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Quer um carro zero por menos de R$ 80 mil? Só tem um modelo: o Renault Kwid. Veja o que ele entrega (e o que ficou de fora)

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 19/06/2025 às 13:02
carro - carro econômico
Quer um carro zero por menos de R$ 80 mil? Só existe um: o Renault Kwid. Veja o que ele entrega (e o que deixou pra trás)
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O último dos baratos: Renault Kwid Zen 2026 é o único carro novo à venda no Brasil por menos de R$ 80 mil — e isso tem um preço em simplicidade

Na prática, o Renault Kwid Zen 2026 não é só o carro mais barato do Brasil — ele é o único carro novo abaixo dos R$ 80 mil que ainda resiste no mercado. Com um visual simples, motor pequeno e um pacote enxuto de equipamentos, ele assume sozinho um posto que antes era disputado com unhas e dentes por outras marcas. Mas o jogo virou, os preços subiram, e só ele sobrou.

Um carro de R$ 80 mil… sem som

O que mais impressiona — e não exatamente de forma positiva — é o que o Kwid básico entrega por esse preço. A versão Zen custa R$ 79.790 e abre mão até de coisas que antes eram consideradas triviais: não tem rádio, não tem central multimídia, e nem mesmo uma tomada 12V. No lugar dela, colocaram uma entrada USB-C, o que ajuda no celular, mas não anima quem queria ouvir uma música sem gastar a mais.

A Renault optou por deixar apenas uma “preparação para som” de fábrica, com quatro alto-falantes. É quase como comprar uma pizza e receber só a massa, sem molho nem queijo. Para compensar, o modelo traz alguns itens básicos como ar-condicionado, direção elétrica e retrovisores em preto fosco, além de rodas de aço com calotas simples.

Design sóbrio e acabamento espartano

Por fora, o Kwid Zen mantém a mesma carinha simpática das gerações anteriores. As luzes de rodagem diurna em LED são um ponto positivo no visual, mas os faróis ainda são halógenos. As maçanetas e retrovisores são pretos, sem pintura na cor do carro, reforçando a proposta espartana. A traseira, por sua vez, conta com lanternas comuns e nenhuma tecnologia mais avançada de iluminação.

Ao entrar no carro, o cenário é tão simples quanto se espera. Painéis em plástico duro, bancos de tecido com costura vermelha e comandos básicos. Os vidros dianteiros são elétricos, mas os botões continuam no painel central — estilo anos 90. Já os vidros traseiros e os retrovisores ainda são manuais.

No painel, o espaço que antes era ocupado por um rádio agora é preenchido por uma tampa plástica. O quadro de instrumentos é funcional, com mostradores analógicos nas laterais e uma pequena tela digital no centro. Não é bonito, mas faz o trabalho.

Segurança acima da média para o segmento

Se tem uma área onde o Kwid surpreende positivamente é na segurança. Mesmo sendo básico, ele vem com quatro airbags — dois frontais e dois laterais —, freios ABS, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas e sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Além disso, todos os cintos são de três pontos e o carro oferece fixação Isofix para cadeirinhas.

Para um carro dessa faixa de preço, esse pacote é respeitável. E mostra que, mesmo cortando conforto, a Renault quis manter o mínimo necessário para proteger os ocupantes.

Bancos têm forração em tecido; capa cobre espaço ocupado pelo rádio bluetooth — Foto: Lucas Cardoso/Autoesporte

Motor simples, mas bem econômico

O conjunto mecânico é o já conhecido 1.0 SCe flex de três cilindros aspirado, com 12 válvulas. Ele rende até 71 cv e 10 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Na gasolina, a potência cai para 68 cv e o torque para 9,4 kgfm. A transmissão é manual, de cinco marchas, e o comportamento geral é compatível com a proposta urbana do carro.

E o grande trunfo do Kwid, sem dúvida, está no consumo. Segundo o Inmetro, ele faz 14,6 km/l na cidade com gasolina e 15,5 km/l na estrada. Com etanol, os números são 10,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Um dos carros mais econômicos do Brasil, com certeza.

Espaço interno é apertado, mas o porta-malas surpreende

Com apenas 1,57 metro de largura, o Kwid não é dos carros mais confortáveis para quem viaja atrás. Três adultos no banco traseiro vão sofrer. Mas o porta-malas compensa: são 290 litros de capacidade, superando até mesmo o Fiat Mobi, seu principal rival, que oferece só 215 litros. Para um carro de apenas 3,73 metros de comprimento, isso é um feito e tanto.

O entre-eixos curto de 2,42 metros limita o espaço para pernas, e a altura do teto é razoável, mas nada que traga sensação de amplitude. É um carro compacto por definição — ideal para cidades e trechos curtos.

Um carro voltado para frotistas e empresas

Apesar de ser oferecido ao público em geral, o Kwid Zen 2026 é claramente um modelo feito para frotistas. Empresas, motoristas de aplicativo e até locadoras que buscam um veículo barato e fácil de manter ainda se interessam por ele. Mesmo assim, muitas locadoras preferem versões mais equipadas, por questões de revenda e conforto dos clientes.

Nas concessionárias, como a Leauto no Rio de Janeiro, o modelo Zen aparece pouco. Segundo o gerente de vendas da loja, as poucas unidades disponíveis são vendidas rapidamente, geralmente já encomendadas antes mesmo de chegar ao showroom.

Ficha técnica – Renault Kwid Zen 2026

CategoriaInformação
Motorização1.0 SCe, 3 cilindros, 12 válvulas, flex
Potência71 cv (etanol) / 68 cv (gasolina)
Torque10 kgfm (etanol) / 9,4 kgfm (gasolina)
TransmissãoManual de 5 marchas
TraçãoDianteira
Consumo – Cidade14,6 km/l (gasolina) / 10,4 km/l (etanol)
Consumo – Estrada15,5 km/l (gasolina) / 10,8 km/l (etanol)
DireçãoElétrica
Ar-condicionadoManual
Sistema de somPreparação para som com 4 alto-falantes
MultimídiaNão possui (espaço com tampa plástica)
Vidros dianteirosElétricos (comando no painel central)
Vidros traseirosManuais
RetrovisoresManuais, na cor preta
Entrada USB1 porta USB-C
RodasAço 14” com calotas em cinza escuro
Luzes diurnasLED
Faróis principaisHalógenos
Preço base (jun/2025)R$ 79.790

Este conteúdo foi produzido com base em informações divulgadas pela Autoesporte

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Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, baseado no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Busco traduzir assuntos complexos em conteúdos acessíveis, com rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico.

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