Saiba quanto custa manter uma Fiat Toro 2017 com motor 1.8, incluindo pneus, revisões, IPVA, seguro e peças com manutenção mais frequente.
A Fiat Toro 2017 com motor 1.8 é uma picape que agrada quem busca um veículo versátil, com visual moderno e espaço para a família.
Ela também tem boa presença no mercado de usados. Mas, antes de se empolgar, é importante entender quanto custa manter esse carro no dia a dia.
A seguir, veja os principais gastos que um dono da Toro 1.8 pode ter com manutenção, pneus, revisões, peças problemáticas, IPVA e seguro.
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Troca de pneus pode pesar no bolso
A Toro 2017 vem equipada com rodas aro 16 em sua versão de entrada, a Freedom 1.8. Os pneus utilizados são de uso misto e não são os mais baratos do mercado.
Se for necessário trocar os quatro pneus, o custo gira em torno de R$ 2.500.
Esse valor pode variar conforme a marca escolhida, mas mesmo opções mais acessíveis ainda saem por mais de R$ 2.000.
Vale lembrar que a durabilidade dos pneus depende muito do tipo de uso. Para quem roda bastante em estrada de terra ou carrega peso com frequência, o desgaste pode ser mais rápido.
Revisões básicas têm custo razoável
A boa notícia é que as revisões básicas não assustam tanto. Uma troca de óleo e filtros, feita com peças equivalentes e boas marcas paralelas, pode custar cerca de R$ 380.
Essa revisão inclui o óleo de motor, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível. Se for feita em concessionária, o valor sobe bastante. Mas, em oficinas independentes, é possível manter a picape com custos mais baixos.
Atenção ao trocador de calor do motor
Um dos pontos mais citados por donos da Toro 1.8 é o trocador de calor, uma peça responsável por manter a temperatura do óleo do motor em níveis ideais.
Esse componente costuma apresentar vazamentos com o tempo e pode gerar sérios problemas se não for trocado.
O preço da peça nova fica em torno de R$ 700. Porém, o serviço exige certa mão de obra, que pode custar entre R$ 200 e R$ 400, dependendo da oficina.
O problema é considerado crônico e afeta vários modelos da Fiat com o mesmo motor. Quem está pensando em comprar uma Toro usada deve verificar se o trocador de calor já foi substituído.
Freios, câmbio e velas
Outros itens de manutenção que merecem atenção são os freios, o óleo do câmbio e as velas do motor.
As pastilhas de freio dianteiras custam cerca de R$ 150 o par. A troca é simples e pode ser feita em oficinas comuns.
Já o câmbio automático da Toro 1.8 usa aproximadamente 7 litros de óleo. A troca desse fluido tem custo médio de R$ 450, considerando mão de obra e o óleo adequado.
As velas de ignição usadas nesse modelo são do tipo iridium, que têm maior durabilidade que as velas comuns. Um jogo novo custa cerca de R$ 320 e a troca costuma ser feita a cada 60 mil km.
Esses itens fazem parte da manutenção preventiva e ajudam a manter o bom funcionamento do carro. Ignorar esses cuidados pode gerar falhas no motor ou consumo elevado.
IPVA e seguro: gastos fixos anuais
Além das manutenções mecânicas, o proprietário também precisa arcar com os custos fixos de IPVA e seguro.
No estado de São Paulo, o IPVA da Fiat Toro 2017 fica em torno de R$ 3.328. Esse valor pode ser parcelado em até cinco vezes, mas pesa no orçamento no início do ano.
O seguro anual também não é dos mais baratos. A média nacional gira em torno de R$ 3.000, mas o preço pode variar bastante de acordo com o perfil do motorista, idade, local de residência e uso do veículo.
Motoristas mais jovens ou que moram em regiões com alto índice de roubo costumam pagar mais. Já pessoas com bom histórico e residência em cidades menores podem conseguir valores menores.
Vale a pena comprar uma Toro 2017?
Considerando todos esses gastos, a Fiat Toro 1.8 2017 não é exatamente barata de manter. Ela custa menos que muitas picapes maiores, mas tem despesas superiores às de um sedã médio ou hatch compacto.
Por outro lado, o modelo oferece espaço, altura livre do solo, visual imponente e bom nível de conforto. Para quem valoriza esses pontos, pode ser um custo justificável.
O segredo está em pesquisar bem antes de comprar, verificar o histórico de manutenção, conferir se o trocador de calor já foi substituído e negociar um bom seguro.
Em resumo, a Toro 2017 pode ser uma boa escolha para quem sabe onde está pisando. Não é uma picape com manutenção barata, mas também não é um bicho de sete cabeças para quem se planeja.