A redução nos preços de carros elétricos nos EUA atrai compradores com ofertas irresistíveis, mas deixa revendedores em alerta, enfrentando desafios para manter a rentabilidade em meio à nova realidade do mercado.
Queda nos preços dos carros elétricos: Os preços de carros elétricos nos EUA despencaram, criando um cenário quase surreal para quem busca veículos a preços acessíveis. O mercado de carros elétricos usados nos EUA, antes marcado por valores elevados, agora se tornou um verdadeiro paraíso de ofertas. Esse declínio nos preços impactou tanto compradores quanto revendedores, levando concessionárias a enfrentar uma situação complicada. Carros elétricos, que já foram considerados inacessíveis para muitos, tornaram-se uma das melhores opções para quem procura carros elétricos baratos e com preços muito abaixo dos praticados nos últimos anos.
Queda nos preços dos carros elétricos nos EUA e o impacto no mercado de usados
Dois anos atrás, o mercado de carros elétricos estava aquecido, e modelos usados frequentemente eram vendidos por valores iguais ou até superiores aos novos, em razão de uma crise na cadeia de suprimentos que resultou em escassez de veículos.
No entanto, essa situação mudou drasticamente. Os pátios das concessionárias estão cheios de carros elétricos baratos e encalhados, com montadoras – especialmente a Tesla – liderando cortes agressivos nos preços de novos modelos para incentivar as vendas.
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Essa queda nos preços de carros elétricos impacta diretamente o valor dos carros elétricos usados, transformando-os em opções baratas para os consumidores, mas reduzindo os lucros dos revendedores.
O modelo Tesla Model 3, por exemplo, teve uma redução de 25% em seu preço de tabela, tornando-o uma opção mais acessível para novos compradores. No entanto, isso afetou drasticamente o mercado de carros elétricos usados. Como resultado, os preços desses veículos caíram significativamente, criando uma oportunidade de compra, mas também levantando preocupações sobre a valorização futura dos carros elétricos.
Descontos nos novos modelos aumentam a demanda, mas pressionam o mercado de usados
Os descontos e promoções nas vendas de novos carros elétricos foram um esforço das montadoras para manter as vendas e estimular o crescimento do setor. Esse movimento elevou as entregas globais da Tesla no terceiro trimestre, revertendo as quedas registradas no início do ano.
No entanto, a enxurrada de descontos no mercado de novos acabou empurrando os preços dos carros elétricos usados ainda mais para baixo, criando desafios para a indústria automotiva, que apostava em uma valorização constante da tecnologia de baterias.
Em setembro, o preço médio de venda de um carro elétrico com três anos de uso era de aproximadamente US$ 28.400, valor inferior ao de veículos a gasolina da mesma idade, segundo dados do site Edmunds. Essa queda acentuada nos preços de carros elétricos usados contrasta com a estabilidade observada no mercado de carros usados a combustão, mostrando como a dinâmica dos elétricos é sensível às variações de preço e à demanda.
O efeito negativo sobre os proprietários de carros elétricos e o endividamento
A queda nos preços dos carros elétricos usados pode ampliar o apelo desses veículos para compradores que buscam economia. Porém, ela também gerou problemas para os atuais proprietários que, anos atrás, pagaram caro por seus carros elétricos.
Muitos desses proprietários estão enfrentando dificuldades financeiras, com empréstimos que superam o valor de mercado dos veículos. Esse cenário de inadimplência é agravado por modelos da Tesla, como o Model 3 e Model Y, cujos preços caíram drasticamente no último ano.
O caso de Christian Lange ilustra bem esse cenário. Em 2018, ele comprou um Tesla Model 3 novo, mas viu seu valor despencar nos últimos anos. No início de 2023, o carro estava avaliado em cerca de US$ 35.000, o equivalente ao que ele ainda devia no empréstimo.
Contudo, após sucessivas reduções de preço promovidas pela Tesla, o valor de seu carro caiu a ponto de ser US$ 10.000 menor do que o montante que ele devia. Frustrado, Lange trocou seu Model 3 por um Kia EV9, ilustrando a insatisfação crescente entre os primeiros compradores de carros elétricos, que agora enfrentam dificuldades financeiras com a desvalorização de seus veículos.
Incentivos fiscais e o papel do leasing na popularização dos carros elétricos
À medida que o interesse dos consumidores por carros elétricos diminuiu, as montadoras se tornaram mais agressivas nas promoções de novos modelos, oferecendo leasing e condições de financiamento vantajosas.
Esses incentivos incluíram a aplicação de um crédito fiscal de US$ 7.500 diretamente nos contratos de arrendamento, resultando em uma queda significativa nos pagamentos mensais para novos carros elétricos. Com isso, o leasing passou a ser a forma preferida de aquisição de carros elétricos novos, com cerca de 80% das vendas ocorrendo por esse modelo.
Essa mudança no modelo de compra impactou diretamente o mercado de carros elétricos usados. Hoje, o pagamento mensal em um leasing para um elétrico novo é comparável ao custo de um empréstimo para um elétrico usado, tornando os modelos novos mais atraentes para os consumidores. Esse fator contribui para a queda nos preços de carros elétricos usados e coloca os revendedores em uma posição difícil, ao verem os veículos usados perderem valor rapidamente.
Estratégias das montadoras para reduzir a produção e preservar o valor de revenda dos carros elétricos
Com a queda acentuada nos preços de carros elétricos usados, muitas montadoras têm reavaliado suas estratégias de produção. O excesso de oferta em relação à demanda levou algumas empresas a repensarem suas metas de produção e a adiarem planos de expansão para evitar uma superoferta no mercado.
A General Motors, por exemplo, destacou que não deseja produzir carros elétricos apenas para cumprir metas, sem considerar a demanda real do mercado. Com isso, busca-se preservar o valor de revenda dos elétricos e evitar prejuízos a longo prazo para a marca e os consumidores.
Além disso, o mercado de carros elétricos usados também foi afetado pela introdução de um novo crédito fiscal federal de US$ 4.000 para compras de carros elétricos usados nos EUA.
Esse crédito é aplicável apenas a veículos vendidos por menos de US$ 25.000, o que levou alguns revendedores a ajustarem seus preços para aproveitar o benefício fiscal e atrair compradores, aumentando ainda mais a oferta de carros elétricos baratos no mercado de usados.