Curso de especialização do IFPR 100% grátis com vagas abertas em 17 polos EAD. Saiba como se inscrever e participar do processo seletivo.
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) está com inscrições abertas para um curso de especialização com 425 vagas gratuitas. O curso, intitulado Docência na Educação Profissional e Tecnológica, é voltado para quem deseja se especializar na área educacional. As aulas são oferecidas na modalidade a distância (EAD), permitindo flexibilidade para os estudantes. Com início previsto para o segundo semestre de 2024 e duração de 18 meses, essa é uma oportunidade única para profissionais que buscam se qualificar sem precisar abandonar o trabalho.
Além das vagas, o IFPR oferece uma formação completa, com encontros presenciais obrigatórios, realizados nos polos EAD UAB espalhados pelo Paraná. Para quem deseja aproveitar essa oportunidade, os critérios de seleção e requisitos são simples, mas importantes.
Quem pode participar do curso gratuito de especialização?
Para se inscrever, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado e estar em dia com as obrigações eleitorais. O candidato precisa possuir um diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, devidamente reconhecido pelo MEC. Além disso, é recomendável ter acesso a um computador e internet, já que o curso é a distância e requer participação em atividades online.
- 180 mil vagas em 2025 são oferecidas pelo Senac para qualificação em cursos gratuitos livres, técnicos e de idiomas
- Cursos gratuitos de qualificação profissional em áreas de tecnologia e administração, para conquistar sua vaga no mercado
- Senac oferece cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas de alta demanda como saúde, beleza e hotelaria, para ampliar suas oportunidades
- Senac abre inscrições para cursos técnicos com vagas gratuitas presenciais e online (EAD) em áreas como administração, saúde e tecnologia
Outra recomendação importante é que o candidato tenha disponibilidade para comparecer aos encontros presenciais obrigatórios, realizados no polo em que estiver matriculado. Esses encontros podem incluir seminários, avaliações e tutorias, e são uma parte fundamental do processo pedagógico.
Processo seletivo do Instituto Federal
O processo seletivo para o curso de especialização será realizado em três etapas principais. A primeira é a prova objetiva, composta por 50 questões de múltipla escolha. Em seguida, haverá a análise do perfil socioeconômico dos candidatos, o que garante que as vagas sejam distribuídas de forma justa e inclusiva. Por fim, será feita uma visita domiciliar, apenas para comprovar as informações fornecidas pelos candidatos durante o processo.
Vale lembrar que o processo seletivo conta com ações afirmativas para negros, indígenas, pessoas com deficiência, e outras populações em situação de vulnerabilidade, garantindo que a inclusão seja uma prioridade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online até o dia 30 de setembro de 2024.
Os polos e quantas vagas disponíveis são:
O curso de especialização será ofertado em 17 polos EAD. Confira a distribuição detalhada das vagas:
- Apucarana: 25 vagas | Cândido de Abreu: 25 vagas
- Cerro Azul: 25 vagas | Cruzeiro do Oeste: 25 vagas
- Faxinal: 25 vagas | Ivaiporã: 25 vagas
- Palmeira: 25 vagas | Paranaguá: 24 vagas
- Pontal do Paraná: 25 vagas | Reserva: 25 vagas
- Rio Branco do Sul: 25 vagas | São João do Ivaí: 25 vagas
- São João do Triunfo: 25 vagas | Siqueira Campos: 25 vagas
- Tibagi: 25 vagas | Três Barras do Paraná: 25 vagas
- Turvo: 25 vagas
Data de matrícula e como se inscrever
Após a divulgação dos resultados do processo seletivo, os candidatos para o curso de especialização no IFPR aprovados devem ficar atentos às datas de matrícula. As matrículas para os selecionados na primeira chamada serão realizadas entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024. Os documentos exigidos deverão ser enviados online, conforme as instruções fornecidas no edital.
Para se inscrever, acesse o site oficial do IFPR em ifpr.edu.br/ead/processo-seletivo e preencha o formulário de inscrição. Não perca a chance de garantir sua vaga em um curso reconhecido nacionalmente e de alta qualidade. As inscrições vão até 30 de setembro de 2024.