O último dos baratos: Renault Kwid Zen 2026 é o único carro novo à venda no Brasil por menos de R$ 80 mil — e isso tem um preço em simplicidade
Na prática, o Renault Kwid Zen 2026 não é só o carro mais barato do Brasil — ele é o único carro novo abaixo dos R$ 80 mil que ainda resiste no mercado. Com um visual simples, motor pequeno e um pacote enxuto de equipamentos, ele assume sozinho um posto que antes era disputado com unhas e dentes por outras marcas. Mas o jogo virou, os preços subiram, e só ele sobrou.
Um carro de R$ 80 mil… sem som
O que mais impressiona — e não exatamente de forma positiva — é o que o Kwid básico entrega por esse preço. A versão Zen custa R$ 79.790 e abre mão até de coisas que antes eram consideradas triviais: não tem rádio, não tem central multimídia, e nem mesmo uma tomada 12V. No lugar dela, colocaram uma entrada USB-C, o que ajuda no celular, mas não anima quem queria ouvir uma música sem gastar a mais.
A Renault optou por deixar apenas uma “preparação para som” de fábrica, com quatro alto-falantes. É quase como comprar uma pizza e receber só a massa, sem molho nem queijo. Para compensar, o modelo traz alguns itens básicos como ar-condicionado, direção elétrica e retrovisores em preto fosco, além de rodas de aço com calotas simples.
-
5 carros elétricos usados a partir de R$ 80 mil que surpreendem em 2025 – modelos ideais para quem busca economia, silêncio e estilo futurista na garagem
-
Chevrolet Creta ou Hyundai Onix? Nova parceria entre montadoras vai misturar DNA de SUV, picape e mais 3 modelos inéditos
-
4 carros usados e econômicos com motor 1.4: esses modelos da Chevrolet e Fiat ainda valem a pena em 2025
-
Quanto custa manter uma Fiat Toro 2025? Confira os valores considerando combustível, IPVA, peças e revisões
Design sóbrio e acabamento espartano
Por fora, o Kwid Zen mantém a mesma carinha simpática das gerações anteriores. As luzes de rodagem diurna em LED são um ponto positivo no visual, mas os faróis ainda são halógenos. As maçanetas e retrovisores são pretos, sem pintura na cor do carro, reforçando a proposta espartana. A traseira, por sua vez, conta com lanternas comuns e nenhuma tecnologia mais avançada de iluminação.
Ao entrar no carro, o cenário é tão simples quanto se espera. Painéis em plástico duro, bancos de tecido com costura vermelha e comandos básicos. Os vidros dianteiros são elétricos, mas os botões continuam no painel central — estilo anos 90. Já os vidros traseiros e os retrovisores ainda são manuais.
No painel, o espaço que antes era ocupado por um rádio agora é preenchido por uma tampa plástica. O quadro de instrumentos é funcional, com mostradores analógicos nas laterais e uma pequena tela digital no centro. Não é bonito, mas faz o trabalho.
Segurança acima da média para o segmento
Se tem uma área onde o Kwid surpreende positivamente é na segurança. Mesmo sendo básico, ele vem com quatro airbags — dois frontais e dois laterais —, freios ABS, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas e sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Além disso, todos os cintos são de três pontos e o carro oferece fixação Isofix para cadeirinhas.
Para um carro dessa faixa de preço, esse pacote é respeitável. E mostra que, mesmo cortando conforto, a Renault quis manter o mínimo necessário para proteger os ocupantes.
Motor simples, mas bem econômico
O conjunto mecânico é o já conhecido 1.0 SCe flex de três cilindros aspirado, com 12 válvulas. Ele rende até 71 cv e 10 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Na gasolina, a potência cai para 68 cv e o torque para 9,4 kgfm. A transmissão é manual, de cinco marchas, e o comportamento geral é compatível com a proposta urbana do carro.
E o grande trunfo do Kwid, sem dúvida, está no consumo. Segundo o Inmetro, ele faz 14,6 km/l na cidade com gasolina e 15,5 km/l na estrada. Com etanol, os números são 10,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Um dos carros mais econômicos do Brasil, com certeza.
Espaço interno é apertado, mas o porta-malas surpreende
Com apenas 1,57 metro de largura, o Kwid não é dos carros mais confortáveis para quem viaja atrás. Três adultos no banco traseiro vão sofrer. Mas o porta-malas compensa: são 290 litros de capacidade, superando até mesmo o Fiat Mobi, seu principal rival, que oferece só 215 litros. Para um carro de apenas 3,73 metros de comprimento, isso é um feito e tanto.
O entre-eixos curto de 2,42 metros limita o espaço para pernas, e a altura do teto é razoável, mas nada que traga sensação de amplitude. É um carro compacto por definição — ideal para cidades e trechos curtos.
Um carro voltado para frotistas e empresas
Apesar de ser oferecido ao público em geral, o Kwid Zen 2026 é claramente um modelo feito para frotistas. Empresas, motoristas de aplicativo e até locadoras que buscam um veículo barato e fácil de manter ainda se interessam por ele. Mesmo assim, muitas locadoras preferem versões mais equipadas, por questões de revenda e conforto dos clientes.
Nas concessionárias, como a Leauto no Rio de Janeiro, o modelo Zen aparece pouco. Segundo o gerente de vendas da loja, as poucas unidades disponíveis são vendidas rapidamente, geralmente já encomendadas antes mesmo de chegar ao showroom.
Ficha técnica – Renault Kwid Zen 2026
Categoria | Informação |
---|---|
Motorização | 1.0 SCe, 3 cilindros, 12 válvulas, flex |
Potência | 71 cv (etanol) / 68 cv (gasolina) |
Torque | 10 kgfm (etanol) / 9,4 kgfm (gasolina) |
Transmissão | Manual de 5 marchas |
Tração | Dianteira |
Consumo – Cidade | 14,6 km/l (gasolina) / 10,4 km/l (etanol) |
Consumo – Estrada | 15,5 km/l (gasolina) / 10,8 km/l (etanol) |
Direção | Elétrica |
Ar-condicionado | Manual |
Sistema de som | Preparação para som com 4 alto-falantes |
Multimídia | Não possui (espaço com tampa plástica) |
Vidros dianteiros | Elétricos (comando no painel central) |
Vidros traseiros | Manuais |
Retrovisores | Manuais, na cor preta |
Entrada USB | 1 porta USB-C |
Rodas | Aço 14” com calotas em cinza escuro |
Luzes diurnas | LED |
Faróis principais | Halógenos |
Preço base (jun/2025) | R$ 79.790 |
Este conteúdo foi produzido com base em informações divulgadas pela Autoesporte