, o conjunto recebe revestimento de proteção com enrocamento, e a obra avança para instalações internas, ventilação, drenagem e sistemas de segurança.

Referência internacional: túnel Fehmarnbelt

A principal inspiração técnica é o túnel Fehmarnbelt, na Europa, atualmente o maior canteiro do continente.

Em 17 de junho de 2024, o rei Frederik X inaugurou o primeiro elemento do projeto.

Ao todo, serão 89 elementos79 padrões com 217 metros de comprimento e cerca de 73 mil toneladas, além de 10 especiais para abrigar sistemas.

Quando concluído, o túnel terá 18,1 km, com duas pistas por sentido e linhas ferroviárias, conectando Rødby (Dinamarca) a Puttgarden (Alemanha).

A Dinamarca financia a maior parte da obra, estimada em 7,4 bilhões de euros com suas conexões e a Alemanha investe na integração rodoviária e ferroviária no seu território.

A abertura está prevista para 2029, com pedágio estimado para carros na casa de 70 euros.

Outras experiências internacionais

Empresas interessadas no leilão brasileiro acumulam experiência com obras semelhantes. A Mota-Engil tem sociedade com a CCCC, construtora do túnel de Taihu (10,8 km) na China. A Acciona reúne histórico em grandes infraestruturas marítimas e subterrâneas.

A presença de grupos que dominam o método é considerada essencial para mitigar riscos de projeto, fabricação e instalação dos elementos.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x