Bilhões de reais serão investidos na requalificação das estradas de Pernambuco. Descubra se sua cidade será contemplada e o impacto que essas obras podem ter na segurança e qualidade das vias do estado!
Nesta quarta-feira (23), o Governo de Pernambuco apresentou oficialmente o programa PE na Estrada, que promete transformar a infraestrutura rodoviária estadual com um investimento de R$ 5 bilhões.
A governadora Raquel Lyra (PSDB), em evento realizado no Palácio do Campo das Princesas, assinou diversas ordens de serviço para obras nas estradas que abrangem todas as regiões do estado.
A iniciativa visa não apenas à restauração e implantação de rodovias, mas também à conservação e implementação de projetos que devem alavancar a mobilidade em Pernambuco.
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
- Cidade brasileira se prepara para ter a MAIOR obra contra enchentes de sua história
- Governo aprova e estado de São Paulo terá NOVO aeroporto! Terreno e investimento total já confirmados
Segundo Diogo Bezerra, Secretário de Mobilidade e Infraestrutura, deste valor total, R$ 1 bilhão já foi utilizado nos últimos dois anos em diversas obras.
O secretário ressaltou a importância do programa: “Já foram 17 obras entregues, temos 33 em andamento e, hoje, damos a ordem de serviço para mais 19 obras. É uma entrega de fato do governo para renovar nossa malha viária e entregá-la à população”.
Investimentos distribuídos em diversas frentes
O programa PE na Estrada está organizado para atender diferentes necessidades viárias do estado, com investimentos específicos para cada tipo de rodovia e área urbana. Do total anunciado, R$ 78 milhões serão destinados a estradas vicinais, popularmente conhecidas como “estradas de terra”; R$ 522,5 milhões vão para vias urbanas; R$ 876,3 milhões serão investidos em rodovias federais, enquanto a maior fatia, R$ 3,6 bilhões, será destinada às rodovias estaduais.
Além disso, a governadora Raquel Lyra revelou a abertura de licitações para sete novas obras, somando mais de R$ 952,7 milhões. Entre elas, destacam-se:
- PE-08: Restauração do Túnel Felipe Camarão, no bairro do Jordão.
- PE-27: Reforma da estrada que liga Camaragibe a Aldeia.
- PE-33: Implantação do acesso à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
- PE-40: Recuperação da estrada que conecta Paudalho a Glória do Goitá.
- PE-630: Pavimentação do trecho entre Trindade e Barra de São Pedro.
- PE-95: Duplicação do trajeto entre a BR-104 e a VPE-140.
Estes projetos estão em fase de licitação e representam um avanço significativo para a melhoria da infraestrutura de transporte do estado.
Obras em andamento e grandes promessas para o futuro
Entre as obras já iniciadas pelo governo, destacam-se o Canal do Fragoso, em Olinda, e o Ramal da Arena de Pernambuco, localizado em São Lourenço da Mata.
Estes projetos são parte da revitalização da Região Metropolitana e são apontados como estratégicos para facilitar o trânsito em áreas com grande fluxo de veículos.
Além desses, o governo incluiu no pacote de investimentos o Arco Sul, uma extensão do Arco Metropolitano que visa ligar o Polo Automotivo de Goiana ao Porto de Suape. A obra, que recebeu um investimento de R$ 1,3 bilhão, promete transformar a mobilidade e fortalecer o desenvolvimento econômico regional. Conforme declarou Diogo Bezerra: “Estamos nos movimentando para iniciar essa obra o mais rápido possível, pois será um divisor de águas para a mobilidade do estado e da Região Metropolitana”.
Detalhamento das cidades e rodovias beneficiadas
De acordo com a governadora, as primeiras obras devem ter início em novembro deste ano, enquanto o trecho sul do Arco Metropolitano tem previsão de entrega para 2026. A complexidade da obra é maior no trecho norte, onde questões ambientais ainda estão em análise. Raquel Lyra espera que o edital para essa parte da obra seja lançado no primeiro semestre do próximo ano.
As rodovias contempladas pelo programa incluem importantes vias de acesso para várias cidades pernambucanas. Confira a seguir os principais trechos que serão requalificados, somando 387 quilômetros de novas obras:
Local de obra | Região | Rodovia | Quilômetros | Investimento (em milhões) |
---|---|---|---|---|
Forte Orange – Itamaracá | Grande Recife | PE-01 | 4,9 km | 9 |
Nossa Senhora do Ó – Porto de Galinhas – Serrambi | Grande Recife | PE-09 | 13,1 km | 18,9 |
Cruz de Rebouças – Nova Cruz | Grande Recife | PE-14 | 8,6 km | 17 |
Di de Itapissuma – Fábrica Ypê | Grande Recife | PE-31 | 3,8 km | 7,9 |
Itapissuma – Itamaracá (Pilar) | Grande Recife | PE-35 | 9,6 km | 25,7 |
Serrambi e Porto de Galinhas | Grande Recife | PE-51/PE-09 | 16,7 km | 28,9 |
Cabo de Santo Agostinho – Divisa PE/AL | Mata Sul | PE-60 | 85,85 km | 78 |
Sirinhaém – Barra de Sirinhaém | Mata Sul | PE-61 | 10,8 km | 15,8 |
Barreiros a Palmares | Mata Sul | PE-96 | 49,4 km | 52 |
Bezerros a Bonito | Agreste | PE-103 | 4,5 km | 6 |
Frei Miguelinho – Valdemar Lima | Agreste | PE-121 | 13,3 km | 22,4 |
Entroncamento Cupira – BR-104 | Agreste | PE-123 | 7,3 km | 8,7 |
BR-424 – PE-214 (Lagoa do Ouro) | Agreste | PE-203 | 14,4 km | 9,9 |
Guanumbi – Buíque | Agreste | PE-250 | 15,2 km | 26 |
São Vicente – Divisa PE/PB | Sertão | PE-263 | 11,7 km | 19,7 |
Tuparetama – Pe-263 (Ambô) | Sertão | PE-275 | 75 km | 11 |
Tabira – Divisa PE/PB | Sertão | PE-304 | 16 km | 14 |
Moreilândia – Caririmirim | Sertão | PE-540 | 12,44 km | 21 |
Importância do Pernambuco na Estrada para o desenvolvimento estadual
O programa PE na Estrada é visto como essencial para o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando o transporte e garantindo maior segurança nas vias. Ao melhorar a infraestrutura rodoviária, o estado espera atrair novos investimentos e estimular o crescimento do turismo, principalmente em áreas como Porto de Galinhas e Serrambi, na Grande Recife. A restauração e ampliação das vias deve também beneficiar diretamente a qualidade de vida dos moradores, com uma redução no tempo de deslocamento e no custo logístico para empresas locais.
Porém, com um investimento tão elevado, o desafio agora é garantir que todas as obras sejam entregues dentro do prazo e com a qualidade esperada.