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R$ 10 bilhões e 3 mil empregos: retomada das obras em uma das principais rodovias (BRs) brasileiras vai revolucionar com duplicações, pedágios modernos e carregadores para veículos elétricos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 10/06/2025 às 17:36
BR-101 no ES será modernizada com R$ 10 bi, criando empregos, pedágios eletrônicos e recarga para elétricos. Mudança histórica na logística nacional.
BR-101 no ES será modernizada com R$ 10 bi, criando empregos, pedágios eletrônicos e recarga para elétricos. Mudança histórica na logística nacional.
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Com duplicações, pedágios inteligentes e estações para carros elétricos, a modernização da BR-101 no Espírito Santo promete transformar a logística nacional, atrair investimentos e gerar milhares de empregos, redesenhando o mapa do transporte rodoviário e portuário do Brasil.

A retomada das obras na BR‑101, no Espírito Santo, pode significar um investimento bilionário de R$ 10 bilhões e gerar mais de 3 mil empregos por ano nos próximos cinco anos.

O projeto, aprovado em renegociação de contrato pelo Tribunal de Contas da União (TCU), inclui duplicações, contornos, passarelas e modernização de pedágios — mas ainda depende de leilão na B3, em São Paulo, marcado para 26 de junho.

Durante o painel “Espírito Santo: o novo hub logístico do Brasil”, na Modal Expo, em Carapina (Serra), o presidente da Ecovias 101, Roberto Amorim Junior, detalhou as etapas previstas.

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Para ele, a retomada das obras representa um ciclo virtuoso de empregos diretos e indiretos, com impactos consistentes na economia regional.

O novo contrato também traz mudanças significativas nas tarifas: serão diferenciadas para pista simples, pista dupla e usuários do pedágio eletrônico.

Motociclistas terão isenção, conforme Amorim explicou. Outro destaque é a expansão dos carregadores para veículos elétricos. Hoje, apenas seis das doze bases operacionais possuem pontos de recarga.

A meta é que, até o fim de 2025, todas contem com essa infraestrutura.

Modernização da BR-101 e mobilidade sustentável

Ao incorporar pedágios eletrônicos, o novo modelo facilita o tráfego e reduz filas nas praças.

Com isso, além de melhorar a fluidez nas rodovias, diminui-se o tempo de espera e os custos logísticos para motoristas e transportadoras.

A isenção para motociclistas busca ampliar o acesso sem comprometer o equilíbrio financeiro do sistema.

No campo ambiental, a instalação de mais carregadores de veículos elétricos acompanha a transição para uma mobilidade menos poluente.

Essa tendência reforça o protagonismo do Espírito Santo no avanço de soluções sustentáveis no setor viário.

Investimentos no corredor ferroviário e logística nacional

Já no segmento ferroviário, Fábio Marchiori, presidente da VLI Logística, destacou que o corredor que passa pelo Espírito Santo tem recebido cerca de R$ 900 milhões anuais.

Desse total, R$ 500 milhões são aplicados na Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e outros R$ 300 milhões seguem para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), operada pela Vale.

Somam-se ainda R$ 400 milhões previstos em novos equipamentos como locomotivas e vagões.

Essa estrutura tem sido essencial para o transporte de celulose solúvel do Mato Grosso até o litoral capixaba, cuja demanda cresceu nos últimos 18 meses.

Com o aumento da produção nacional, a tendência é que esse fluxo continue em expansão.

Marchiori adiantou ainda que novas rotas estão sendo avaliadas, com foco em ampliar a atuação para além do Porto de Tubarão.

Projetos de conexão com o futuro porto da Imetame e instalações da Vports estão entre os caminhos em estudo.

BR-101 no ES será modernizada com R$ 10 bi, criando empregos, pedágios eletrônicos e recarga para elétricos. Mudança histórica na logística nacional.
Rodovia BR-101 no ES será modernizada com R$ 10 bi, criando empregos, pedágios eletrônicos e recarga para elétricos. Mudança histórica na logística nacional.

Espírito Santo como novo hub logístico

De acordo com Gustavo Serrão, CEO da Vports, o Espírito Santo está posicionado estrategicamente para se tornar uma alternativa logística viável frente aos tradicionais eixos Santos e Rio de Janeiro.

Para ele, o crescimento da demanda exige novas rotas e centros operacionais, e o Estado tem infraestrutura e localização para absorver essa expansão.

Três projetos se destacam no Norte capixaba: Portocel, o Porto da Imetame — com inauguração iminente — e a unidade de Barra do Riacho, que aguarda licenciamento previsto para 2026.

Na capital e em Vila Velha, a mudança para o modelo de gestão privada atraiu 14 parcerias.

Essas colaborações viabilizaram investimentos de R$ 600 milhões, divididos entre Vports e seus parceiros comerciais.

Impacto econômico e social das obras

A geração anual de mais de 3 mil empregos terá reflexos positivos em diversos setores, incluindo comércio, serviços e construção civil.

No campo da infraestrutura, a duplicação de pistas e construção de contornos contribuirão para reduzir engarrafamentos e acidentes.

Com relação à sustentabilidade, as melhorias tecnológicas e o incentivo à eletrificação da frota se alinham às metas de descarbonização.

Sob uma ótica nacional, o Espírito Santo pode surgir como novo eixo logístico, redistribuindo o fluxo de mercadorias e aliviando a sobrecarga dos portos do Sudeste.

Desafios pendentes para a BR-101 no Espírito Santo

Apesar do aval do TCU, o andamento do projeto ainda depende da conclusão do leilão na B3, em 26 de junho de 2025.

Esse processo vai definir a concessionária responsável, os prazos de execução e os detalhes operacionais do contrato.

A capacidade de atrair investidores e a eficiência nas obras serão cruciais para cumprir o cronograma e entregar os benefícios esperados.

O Espírito Santo está diante de uma rara oportunidade de se reposicionar como referência nacional em infraestrutura.

No contexto brasileiro, onde há um déficit notável de rodovias duplicadas — atualmente cerca de 10 mil km em todo o território — a rodovia BR‑101 reformulada pode ser uma peça central na integração logística.

Você acredita que esse pacote de investimentos será suficiente para transformar o Espírito Santo em novo polo logístico do Brasil?

De que forma essas mudanças podem interferir na sua rotina — seja no trânsito, no emprego ou no meio ambiente?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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