Motor fundido aos 64 mil km revela falha em troca anterior da correia; dono de Onix 1.0 encara orรงamento de R$ 18 mil apรณs defeito no defletor provocar vazamento de รณleo.
Um caso compartilhado no canal “Carros com Thiago“, no YouTube, mostra o drama de um dono de Chevrolet Onix 1.0 aspirado que teve uma surpresa desagradรกvel aos 64 mil quilรดmetros.
O motor comeรงou a bater. A dรบvida imediata: seria possรญvel retificar ou seria necessรกrio um motor novo?
O carro foi levado a uma oficina mecรขnica especializada, onde o profissional responsรกvel decidiu abrir o motor.
-
Quer uma moto nova e barata? Essas 6 motos 0 km sรฃo confiรกveis, econรดmicas, oferecem bom desempenho e tecnologia; modelos como Honda CG 160 e Biz, Yamaha Fluo ABS e Factor DX, Bajaj Pulsar N150 e Dominar NS 160
-
Automotivo histรณrico: Skoda Superb a diesel roda quase 3.000 km e entra para o Guinness
-
2 carros ‘inquebrรกveis’ da Toyota e Honda que o brasileiro ama e continuam valorizados mesmo anos apรณs o uso
-
Moto da Honda faz 45 km/l, tem sistema que desliga sozinha no trรขnsito e custa menos que muita bicicleta elรฉtrica no Brasil; conheรงa a Honda Elite 125
O objetivo era avaliar se os danos permitiam um reparo mais barato ou se a substituiรงรฃo total seria inevitรกvel. Infelizmente, a realidade foi mais severa.
Por que o motor fundiu?
O grande vilรฃo da histรณria foi o defletor de รณleo.
Essa peรงa tem um papel importante no sistema de lubrificaรงรฃo e estรก diretamente ligada ร troca da correia dentada banhada a รณleo, comum nesse tipo de motor.
Sempre que essa correia รฉ trocada, รฉ necessรกrio substituir tambรฉm o defletor.
Caso contrรกrio, ele pode amassar ou se deformar, provocando vazamentos.
Foi exatamente o que aconteceu com esse Onix: o defletor estava amassado e o รณleo do motor acabou vazando completamente pelo retentor.
Com o motor funcionando sem a devida lubrificaรงรฃo, as peรงas internas sofreram desgaste intenso, gerando a temida batida de motor.
O mecรขnico ainda tentou avaliar a possibilidade de retรญfica, mas ao analisar o estado interno, constatou que o nรญvel de avaria era alto demais. O motor jรก apresentava muitos problemas e nรฃo havia manutenรงรฃo adequada registrada.
E quanto custa trocar um motor de Onix?
Diante da situaรงรฃo crรญtica, o caminho mais seguro foi optar por um motor novo. A oficina entรฃo passou o orรงamento completo: R$ 18 mil. Esse valor inclui a compra do motor novo e toda a mรฃo de obra necessรกria para substituiรงรฃo, ajustes e testes.
ร um custo alto, especialmente considerando o valor de mercado do veรญculo. Mas, quando o motor estรก muito danificado, a substituiรงรฃo completa acaba sendo a รบnica alternativa confiรกvel a longo prazo.
O que aprender com o caso?
Esse caso serve de alerta para todos os motoristas. A troca da correia dentada banhada a รณleo, comum nos motores trรชs cilindros modernos como o do Onix, exige atenรงรฃo redobrada.
A substituiรงรฃo do defletor nรฃo รฉ opcional: se for negligenciada, pode provocar um prejuรญzo de milhares de reais.
Alรฉm disso, รฉ essencial fazer as manutenรงรตes em oficinas de confianรงa e seguir todas as recomendaรงรตes do fabricante. Uma pequena falha no serviรงo pode custar o motor inteiro.