1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Quanto vai custar no Brasil a primeira gasolina sem petróleo do planeta? Combustível testado pela Porsche é feito de vento e água, não exige adaptação mecânica dos veículos e pode revolucionar a indústria no mundo
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 23 comentários

Quanto vai custar no Brasil a primeira gasolina sem petróleo do planeta? Combustível testado pela Porsche é feito de vento e água, não exige adaptação mecânica dos veículos e pode revolucionar a indústria no mundo

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 12/07/2024 às 16:19
Porsche lança gasolina feita de vento e água. O e-Fuel chega ao Brasil com preço alto, mas promete revolucionar a indústria. Descubra mais! (Imagem: reprodução)
Porsche lança gasolina feita de vento e água. O e-Fuel chega ao Brasil com preço alto, mas promete revolucionar a indústria. Descubra mais! (Imagem: reprodução)

A Porsche lançou a primeira fábrica de gasolina sem petróleo, feita de vento e água. O e-Fuel, com preço inicial elevado, promete revolucionar a indústria automobilística. Testado no Brasil, mostrou-se viável e compatível com motores tradicionais.

A Porsche deu um passo audacioso rumo ao futuro ao abrir a primeira fábrica comercial de gasolina sintética, chamada e-Fuel, no Chile. Este combustível inovador é produzido sem petróleo, utilizando apenas vento e água, e promete revolucionar a indústria automobilística global. No entanto, a pergunta que não quer calar é: quanto vai custar o litro desse combustível sustentável no Brasil?

Demonstração no Brasil: Tecnologia e Desempenho

Assim como publicou o CPG, em maio, a Porsche promoveu um evento no Brasil para demonstrar a viabilidade técnica e o desempenho do e-Fuel. A empresa importou 600 litros do e-Fuel do Chile e convidou jornalistas a testarem modelos como o 911 e o Cayenne abastecidos com o novo combustível.

Os resultados foram impressionantes: na ocasião, inclusive, não houve relatos de problemas mecânicos, provando que o e-Fuel pode ser usado sem adaptações em motores convencionais.

Como é Feito o e-Fuel, a Gasolina sem Petróleo?

A produção da gasolina sintética é um processo inovador. Utilizando eletrolisadores, a água é dividida em oxigênio e hidrogênio com a ajuda de energia eólica.

O dióxido de carbono capturado da atmosfera é então filtrado e combinado com o hidrogênio para produzir metanol sintético, que é posteriormente convertido em e-Fuel.

Este método garante que o combustível seja sustentável e contribua para a redução das emissões de carbono.

Custo Atual e Futuro do e-Fuel

Atualmente, a produção de e-Fuel é cara, refletindo-se no preço do combustível. Se estivesse disponível no Brasil hoje, o litro do e-Fuel custaria entre R$ 23,26 e R$ 32,08, incluindo impostos.

No entanto, esse valor deve diminuir à medida que a produção aumenta. A Porsche planeja elevar a produção para 55 milhões de litros por ano até 2030, o que pode reduzir significativamente o custo.

Esse projeto da Porsche, denominado “Haru Oni”, localizado na Patagônia chilena, tem atualmente uma capacidade de produção de 130 mil litros por ano.

O nome, que significa “terra dos ventos” no dialeto local, reflete a utilização da energia eólica no processo de produção.

O e-Fuel é projetado para ser utilizado em qualquer motor de combustão interna, seja em carros clássicos ou de alto desempenho. Quando queimado, ele libera apenas o CO₂ capturado durante sua produção, criando um ciclo fechado e neutro em carbono.

Tabela de Custos da Gasolina sem Petróleo no Brasil:

Fase de ProduçãoCapacidade AnualPreço por Litro (R$)
Inicial130 mil litros23,26 a 32,08
Expansão (2030)55 milhões de litrosA definir (espera-se redução)

Futuro da Indústria de Combustíveis

A Porsche não está sozinha na busca por alternativas sustentáveis ao petróleo. Outras montadoras e empresas de energia também estão investindo em combustíveis sintéticos e tecnologias verdes, sinalizando uma mudança significativa na indústria automobilística e energética global.

Nesse sentido, constata-se que a introdução do e-Fuel pela Porsche pode marcar o início de uma nova era para os combustíveis. A possibilidade de utilizar um combustível sustentável e neutro em carbono em motores tradicionais sem a necessidade de adaptações é uma grande vantagem.

Embora o preço atual ainda seja elevado, a expectativa é que, com o aumento da produção, os custos diminuam, tornando o e-Fuel uma alternativa viável e atraente ao combustível fóssil.

E você, estaria disposto a pagar mais por um combustível que ajuda a salvar o planeta? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
23 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x