O Reino Unido está oferecendo novas bolsas de estudo para candidatos de diversos países em várias áreas de conhecimento. Esta é uma oportunidade única para aqueles que sonham em estudar fora do Brasil, permitindo que estudantes adquiram uma educação de alta qualidade em instituições renomadas.
O Reino Unido abriu inscrições para o prestigioso programa Chevening Scholarships, que oferece bolsas de estudo para alunos estrangeiros, incluindo brasileiros, em cursos de mestrado nas universidades da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Esta é uma oportunidade imperdível para quem deseja estudar fora do Brasil, obter uma educação de alto nível e enriquecer significativamente seu currículo.
As bolsas Chevening cobrem todos os custos, incluindo mensalidades, passagens aéreas e despesas com estadia, proporcionando uma experiência acadêmica e cultural completa. Não perca a chance de impulsionar sua carreira e viver uma experiência internacional transformadora. Confira todos os detalhes e requisitos para se candidatar a esta incrível oportunidade.
Quem pode concorrer às bolsas de estudo no Reino Unido?
Podem participar das bolsas de estudo para estudar fora do Brasil candidatos de qualquer área de atuação, e todos são foco do programa.
- Instituto Federal abre 6 MIL vagas em cursos gratuitos para capacitação na área de TI. Saiba como realizar a sua inscrição sem pagar nada e ganhar R$ 3 MIL REAIS!
- Ambev, a maior fabricante de cerveja do planeta, oferece 20 mil vagas em cursos gratuitos e online (EAD) com certificado garantido para todo o Brasil
- Microsoft, o gigante da tecnologia, liberou 5 mil vagas em cursos gratuitos online (EAD) com certificação garantida para todo o Brasil
- MEC liberou inscrições abertas para curso gratuito de mestrado em educação inclusiva – PROFEI, com vagas em universidades de todo o Brasil
De acordo com o site do programa, não há nenhum perfil específico de bolsistas Chevening, contudo os aprovados tendem ter ambição, perfil de liderança e bom desempenho acadêmico. Outras características esperadas de um bolsista são:
- Possuir uma ideia bastante clara de como o curso que irá fazer poderá beneficiar seu país de origem;
- Demonstrar que possui as qualidades pessoais necessárias para se beneficiar da bolsa de estudos e utilizá-la em sua carreira;
- Desejar se conectar a outros bolsistas Chevening enquanto estiver estudando no Reino Unido e também depois que retornar ao seu país de origem;
- Estar disposto a retornar ao seu país de origem por pelo menos dois anos após concluir os estudos para utilizar os conhecimentos adquiridos no Reino Unido;
- Ter experiência profissional de, pelo menos, dois anos (aqui também se aplicam trabalho voluntário, estágio remunerado ou não-remunerado);
- Possuir um histórico profissional de excelência e conquistas, e ter potencial para se tornar um grande líder em sua área.
Como se inscrever nas bolsas de estudo e estudar no Reino Unido?
As inscrições para estudar fora do Brasil vão até 5 de novembro e podem ser feitas diretamente no site do programa. As aulas para os selecionados terão início entre setembro e outubro de 2025. Além da inscrição nas bolsas de estudo no Reino Unido, também é necessário que o aluno também se inscreva no curso em que deseja ser admitido.
A inscrição do Chevening é apenas para a bolsa, não para o curso. Já ter um mestrado não impede que se inscreva para fazer um segundo mestrado com uma bolsa Chevening. As bolsas de estudo no Reino Unido do programa Chevening Scholarships cobrem os custos das passagens aéreas de ida e volta para o Reino Unido, anuidade do curso escolhido, taxas administrativas da universidade, uma quantia mensal em dinheiro para despesas pessoais, valor da emissão do visto e auxílio financeiro para instalação no país.
O programa Chevening para estudar fora do Brasil busca por estudantes que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos de sua área de atuação por meio de pesquisas e também fazer um intercâmbio cultural com o país escolhido para estudar. Vale mencionar que não há restrição quanto à idade, mas é imprescindível que o candidato tenha um perfil de liderança.
Entenda como funciona o processo seletivo para as bolsas de estudo no Reino Unido
O processo seletivo para o Chevening é dividido em duas fases. Na primeira, os candidatos devem se inscrever pelo site oficial do programa, preenchendo um formulário online com os cursos de interesse e enviando a documentação exigida, como diplomas, histórico acadêmico e cartas de recomendação.
As cartas de aceitação das universidades podem ser enviadas após o término do período de inscrição.
Na segunda fase, os candidatos pré-selecionados serão convidados para uma entrevista em inglês realizada na embaixada britânica, em consulados britânicos ou em outras localidades distribuídas por todas as regiões brasileiras. Em 2023, cerca de 50 brasileiros foram contemplados com bolsas para estudar fora do Brasil.