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Quanto custa manter uma Fiat Toro 2017? Veja os principais gastos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 06/07/2025 às 23:12
Atualizado em 07/07/2025 às 20:13
Fiat Toro 2017
Foto: Reprodução
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Saiba quanto custa manter uma Fiat Toro 2017 com motor 1.8, incluindo pneus, revisões, IPVA, seguro e peças com manutenção mais frequente.

A Fiat Toro 2017 com motor 1.8 é uma picape que agrada quem busca um veículo versátil, com visual moderno e espaço para a família.

Ela também tem boa presença no mercado de usados. Mas, antes de se empolgar, é importante entender quanto custa manter esse carro no dia a dia.

A seguir, veja os principais gastos que um dono da Toro 1.8 pode ter com manutenção, pneus, revisões, peças problemáticas, IPVA e seguro.

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Troca de pneus pode pesar no bolso

A Toro 2017 vem equipada com rodas aro 16 em sua versão de entrada, a Freedom 1.8. Os pneus utilizados são de uso misto e não são os mais baratos do mercado.

Se for necessário trocar os quatro pneus, o custo gira em torno de R$ 2.500.

Esse valor pode variar conforme a marca escolhida, mas mesmo opções mais acessíveis ainda saem por mais de R$ 2.000.

Vale lembrar que a durabilidade dos pneus depende muito do tipo de uso. Para quem roda bastante em estrada de terra ou carrega peso com frequência, o desgaste pode ser mais rápido.

Revisões básicas têm custo razoável

A boa notícia é que as revisões básicas não assustam tanto. Uma troca de óleo e filtros, feita com peças equivalentes e boas marcas paralelas, pode custar cerca de R$ 380.

Essa revisão inclui o óleo de motor, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível. Se for feita em concessionária, o valor sobe bastante. Mas, em oficinas independentes, é possível manter a picape com custos mais baixos.

Atenção ao trocador de calor do motor

Um dos pontos mais citados por donos da Toro 1.8 é o trocador de calor, uma peça responsável por manter a temperatura do óleo do motor em níveis ideais.

Esse componente costuma apresentar vazamentos com o tempo e pode gerar sérios problemas se não for trocado.

O preço da peça nova fica em torno de R$ 700. Porém, o serviço exige certa mão de obra, que pode custar entre R$ 200 e R$ 400, dependendo da oficina.

O problema é considerado crônico e afeta vários modelos da Fiat com o mesmo motor. Quem está pensando em comprar uma Toro usada deve verificar se o trocador de calor já foi substituído.

Freios, câmbio e velas

Outros itens de manutenção que merecem atenção são os freios, o óleo do câmbio e as velas do motor.

As pastilhas de freio dianteiras custam cerca de R$ 150 o par. A troca é simples e pode ser feita em oficinas comuns.

Já o câmbio automático da Toro 1.8 usa aproximadamente 7 litros de óleo. A troca desse fluido tem custo médio de R$ 450, considerando mão de obra e o óleo adequado.

As velas de ignição usadas nesse modelo são do tipo iridium, que têm maior durabilidade que as velas comuns. Um jogo novo custa cerca de R$ 320 e a troca costuma ser feita a cada 60 mil km.

Esses itens fazem parte da manutenção preventiva e ajudam a manter o bom funcionamento do carro. Ignorar esses cuidados pode gerar falhas no motor ou consumo elevado.

IPVA e seguro: gastos fixos anuais

Além das manutenções mecânicas, o proprietário também precisa arcar com os custos fixos de IPVA e seguro.

No estado de São Paulo, o IPVA da Fiat Toro 2017 fica em torno de R$ 3.328. Esse valor pode ser parcelado em até cinco vezes, mas pesa no orçamento no início do ano.

O seguro anual também não é dos mais baratos. A média nacional gira em torno de R$ 3.000, mas o preço pode variar bastante de acordo com o perfil do motorista, idade, local de residência e uso do veículo.

Motoristas mais jovens ou que moram em regiões com alto índice de roubo costumam pagar mais. Já pessoas com bom histórico e residência em cidades menores podem conseguir valores menores.

Vale a pena comprar uma Toro 2017?

Considerando todos esses gastos, a Fiat Toro 1.8 2017 não é exatamente barata de manter. Ela custa menos que muitas picapes maiores, mas tem despesas superiores às de um sedã médio ou hatch compacto.

Por outro lado, o modelo oferece espaço, altura livre do solo, visual imponente e bom nível de conforto. Para quem valoriza esses pontos, pode ser um custo justificável.

O segredo está em pesquisar bem antes de comprar, verificar o histórico de manutenção, conferir se o trocador de calor já foi substituído e negociar um bom seguro.

Em resumo, a Toro 2017 pode ser uma boa escolha para quem sabe onde está pisando. Não é uma picape com manutenção barata, mas também não é um bicho de sete cabeças para quem se planeja.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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