IF oferece 1.760 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A seleção conta com 11 opções de cursos gratuitos, cada um com duração de três anos
Para quem deseja conciliar o ensino médio com uma formação técnica voltada para o mercado de trabalho em 2025, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu inscrições para seus cursos técnicos integrados gratuitos. Ao todo, são disponibilizadas 1.760 vagas em dez municípios que abrigam campi do IFMS: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As aulas terão início no primeiro semestre de 2025.
O edital contempla 11 cursos técnicos integrados, todos com duração de três anos. As opções incluem: Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
Quem pode se candidatar aos cursos técnicos gratuitos?
Para se inscrever, o candidato precisa ter completado o 9º ano do ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2025. Também é necessário que o candidato tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome.
-
Instituto Federal libera milhares de vagas em cursos gratuitos em áreas como mecatrônica, cervejaria, TI e administração; inscrições no IFSP vão até 20/10
-
MEC convoca professores para 150 vagas em especializações EAD gratuitas em francês e química no Colégio Pedro II
-
MEC e CAPES ampliam prazo para o maior mestrado gratuito do país: 1.797 vagas em 100 universidades e seleção nacional via ENA 2026
-
Faça um curso técnico gratuito no Senai recebendo uma bolsa de mais de R$ 1.300 com apoio da ArcelorMittal; formação é na área de automação industrial e as vagas são para PCDs e reabilitados do INSS no ES
Metade das vagas ofertadas é destinada a alunos que cursaram todo o ensino fundamental em escolas públicas. Essas vagas são divididas entre candidatos com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e aqueles com qualquer faixa de renda. Dentro desses grupos, há também vagas reservadas para pessoas negras, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Todos os candidatos serão classificados com base nas notas obtidas no exame, que determinarão a ordem final de seleção.
Prova
O exame será realizado no dia 20 de outubro em todas as cidades onde o IFMS possui campus, com duração de quatro horas. A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais.
O conteúdo programático pode ser consultado no anexo X do edital de abertura do processo seletivo.
No dia da prova, os candidatos deverão apresentar um documento oficial com foto, além de caneta esferográfica azul ou preta com tubo transparente, lápis e borracha. Pequenos lanches e garrafas de água transparentes e sem rótulo também serão permitidos.
Inscrição
Para realizar a inscrição nos cursos técnicos integrados gratuitos do IFMS, os candidatos devem acessar o site oficial da instituição, preencher o formulário de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de R$ 20 até o dia 27 de setembro, utilizando as opções disponíveis via PagTesouro, como Pix, cartão de crédito ou boleto. É importante que os candidatos estejam atentos aos requisitos, como a conclusão do 9º ano do ensino fundamental e a necessidade de possuir CPF próprio. Após a inscrição, será necessário acompanhar as próximas etapas do processo seletivo e a data da prova.